segunda-feira, outubro 7, 2024
Tecnologia

Prime Day da Amazon registra aumento de 100% no tráfego do site em comparação à edição do ano passado – E-Commerce Brasil

menu
fechar
Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.
De acordo com dados fornecidos pela própria Amazon, esta foi a maior edição do Prime Day, data de promoções exclusiva para clientes Prime realizada anualmente pela companhia. 
Tradicionalmente, o Prime Day ocorre nos dias 11 e 12 de julho, mas diversas promoções foram antecipadas pelo marketplace este ano para auxiliar nas buscas e jornada de compra dos consumidores. 
Os dados consolidados das vendas dos dias 11 e 12 mostram que, globalmente, mais de 375 milhões de itens foram comprados. Com as ofertas, mais de US$ 2,5 bilhões foram economizados por clientes do mundo inteiro. 
No Brasil, o dia 11 de julho foi a maior data de vendas da Amazon até hoje. A companhia informou ainda que o Prime Day cresceu 50% em comparação ao ano passado, registrando aumento de 100% no tráfego do site durante os dois dias de evento. 
O pico de visualizações foi de 3 milhões por minuto na Amazon brasileira. 
No dia 12, a Amazon apresentou exclusivamente como funciona a operação e preparo do Prime Day com um time de especialistas por trás da execução do evento. 
Durante a imersão, os executivos puderam apresentar em detalhes algumas das etapas que fazem parte da construção de um evento como Prime Day, envolvendo a parte tecnológica e a aplicação das diretrizes globais da empresa no contexto brasileiro. 
A equipe técnica mostrou que os picos de venda começam na virada do dia 10 para o dia 11, com consumidores que viram a noite ou se preparam para fechar seus carrinhos compra com a troca oficial dos preços. 
Um dos pontos fortes de acesso neste período foi o aplicativo (na dianteira com relação aos acessos e compras), seguidos pelo desktop e os acessos pelo navegador em dispositivos móveis. 
Ana Afonso, gerente sênior em desenvolvimento de software para a Amazon.com na América Latina, do time in tech Latam da Amazon, explicou que a empresa hoje conta com desenvolvedores em diversas partes do mundo, entre elas Brasil, México, Canadá e Estados Unidos focados em gerar suporte para as operações. Uma das premissas de ter times em diferentes países é conseguir resolver problemas locais com uma escala global, que vão desde ajustes finos no aplicativo até sistemas proprietários para organizar os armazéns de distribuição de produtos. 
A executiva frisa ainda que tudo o que é desenvolvido pela Amazon no Brasil para atender especificidades do mercado nacional vira padrão de qualidade da Amazon mundialmente: “Apesar de ser local — e todos os times têm essa visão — precisa estar disponível globalmente”.
Felipe Pedrini, também gerente sênior em desenvolvimento de software para a Amazon.com na América Latina, explicou que por uma ótica de operação, “o que chamamos de Prime Day são mais 6 mil pessoas com foco no aumento de acessos para que a experiência de todos os usuários seja a mais linear possível. Não sentamos ontem para que ele estivesse disponível hoje, estamos preparando o site há anos”. 
Além do aparato tecnológico, a Amazon contou com 4 mil colaboradores temporários a mais nos centros de distribuição. 
Por fim, William Giotto, líder de Data Science & ML da Amazon, comentou que “a Amazon é o sonho de qualquer cientista de dados, mesmo durante a época do Prime Day, que pode ser um pouco assustadora, mas é aí que mora a diversão de atuar nessa área”.
O executivo entende que hoje é difícil pensar em qualquer processo da companhia que não use o machine learning. Complementando a fala da Ana, o executivo entende que existe uma adaptação da tecnologia global recebida pelas filiais locais para se adaptar aos diversos tipos de consumidores. 
Atualmente, seria humanamente impossível manter o ritmo de atualização e checagem que os sistemas do marketplace realizam sem o aparato tecnológico fornecido pelos sistemas desenvolvidos pela companhia. De maneira constante, a Amazon revisa automaticamente tudo o que envolve a descrição e publicação de produtos na plataforma para uma varredura de qualidade do catálogo, já sugerindo aos lojistas melhorias e correções. 
Giotto afirma que ao lado da tecnologia há sim o acompanhamento humano de perto, mas para aprimorá-la. Uma das premissas da empresa neste processo se chama human on the loop, ou seja, a presença humana em alguma automatização para a conferência. 
Mais vendidos do Prime Day
A companhia compartilhou ainda os produtos mais vendidos por unidade e também os mais vendidos do site por categoria. Confira:
Top 10 por unidades vendidas:
#1 – Echo Pop
#2 – Echo Dot 5a geração
#3 – Omo
#4 – Cerveja Corona
#5 – Aperitivo Bitter Campari
#6 – Fire Stick TV
#7 – Amaciante Concentrado Comfort Frescor Intenso
#8 – All New Kindle Paperwhite 2022
#9 – Whey Zero Lactose Sabor Cacau Piracanjuba
#10 – Café Torrado e Moído Baggio
Lista de best sellers:
Devices – Novo Echo Dot 5ª geração
Hardlines – PlayStation®5 + God of War Ragnarök
Electronics – Apple iPhone 14 (128 GB) – Cinza-Escuro
Consumables – OMO Lava-Roupas Lavagem Perfeita 4 kg
Books – É assim que começa (Vol. 2 É assim que acaba)
Softlines (Marketplace) – Mala De Bordo Rígida 4 Rodinhas 360º
Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.
O comércio digital é a interface dos usuários com suas compras, portanto a simplicidade dos processos precisa estar em evidência
Helena Canhoni,

