segunda-feira, outubro 7, 2024
Tecnologia

Carros voadores da China prontos para decolar com tecnologia de veículos elétricos – Poder Aéreo

Poder Aéreo – Aviação, Forças Aéreas, Indústria Aeroespacial e de Defesa
Defesa Aérea, Aviação Militar, Aviação Comercial, Tecnologia Aeroespacial e História Aeronáutica
Poder Aéreo – Aviação, Forças Aéreas, Indústria Aeroespacial e de Defesa
GUANGZHOU — XPeng, EHang e outras empresas chinesas estão comercializando carros voadores este ano, aproveitando as vantagens do país em tecnologias de carros elétricos para reivindicar uma grande parte do mercado global emergente.
XPeng AeroHT, uma subsidiária da startup de veículos elétricos, pretende vender um veículo elétrico de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL) de modo duplo, que pode dirigir em terra como um carro e destacar um módulo de voo para viagens aéreas.
“Veículos eVTOL normais não podem dirigir no chão, mas nosso modelo é de uso duplo”, disse Qiu Mingquan, vice-presidente da XPeng AeroHT.
A Administração de Aviação Civil da China começou sua revisão de certificação de tipo para a aeronave, um requisito para operação comercial.
A XPeng AeroHT começará a aceitar pré-encomendas na China já em outubro, com planos de iniciar a produção em massa o mais rápido possível no próximo ano. A demanda é esperada de empresas relacionadas ao turismo e entusiastas ao ar livre.
A aeronave será precificada na faixa de 1 milhão de yuan (US$ 138.000). Qiu disse que a empresa espera eventualmente reduzir o preço para centenas de milhares de yuan.
“Se a produção em massa em grande escala se tornar possível, podemos reduzir drasticamente os custos” para materiais como fibra de carbono, disse ele.
A empresa planeja expandir-se para o exterior. “O Oriente Médio é um mercado importante para nós, dado o nível de regulamentação, abertura para novidades e custo”, disse Qiu.
A empresa também visa comercializar uma aeronave eVTOL de uso duplo integrada que não requer separação, na qual a hélice de voo é dobrada e armazenada no topo do veículo ao dirigir. Um modelo conceitual foi mostrado em uma feira de tecnologia em Las Vegas em janeiro.
A EHang obteve certificação de tipo para seu modelo EH216-S em outubro. O biplace pode voar por 25 minutos com uma única carga. Ele foi colocado à venda em 1º de abril por 2,39 milhões de yuan na China e US$ 410.000 em outros lugares.
No mês passado, a startup recebeu autorização para produzir em massa a aeronave. Espera-se que faça parceria com hotéis e outros negócios para comercializar serviços de turismo.
“Recebemos consultas do Oriente Médio e do Sudeste Asiático”, disse o vice-presidente He Tianxing.


A China representa 50% dos modelos totais de eVTOL do mundo, de acordo com um relatório da China Merchants Securities no mês passado, muito acima dos 18% dos EUA e dos 8% da Alemanha.
Por trás do rápido progresso do setor de carros voadores da China está a acumulação de tecnologias relacionadas a EV, incluindo baterias.
Diz-se que as baterias para veículos eVTOL requerem uma alta densidade de energia de mais de 400 watt-horas por quilograma de peso. Fabricantes de baterias chineses, como a CATL, líder global em baterias de veículos, estão desenvolvendo produtos para aeronaves eVTOL, dando aos fabricantes chineses uma vantagem na aquisição.
Muitas tecnologias podem ser compartilhadas entre os negócios automotivos e eVTOL. A CITIC Securities disse que “a tecnologia de fabricação de automóveis que reduz o peso está apoiando a realização de carros voadores.”
O principal fabricante de automóveis estatal Guangzhou Automobile Group está desenvolvendo o veículo eVTOL GOVE, no qual a seção da aeronave se separa do chassi do veículo, com voos de teste previstos para começar no próximo ano.
A subsidiária da Geely, Aerofugia, fabrica uma aeronave eVTOL que pode acomodar seis pessoas e voar longas distâncias.

