terça-feira, outubro 1, 2024
Tecnologia

Parceria entre Boa Vista e Google Cloud traz inovação para análise de crédito no país – Época NEGÓCIOS

A Boa Vista promete análise de crédito mais precisa com armazenamento de dados na nuvem (Foto: Deposit Photos)
A Boa Vista, especializada em análise de crédito, fechou um acordo com o Google Cloud para migrar toda a sua base de dados para a nuvem. Mais de 282 milhões de CPFs e CNPJs com abrangência nacional, incluindo o Cadastro Positivo, acabam de chegar à plataforma virtual.
Com a parceria, a empresa promete criar “uma nova forma de analisar crédito no país”, diz o CEO, Dirceu Jodas Gardel Filho. “A ideia é entregar para o mercado de concessão de crédito decisões mais assertivas e seguras, de acordo com o perfil de cada consumidor”, afirma.
O resultado da parceria recebeu o nome Boa Vista Beyond. O primeiro passo, ainda em 2020, foi a construção de um data lake – sistema de armazenamento de dados que permite usá-los com diferentes fins e combinações. “O sistema proporciona um processamento robusto e de alta escalabilidade, além de aprimorar a segurança e a governança dos dados”, diz Jodas.
Dessa maneira, mais “scores” (pontuações de crédito) deverão ser gerados, de forma mais rápida e segura. “Hoje eu consigo calcular um dado em uma velocidade 20 vezes mais rápido do que antes”, comenta o diretor de segurança e arquitetura da Boa Vista, Luiz Coutinho. 
Dirceu Gardel, CEO da Boa Vista (Foto: Divulgação/Boa Vista)
Ele dá como exemplo um score produzido a partir da procura de um cliente por crédito, no contexto da covid-19. “O tempo para gerar foi de um mês, quando antes demoraria três meses”, afirma Coutinho.
Segundo o profissional, essa nova dinâmica de análise de crédito é capaz de produzir uma identificação mais precisa do perfil do consumidor. “Ele receberá uma proposta mais adequada à sua real capacidade de pagamento. No passado, analisávamos um CPF e o enquadrávamos num grupo. Hoje, os algoritmos conseguem indicar o melhor tipo de crédito de forma individualizada, pelo seu histórico.”
O armazenamento de dados no data lake também promove mais segurança, diz Coutinho. “Com as bases em um só local, é possível criar uma bolha de segurança, com camadas de mascaramento, sem prejudicar o trabalho de análise.”
O novo sistema permitiu a criação de uma categoria específica para a compra de motos populares. “Antes, a nota era genérica para todos os veículos. Sabemos que a compra de moto tem um padrão diferente, para trabalho e não para lazer. Com a base de dados na nuvem, conseguimos chegar à assertividade necessária.”
O acordo selado entre as companhias também permitiu a criação do Centro de Excelência em Analytics (CEA), no qual estão sendo desenvolvidas soluções para pessoas físicas e jurídicas. As equipes da empresa de crédito receberam treinamento e capacitação do Google. “Não adianta só fornecer a tecnologia, é fundamental a formação de capital humano”, diz Marco Bravo, head do Google Cloud Brasil.
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