Com o lançamento do BolePix, a Vindi reforça o compromisso em descomplicar e modernizar os processos de pagamento
Redação E-Commerce Brasil,

Gestão de pagamentos – incluindo diferentes opções para compras, segurança e estratégias de venda – se torna uma necessidade
Helena Canhoni,

Em painel no Web Summit Rio 2024, aplicação de ferramentas de IA dentro do e-commerce é citada como meio necessário e inevitável
Lucas Kina,

Com mais de 82 milhões de clientes, BB ressalta no Web Summit 2024 a importância da diversidade na equipe de desenvolvimento
Giuliano Gonçalves,

A recuperação tímida demonstra que, até agora, 63% das categorias analisadas demonstraram diminuição de vendas
Amanda Lucio,

De acordo com um estudo realizado pelo Coherent Market Insights, o mercado global de dark kitchens deve alcançar a marca de US$ 157,2 bilhões até 2020.
Júlia Rondinelli,

De acordo com comunicado oficial divulgado nesta segunda-feira (25), os Correios vão reajustar as tarifas dos serviços postais em 4,39%. O percentual é o menor dos últimos anos.
Júlia Rondinelli,

O estudo FlashBack, realizado pela R/GA a pedido do Google Cloud, analisa a performance do e-commerce durante a Black Friday para descobrir o que melhorar ou explorar na edição do ano seguinte.
Júlia Rondinelli,

O Portal E-Commerce Brasil atua desde 2011 com produção diária e especializada de artigos técnicos e notícias sobre o comércio eletrônico no Brasil, cursos e workshops e catálogo de fornecedores. Além disso, disponibiliza as notícias mais quentes sobre marketplaces e lojas virtuais bem como realiza os principais eventos de negócios do setor de e-commerce do país.
Aqui no E-Commerce Brasil você encontra novidades sobre: negócios, startups, plataformas online, canais de distribuição, vendas e logística, redes sociais, meios de pagamento e muito mais
São mais de 2,5 mil textos publicados por ano sobre o panorama do comércio eletrônico no Brasil, com uma audiência entre 600 e 700 mil acessos mensais, sendo o maior portal de notícias da américa latina no segmento de e-commerce.
Ou seja, no portal E-Commerce Brasil você tem informações confiáveis e de última hora para uma performance muito mais ligada às necessidades dos seus clientes.
Agência de Performance, UX e SEO
Hospedagem
Uma empresa iMasters

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com