Muitas cidades chinesas enfrentam sérios congestionamentos de tráfego, aumentando as expectativas de que os veículos eVTOL ofereçam meios alternativos de transporte e logística.
Os negócios eVTOL, de drones e helicópteros na China são coletivamente conhecidos como economia de baixa altitude. O Partido Comunista Chinês disse em uma conferência em dezembro que trabalharia para fomentar a economia de baixa altitude este ano, juntamente com as indústrias de biotecnologia e espaço.
Os governos locais também estão fornecendo apoio. Shenzhen começou medidas em dezembro para apoiar empresas no campo para impulsionar o capital e expandir a produção. Guangzhou também anunciou planos para estabelecer uma área para testes de campo para negócios relacionados.
No entanto, obstáculos ao uso generalizado permanecem. Ainda há poucos pontos de decolagem e aterrissagem, e as regras de tráfego para motoristas individuais ainda não estão em vigor.
“Seremos forçados a voar relativamente pouco nos próximos anos”, disse um executivo de uma empresa eVTOL.
Gerar lucro também não é fácil. EHang teve um prejuízo líquido de 300 milhões de yuan no ano passado. As empresas ainda não conseguem realizar reduções de custos de produção em massa.
Em novembro, o vendedor a descoberto dos EUA, Hindenburg Research, questionou a validade da certificação de tipo da EHang e dos números de pré-encomenda, acusações que a empresa negou.
Para capturar uma ampla gama de demanda, os fabricantes de aeronaves eVTOL estão de olho nos mercados estrangeiros.
Espera-se que o mercado global de eVTOL alcance US$ 23,4 bilhões em 2030, cerca de 19 vezes o tamanho do ano passado, de acordo com empresas de pesquisa Global Information e MarketsandMarkets. Além da China, espera-se crescimento na América do Norte, Europa e Oriente Médio.
Para realizar operações comerciais no exterior, certificações de tipo são necessárias de cada país. A startup americana Joby Aviation já solicitou certificação nos EUA, Reino Unido e Japão.

