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Congresso Brasileiro de Informática na Educação debate a escola para o futuro – UPF | Universidade de Passo Fundo

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A UPF forma profissionais que atuam como agentes transformadores, por meio da articulação entre ensino, pesquisa, extensão e inovação. Fundada em 1968, é precursora no ensino superior do norte do RS
Ensino
A UPF completa, em 2023, 55 anos de história. Nessas cinco décadas, já formou mais de 100 mil profissionais. A Universidade oferece cursos em diferentes áreas do conhecimento. A tradição da UPF e a qualidade do ensino oferecido tornam a Instituição referência em educação superior, com conceito 5 (nota máxima) na avaliação do MEC, em 2023.
Pesquisa e Inovação
O objetivo da pesquisa na UPF é gerar e divulgar o conhecimento e dos desafios que as fronteiras do conhecimento propõem, sempre com base no método científico e respeitando os princípios da ética, de modo a envolver a comunidade acadêmica e aprimorar constantemente os processos de ensino aprendizagem e extensão.
Extensão e Serviços
Uma das manifestações do caráter comunitário da Universidade se dá por meio da extensão que aproxima as ações desenvolvidas na Instituição da comunidade à qual está inserida.
Pesquisa e Inovação
07/11/2023
15:43
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Camila Guedes
Mais de 650 professores e gestores da educação de todo o Brasil estão reunidos na Universidade de Passo Fundo para o XII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). O evento, que iniciou nessa segunda-feira, 6 de novembro, e segue até a sexta, 10, é uma promoção anual da Sociedade Brasileira da Computação e, em 2023, conta com a organização da Comissão Especial de Informática na Educação, da UPF e da Prefeitura de Passo Fundo. A iniciativa busca promover e incentivar as trocas de experiências entre as comunidades científica, profissional, governamental e empresarial na área de informática na educação. 
A edição de 2023 tem como tema “Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação”. O objetivo é antecipar-se à implementação do Plano Nacional de Educação para o decênio 2024-2034 que, em um de seus eixos, trata especificamente da constituição de uma proposta de escola que tem na tecnologia um elemento de qualificação da educação. Esse reconhecimento marca um processo inédito de consideração do papel e da importância dos recursos tecnológicos digitais para o enfrentamento dos desafios imputados à educação brasileira.
Presente na cerimônia de abertura do evento, a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, destacou o grande desafio da educação superior brasileira a partir de três eixos: acesso, permanência e qualidade. “Entendemos a necessidade de nós termos um grande projeto de educação em todas as áreas, mas me atrevo aqui a falar nas licenciaturas, na formação de professores. E nós temos um desafio muito grande também na qualidade de formação desses professores. O INEP acabou de liberar os dados e nós identificamos que 63% dos professores formados nas licenciaturas são oriundos de ensino à distância. É um grande desafio, uma modalidade que a gente respeita sim, mas há a necessidade de uma regulação e de uma busca pela qualidade”, pontuou. 

Bernadete ainda falou sobre o pioneirismo da UPF nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. “Somos uma Universidade com 55 anos de história, e temos muito orgulho de desenvolver pesquisa, ensino, extensão e inovação há muitos anos. Fomos o primeiro Parque Tecnológico fora do eixo da capital, estamos nesse ano completando dez anos do nosso UPF Parque e já com um ecossistema de inovação bastante maduro, eu diria, claro, em fase de crescimento com muitas parcerias, muitas das quais eu encontro aqui, disse acrescentando a importância de olhar para o interior do país. “Estou muito feliz que esse Congresso Brasileiro de Informática na Educação seja em Passo Fundo. Eu sou fã da interiorização, porque nós precisamos olhar para a diversidade, para a pluralidade do Brasil. Nós precisamos olhar para as experiências exitosas que estão em cada um dos lugares. E, às vezes, quando a gente só olha a capital, os grandes centros, a gente deixa ocultado aí uma potência existente nas pessoas e nas instituições”, completou. 
O prefeito Pedro Almeida também frisou a importância de Passo Fundo sediar um evento como o CBIE. “Muitos elementos colocam Passo Fundo hoje em evidência e tenho certeza que esse evento chega em boa hora para também fazer essa discussão importante para o futuro das comunidades. E que bom que o tema da computação, da inovação, da tecnologia vai estar presente em toda essa discussão aqui. Passo Fundo assumiu um compromisso no início da nossa gestão com o projeto da Cidade Educadora, que fala completamente com esse ambiente aqui também”, comentou. Ainda na opinião do prefeito, a educação precisa experienciar outras plataformas visando uma formação integral do ser humano. 
A presidente da Sociedade Brasileira de Computação, Thaís Vasconcelos Batista, não pôde estar presente, mas foi representada pela diretora de educação da SBC, Claudia Motta, que leu uma mensagem enviada pela presidente. No texto, Thaís falou sobre a alegria e o desafio de organizar um evento que reúne um público extenso e que fornece uma programação variada e de alto nível. “Parabenizo os organizadores pelo tema oportuno, atual e desafiador: uma escola para o futuro, tecnologia e conectividade a serviço da educação. De fato, os desafios da educação na atualidade são diversos e o CBIE é um fórum apropriado para fomentar discussões e apresentar propostas para se aprimorar a educação na era digital”, disse. 
A presidente mencionou ainda que os desafios para a comunidade de computação ganharam novas proporções. “O Brasil tem quase 200 mil escolas e, para incluir computação em todos os níveis da educação infantil, até o ensino médio, há uma necessidade premente de realizar formação continuada de professores, visando a atender a volumosa demanda que se apresenta”, observou. 
Ciente de que a responsabilidade de capacitação, tanto a nível de graduação quanto a nível de pós-graduação, é das instituições de ensino do país, e com propósito de contribuir para atender esse cenário de alta demanda por professores qualificados, Thaís compartilhou que a SBC está realizando uma ação para a proposição de um programa de mestrado profissional em rede, juntamente com diversas instituições de ensino para a formação de professores de computação. “A SBC acredita que essa iniciativa vem como os cursos de licenciatura em computação, ambas apoiadas pelo uso de tecnologias educacionais, compõem uma solução basilar para a urgência de capacitação de professores”, finalizou. 
A primeira noite de evento contou ainda com a palestra do professor Dr. Eduardo Oliveira da University of Melbourne, da Austrália, que falou sobre o tema “Construindo iniciativas responsáveis de ensino e aprendizagem baseadas em IA: inovação curricular na Universidade de Melbourne”. 
Confira a programação completa do evento
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