segunda-feira, outubro 7, 2024
DengueSaude

Brasil concentra quase 70% dos casos de dengue da AL e Caribe – Agência Brasil

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Países da América Latina e do Caribe registraram aproximadamente 4,6 milhões de casos de dengue este ano. O número, que se refere às 15 primeiras semanas do ano – inclui os primeiros dias de abril – representa um crescimento de 237% em comparação ao mesmo período do ano passado.
A informação é da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e foi repassada pelo especialista em arboviroses da organização, Carlos Melo. Ele participou nesta quinta-feira (11) de um seminário sobre arboviroses organizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos, como o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O grande aumento é causado pelos números da epidemia no Brasil. O país supera 3,1 milhões de casos prováveis em 2024, ou 67,4% dos registros na América Latina e Caribe.
Em números absolutos, o Brasil é primeiro no ranking. Os países que ficam imediatamente atrás do Brasil, Paraguai, Argentina e Peru, na ordem, não passam de 200 mil casos cada.
Um dos motivos que explicam essa proeminência do Brasil é o fato de ser o país de maior população. No entanto, quando se observa a incidência de dengue, ou seja, a proporção de casos em relação à população, o país figura na segunda posição, atrás do Paraguai.
Pelos números da Opas, o Paraguai tem índice de 2.540 casos por mil habitantes, enquanto o Brasil registra 1.816. No entanto, segundo o Ministério da Saúde brasileiro, a taxa de incidência é de 1.529 por grupo de mil pessoas.
A diferença se justifica pelo fato de a Opas depender de receber as informações para divulgá-las atualizadas. Isso faz com que casos prováveis eventualmente descartados sejam temporariamente incluídos na contagem. A organização explica que usa o total de casos prováveis porque, mesmo que sejam descartados, representam pacientes que impactaram serviços de atendimento de saúde.
Em relação às mortes por dengue confirmadas, o Brasil tem 1.292 registros em 2024. O país lidera o ranking de números absolutos da Opas. No entanto, em termos proporcionais, o país aparece na nona posição, atrás de Paraguai, Guatemala, Peru, Bolívia, Honduras, Equador, Argentina e Panamá.
Dos 25 países cobertos pela Opas, 12 encontram-se com surtos, ou seja, registros de casos prováveis acima do projetado.
Para a Opas, uma das causas apontadas para justificar a epidemia no Brasil e surtos em outros países é o fenômeno El Niño – aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, que pode ser o maior já registrado.
“Esse comportamento é claramente associado a uma atuação de mudança climática”, afirma Carlos Melo.
O especialista cita que até países europeus e os Estados Unidos, onde não havia grandes surtos da doença, registram incidências da dengue. “As magnitudes vão ser totalmente diferentes de um lugar para outro, mas a gente já vê o espalhamento dessa transmissão.”
Especialistas explicam que efeitos causados pelo El Niño, como ondas de calor, estiagem em algumas regiões e temporais em outras, favorecem a proliferação do Aedes aegypti.
Estudos apontam que o mosquito transmissor fica mais ativo durante o calor. Além disso, quanto mais quente, menor é o tempo de incubação do vírus no mosquito. Assim, o inseto passa a transmitir a dengue mais rapidamente.
Soma-se a isso o fato de a estiagem aumentar a necessidade de armazenamento de água, muitas vezes de forma inadequada, propiciando o surgimento de criadouros. Esses ambientes onde o mosquito se desenvolve passam a aparecer com mais facilidade em consequência de temporais.
 
Edição: Juliana Andrade
Ofensiva contra o Supremo e Alexandre de Moraes nos Estados Unidos começou após o ministro incluir o empresário Elon Musk, dono da rede social X, no inquérito das milícias digitais.
Donos dos cães que atacaram Roseana chegaram a ser detidos, receberam habeas corpus e aguardam julgamento em liberdade. Eles perderam temporariamente a tutela dos animais apreendidos.
Caso ocorreu por volta das 16h desta quarta-feira (17). Militar que atirou no homem que pulou a catraca para não pagar a passagem estava de folga.
Termo de cooperação firmado entre os estados que integram o bioma do Pantanal vale por cinco anos. MS e MT constituirão um grupo de trabalho para criar modelos de políticas públicas.
Show de Madonna, em Copacabana, movimentará a economia carioca em R$ 293,4 milhões, valor 30 vezes maior do que os R$ 10 milhões investidos em patrocínio, diz a prefeitura do Rio.
Por meio de canais de comunicação, as pessoas vão saber o que fazer e para onde ir, nas situações emergenciais, disse o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Em coletiva na noite de quarta (18), técnico do Vasco abordou lance controverso na derrota de domingo (14) contra o Grêmio. Ele considerou “complicado” que o VAR seja decidido por mulher.
Corpos serão temporariamente sepultados na capital paraense, Belém, até que as identidades sejam concluídas e as famílias das vítimas possam ser formalmente comunicadas.
Retorno antecipado é motivado pela agenda econômica de Fernando Haddad em Brasília e pelas negociações com o Congresso envolvendo projetos de interesse do governo.
Ministro do Trabalho defende a modernização dos parques produtivos com apoio de bancos públicos como o BNDES e o Banco do Brasil (BB) e debate com as confederações das empresas.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com