FONTE: Nikkei Asia





Complicado… carros voadores demandam de uma logística operacional complexa.
O EVE da Embraer está consolidado N parcerias para desenvolver software visando o operacional do mesmo.
Não é somente “parafusar” hélices e decolar.
O EVE da Embraer e integrado a um sistema de controle de voo, que eles estão desenvolvendo, só que esse sistema assim como os demais não são exclusivos da Embraer, qualquer EVE do mundo, até esse chinês, vai poder usar A diferença e que o Eve da Embraer e tipo uma integração de Uber com helicóptero, você pega um Uber ate um prédio, sobe no heliporto, pega o EVE e desce ou num outro heliporto de destino final ou pegar outro Uber e continua a viagem Esse carro chinês, não vai decolar da estrada em movimento, mas você pode decolar… Read more »
Eu só imagino os apressadinhos sendo esquartejados no EHang EH216-S. Como se entra nele sem passar pelas hélices?
Acho que só se entra ou daí quando as hélices estiverem recolhidas, o mínimo seria colocar uma trava desde tipo, até porquê a proposta do projeto e o veículo sair de um ponto a outro e depois continuar a viagem no modo terrestre.
Eu fiquei pensando naqueles passageiros apressados que andam em volta de helicóptero antes da hélice traseira parar. O que já matou algumas pessoas. Afinal, a ideia é que esses veículos sejam usados por pessoas comuns e sem treinamento.
Isso não é pra minha geração! Deixar isso pro meus netos, prefiro continuar andando de UNO kkkkk
O Uno é o exemplo maior de quando os deuses descem a Terra para forjar algo.
Creio que nem a Fiat sabe ao certo como eles conseguiram criar o Uno
Se colocar uma escada em cima então… É um BMT
Uno é para o automobilismo o que o besouro é para a aerodinâmica do voo..rs
Se Uno com escada no teto já anda mais que Ferrari, imagina um Uno com ventilador no teto.
Deve voar mais que F-22.
O uno é tipo um Hércules C-130, antigo,multi versões e duro na queda.
Sensacional. Muito em breve a China e outros países ricos terão seus céus abarrotados destas coisas. E o Brasil não ficará muito atrás nisto. Se considerarmos que SP tem a maior frota de helicópteros do mundo dentre as metrópoles e um EVTOL vai custar muito mais barato de adquirir e manter que um helicóptero, é inevitável que a frota destes aparelhos vá crescer rapidamente Brasil. E este carro voador com um preço estimado de us$138 mil é incrivelmente acessível para algo do gênero. E como é de praxe quando surge alguma nova tecnologia disruptiva, há uma parcela de incrédulos que… Read more »
Na década de 70 quando eu era criança achávamos que no ano 2000 existiriam essas coisas:
Carro voador
Carro autônomo
Carro elétrico
Trem bala magnético
Avião supersônico de passageiros
Avião aeroespacial
Aeronaves VTOL de todos os tipos
Videofone
Pistola laser
Robô humanoide
IA
Estação orbital rotatória
Naves orbitais reutilizáveis
Colônia lunar
Base marciana
Propulsão espacial por plasma
Fusão nuclear controlada
Droga da juventude
Transplantes exógenos (de órgãos de animais para humanos)
Regeneração de partes do corpo
Controle do clima em escala mundial
E eu na mesma época escutava e acreditava:
No longíquo ano de 2000:
1. Graças a Carajás o Brasil vai ser 1° mundo…vamos ser ricos e felizes….sem pobreza e outras desgraças.
2. Teremos 2 Esquadras com uns 2 porta-aviões, 10 SSN, 20 escoltas e etc…assim como uma moderna FAB e um poderoso exército.
3. A corrupção será erradicada.
4. Um monte de outras coisas que já esquecí.
Esqueceu do grafeno, que iria fazer o Brasil trilhardario.😂
Ouvi muito na escola…o bolo tem que crescer para dividir…o país do futuro.
Aumentou o bolo e o dividiu com poucos.
Engraçado que tudo que você falou, teoricamente, é mais fácil de acontecer do que algumas coisas que o Bosco listou, mas acho que a lista dele vai completar primeiro que a sua… 🙁
Tb acho 🙂
Não se falava que o DNA de nossos politicos inviabilizaria todas essas possibilidades.
esqueceu do teletransporte; “Enterprise, 3 para subir!”
pelo menos o “videofone” surgiu, com as chamadas de vídeo via celular. Avião supersônico de passageiros teve também e talvez poderia voltar a ter, se conseguissem cortar os custos, como o Concorde e o Tu-144. Naves orbitais reutilizáveis com tripulação talvez também possa vir com a Space X e transplantes exógenos também. Uma coisa que eu realmente queira que houvesse cura, seriam as lesões na coluna vertebral.
uma duvida: Aqui será o Detran ou a ANAC quem vai fiscalizar?
Vão criar um novo órgão!
Vão ter de regulamentar!
Os dois, quando tiver no chão é o Detran, quando tiver voando a ANAC 😀
Então quem fiscalizaria um Hovercraft, que não encosta no chão mas também não voa?
Eu quero o meu na versão V8 Diesel!
Olá a todos, hoje um helicóptero 🚁 é pilotado por profissionais certificados e na maioria das vezes pousa em locais mais seguros e com profissionais no entorno ” aeroportos, heliporto, etc, ” uma minoria expressiva pousa em fazendas , quintais de casa de rico , etc , acho que os aparelhos de EVTOL tendem a demandar mas pousos caseiros que o helicóptero. E nesse ponto acho que a Embraer acertou colocando as hélices em uma posição bem alta pois em casa ou no quintal não vai ter um profissional orientando como nos aeroportos ex: não passe pela parte traseira do… Read more »
O maior problema dos “carros voadores” não é a tecnologia envolvida nos carros em si… Mesmo que seja inventada e adotada alguma “tecnologia antigravitacional” que elimine o uso das hélices simplifique a pilotagem, como seria o “tráfego” simultâneo de algumas dezenas ou centenas de milhares de veículos? Certamente teria que haver um sistema centralizado e unificado para controlar todo o tráfego, o que inviabiliza o uso individual desses veículos, todos teriam que ser “pilotados” de forma autônoma, controlados por um sistema centralizado automático (IA?)… E aí vira um sistema de transporte “coletivo”, eliminando todo o prazer de dirigir ou pilotar… Read more »
É isso mesmo, esses trecos vão ter que ser todos autônomos, dentro de aerovias pré-determinadas, fiscalizadas, etc…
Pra se divertir, talvez criem áreas próprias pra isso, similar aos autódromos… seriam aerotódromos?
De qualquer forma, a última coisa que sinto quando tô no trânsito da cidade é que estou me divertindo 🙁
Transporte coletivo de qualidade resolveria muitos problemas, e nem precisa ser voador!
“…De qualquer forma, a última coisa que sinto quando tô no trânsito da cidade é que estou me divertindo…”
Compre uma moto…rsrs…
Solução mesmo é transporte coletivo. Imagino a porcaria que vai ser em grandes cidades com a poluição sonora e visual.
Pior mesmo é o cidadão assistindo seu jogo de futebol na TV, em sua sala de estar no décimo andar e de repente, um carro voador entra pela janela pois o condutor estava com a caveirinha cheia de álcool.
Não, obrigado.
Como dizem, tem situações que são igual copo de vidro. Só quebram uma vez.
Eu ainda acho bem melhor aquele Delorean do De Volta para o Futuro.
A China vai dominar o mercado. Ela começou isto com um incrível esforço educacional, para quem já frequentou cursos ao nível de PhD no exterior sabe a quantidade e qualidade da educação chinesa.
https://asiasociety.org/global-cities-education-network/shanghai-worlds-best-school-system

Alexandre Galante
alexgalante@fordefesa.com.br
Guilherme Poggio
poggio@fordefesa.com.br
Desenvolver uma Mentalidade de Defesa no Brasil
A Estratégia Nacional de Defesa apresenta dentre suas metas o desenvolvimento de uma mentalidade de defesa na sociedade.
Nesse sentido, os blogs da “trilogia” Forças de Defesa (www.fordefesa.com.br) têm como objetivo estimular o debate e a reflexão sobre a Defesa Nacional como Política Pública, divulgando a História Militar e as notícias mais revelantes sobre a Indústria de Defesa e Forças Armadas, explorando suas conexões com a Geopolítica, Geoestratégia e as Relações Internacionais.

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