segunda-feira, setembro 23, 2024
DengueSaude

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos; SP não terá mudança – UOL

Acesse seus artigos salvos em
Minha Folha, sua área personalizada
Acesse os artigos do assunto seguido na
Minha Folha, sua área personalizada

benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Gostaria de receber as principais notícias
do Brasil e do mundo?
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
O Ministério da Saúde emitiu nota técnica na noite de quarta-feira (17) ampliando a vacinação contra a dengue para todas as pessoas de 4 a 59 anos, conforme aprovado pela bula do imunizante.
A estratégia tem como objetivo reduzir a perda das doses com vencimento no próximo dia 30 de abril e é válida somente para esse contingente próximo ao vencimento. Cabe aos municípios com doses da vacina próximas à data de vencimento a estratégia de ampliação.
A pasta diz não saber quantos dos 686 municípios que receberam o imunizante contra dengue têm doses próximas do vencimento.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo disse que, até a quarta-feira (17), possuía apenas 720 doses próximas ao vencimento e que serão aplicadas antes do dia 30 de abril. “Neste momento, a capital permanecerá com os mesmos grupos elegíveis para a aplicação da vacina contra a dengue, que são crianças de 10 a 14 anos, que residem ou estudem na cidade”, disse.
O Ministério da Saúde orienta a ampliação de 6 a 16 anos. Caso os municípios permaneçam com baixa adesão na campanha de vacinação, as doses próximas ao vencimento ainda poderão ser ampliadas para toda a população de 4 aos 59 anos, conforme aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “Essa medida só deverá adotada em caso de necessidade, para que não haja perda do imunizante”, diz a pasta.
Segundo o ministério, todas as pessoas que receberam uma dose devem ter a segunda dose garantida.
A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo informou que as cidades de Poá, Guararema, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Santa Isabel estão com doses próximas ao vencimento e poderão ampliar a imunização para crianças e adolescentes com idades de 6 a 16 anos.
Ciência, hábitos e prevenção numa newsletter para a sua saúde e bem-estar
Carregando…
A adesão à campanha de vacinação contra a dengue, atualmente recomendada só para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, é baixa no país.
A vacina Qdenga, produzida pela farmacêutica Takeda, foi aprovada em julho de 2023 para pessoas de 4 a 59 anos após estudos clínicos da vacina demonstrar eficácia geral de 80,2% na proteção contra a dengue. Os participantes foram acompanhados por 4,5 anos.
Pessoas com menos de 4 anos ou 60 anos ou mais não foram incluídas no estudo, por isso a vacina não foi aprovada para essas faixas etárias.
A vacina Qdenga contém o sorotipo 2 do vírus atenuado e modificado para apresentar também os demais tipos 1, 3 e 4, o que estimula o organismo a gerar anticorpos.
Em relação à eficácia por sorotipo, a vacina mostrou uma proteção variável para cada um, sendo de 69,8% contra o sorotipo 1, 95,1% para o tipo 2, 48,9% para o 3 e foi inconclusiva para o sorotipo 4.
Uma pessoa pode ser infectada pelo vírus da dengue, no máximo, quatro vezes, uma vez para cada sorotipo existente.
Em dezembro, após aprovação na Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS), a Qdenga foi incorporada ao SUS, e o Ministério da Saúde comprou 5,2 milhões de doses para a imunização neste ano, e também recebeu a doação de 1,3 milhão de doses. Devido à limitação de produção do laboratório, o quantitativo, suficiente para imunizar aproximadamente 1,1% da população, a recomendação foi de vacinar apenas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Iniciada em fevereiro, a vacinação contra a dengue tem tido baixa procura do público-alvo. Com o risco de vencimento das doses, municípios que não haviam recebido as doses em um primeiro momento fizeram solicitações à pasta, que fez um remanejamento das doses na última semana. A estimativa é que 668 mil doses estejam próximas ao vencimento; porém, o ministério não sabe quantas destas já foram usadas.
Em entrevista à Folha na última segunda-feira (15), a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel disse não haver relatos dos estados e municípios que fizeram a pasta cogitar a criação de uma segunda estratégia.
“Nós não tivemos nenhuma notícia dos estados ou municípios de que estão com excesso de doses. Não fomos informados que haveria um grande número com possibilidade de vencimento para que a gente pudesse pensar em uma outra estratégia, então no momento, permanecemos nessa estratégia”, afirmou.
A situação da última quarta-feira, porém, parece ter mudado a estratégia do ministério, que decidiu pela ampliação do público-alvo.
Em nota divulgada nesta quinta-feira (18), o Ministério da Saúde diz que já havia orientado aos estados que as doses próximas ao vencimento fossem redistribuídas internamente para outros municípios. Ao todo, 930 mil doses foram distribuídas, incluindo as reposições às cidades que fizeram remanejamento.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Carregando…
Carregando…
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Aliados do presidente do Senado reclamaram da inclusão de novas categorias e disseram que há risco de derrota no plenário
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Algumas regiões devem ter umidade abaixo dos 30% e temperaturas próximas dos 35ºC, com risco para a saúde da população
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Presidente recebe jornalistas e vários veículos para conversa no Palácio do Planalto
Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.

O jornal Folha de S.Paulo é publicado pela Empresa Folha da Manhã S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Cadastro realizado com sucesso!
Por favor, tente mais tarde!

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com