terça-feira, outubro 8, 2024
Tecnologia

Google Cloud traz mais nomes de peso – Baguete

Gigante contrata dois grandes executivos do mundo Microsoft no Brasil.
Marco Bravo, líder do Google Cloud no Brasil. Foto: Divulgação
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O Google Cloud apostou em dois nomes de peso com experiência no mundo Microsoft para liderar o Cloud Customer Experience, uma nova área focada em suporte aos clientes. 
Por uma dessas coincidências da vida, os dois se chamam Fernando. 
Fernando Lemos, ex-VP para a área de Customer Success da Microsoft, assume a nova estrutura em nível latino americano. 
Antes de entrar na Microsoft, em 2020, ele havia sido CIO na Natura, além de ter atuado por 10 anos na Oracle, onde chegou a VP na área de cloud.
O responsável pela estrutura no Brasil é Fernando Teixeira, um profissional com 18 anos de Accenture que desde 2016 estava envolvido na área de nuvem da gigante de consultoria empresarial, sendo os últimos dois anos como head para o grupo focado em Microsoft.
Os dois Fernandos são parte de uma sacudida do Google Cloud na estrutura do seu time comercial no Brasil, que passou a ser dividido em quatro frentes: grandes contas, verticais de indústria, nativos digitais e clientes regionais.
As novas áreas ficaram sob o comando de executivos que já estavam na equipe, tendo sido contratados nos últimos anos pelo Google Cloud junto dos grandes players de tecnologia para o segmento corporativo.
Milena Leal, uma ex-diretora de vendas da Oracle contratada em 2020, ficou com os grandes clientes. 
As verticais (Varejo & Bens de Consumo, Serviços Financeiros, Saúde, Telecomunicações & Midia, Recursos Naturais & Energia, e Manufatura & Serviços) ficaram com Maykon Fernandes, ex-VP de vendas da SAP, contratado em 2021.
Anderson Gaspar ficou com o que o Google Cloud chama de “nativas digitais”, o que provavelmente quer dizer fintechs, edtechs, logtechs e todas as demais empresas classificadas por nomes terminados em -techs, que em muitos casos usam nuvem do Google desde o começo das suas operações. 
Gaspar está no Google Cloud desde 2019 e trabalhou por 16 anos na Microsoft, onde havia sido diretor de vendas. 
A chamada “cobertura regional” ficou com Marcelo Comin, outro ex-diretor de vendas da Microsoft, contratado em 2019 (nesse ponto, talvez a Microsoft possa começar a ficar com algo de ciúme do Google Cloud).
Normalmente, “cobertura regional” significa empresas de porte médio situadas fora do eixo Rio – São Paulo. 
Todo mundo responde para Marco Bravo, um executivo contratado em 2020, que, adivinhe, foi diretor de vendas na Microsoft, além de ter passado por IBM, Rational Software e DSC.
É meio complicado tirar muitas conclusões sobre o que a reestruturação do time comercial quer dizer, porque essa é a primeira vez que o Google Cloud fala mais abertamente sobre essa estrutura.
A nota divulgada para a imprensa também não menciona como a área estava organizada antes (o que é praxe nesse tipo de comunicados).
Mas o leitor do Baguete saberá ser paciente: na próxima reestruturação, a reportagem poderá fazer mais comparações, baseadas nesta matéria de agora.
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Editor at Baguete Diário
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