sábado, outubro 5, 2024
DengueSaude

Casos de dengue caem pela metade no Rio de Janeiro – Agência Brasil

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O boletim Panorama da Dengue, divulgado nesta segunda-feira (15) pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, aponta para queda progressiva de casos da doença ao longo das últimas três semanas. Conforme o boletim, os casos prováveis de dengue caíram quase 50% no estado, passando de 14.782 na semana 12 (de 17/03 a 23/03) para 7.406 na semana 13 (de 24/03 a 30/03).
De acordo com o cenário epidemiológico, o estado do Rio saiu do nível 3 do plano de contingência da secretaria (quando o número de casos prováveis é dez vezes acima do limite endêmico) para o nível 2 (entre cinco e dez vezes). Quatro regiões do estado – Serrana, Metropolitana I, que engloba a Baixada Fluminense e a capital do estado, Baixadas Litorâneas e Norte Fluminense – ainda apresentam número de casos acima do esperado. 
Com base nos dados de hoje, a secretaria decidiu manter o decreto de epidemia e continuar analisando a situação por pelo menos mais duas semanas. Também prorrogou por mais 30 dias a atuação do Comitê de Emergência em Saúde específico da dengue, que reúne técnicos de vários setores da saúde estadual e também da Fundação Saúde.
“Apesar da melhora no cenário epidemiológico, os indicadores ainda nos mostram que é preciso manter toda a atenção nas medidas de controle dos focos do mosquito, assim como na observação dos sintomas e no manejo clínico desses pacientes. Ainda temos números acima do esperado para o momento, e a Região Norte, que foi a última a apresentar piora do cenário, segue com tendência de alta nos casos”, alertou a secretária de Saúde, Claudia Mello,.
O Panorama da Dengue mostra também que os atendimentos de casos suspeitos da doença apresentaram queda de 15% nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estaduais entre as semanas epidemiológicas 12 e 13, com 9.468 atendimentos e 8.044 respectivamente.
Até esta segunda-feira (15), foram registrados 205.187 casos prováveis de dengue e 109 óbitos confirmados em todo o estado do Rio de Janeiro. A taxa de incidência acumulada está em 1.278 casos/100 mil habitantes.
Edição: Carolina Pimentel
Contagem preliminar feita pelo Conselho Eleitoral mostrou que entre 60% e 73% dos eleitores apoiaram as medidas voltadas para a segurança.
Texto da Constituição Federal será o primeiro a ser traduzido nas línguas Guarani-Kaiowá, Tikuna e Kaingang, por serem as mais faladas no país, para garantir a integridade cultural.
“Número impressionante de trabalhadores já está sendo exposto a riscos relacionados à mudança climática no local de trabalho, e esses números só tendem a piorar”, diz relatório.
Regiões do país que concentraram mais conflitos foram o Norte e o Nordeste, com 810 e 665 ocorrências. Na sequência, vêm o Centro-Oeste (353), o Sudeste (207) e o Sul (168).
 Pouco depois do ataque do Hamas, em outubro de 2023, Aharon Haliva assumiu a “culpa” por não ter evitado o ataque. Foi o primeiro alto representante de Israel a pedir demissão..
Neste mês, o programa de transferência de renda do governo federal alcançará 20,89 milhões de famílias, com gasto de R$ 14,19 bilhões.
Populações tradicionais são fundamentais no combate ao desmatamento, grilagem e queimadas. São importantes para a defesa da biodiversidade, afirma o presidente da Abrampa, Alexandre Gaio.
Pela Série B do Brasileiro, Ponte Preta e Coritiba empataram de 1 a 1 no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, em partida transmitida ao vivo pela TV Brasil.
Os destaques foram Rebeca Andrade, a melhor nas barras paralelas, Julia Soares, que venceu no solo, e Flávia Saraiva (foto), com ouros no solo e na trave.
A classificação para os Jogos de Paris foi alcançada por Caio Bonfim e por Viviane Lyra neste domingo (21) no Mundial de marcha atlética disputado em Antalya (Turquia).
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com