quarta-feira, outubro 9, 2024
DengueSaude

Vacina contra a dengue será distribuída a mais 625 municípios – Agência Brasil

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Mais 625 municípios em seis estados vão receber vacinas contra a dengue a partir desta sexta-feira (26). Com isso, o total de cidades contempladas com o imunizante chega a 1.330, em 25 estados. 
Os novos estados contemplados são: Alagoas, Ceará, Sergipe, Piauí, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. 
A informação foi divulgada nesta quinta-feira (25) pela secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do ministério, Ethel Maciel. Segundo ela, as novas regiões foram definidas de acordo com a lista de prioridades já pactuada no início do ano.
“A distribuição provavelmente começa amanhã. Os municípios sabem que eles vão receber, e aí já começam a preparação”, explicou. 
Até a última terça-feira (23), foram enviadas aos estados 1.682.139 doses de vacinas, com o registro de aplicação de 810.686 doses – 48,19% do total. Em abril, foram registradas 117.530 vacinas aplicadas, o que mostra uma redução significativa em relação a março (463.481 doses aplicadas). 
Segundo a secretária, a queda pode ser explicada pelo atraso no registro da aplicação pelos municípios. “Alguns municípios fazem a vacinação e usam sistemas próprios, então demoram para enviar dados para a rede nacional de saúde”, diz. 
O número de casos prováveis de dengue chegou a 3.852.901 nos quatro primeiros meses de 2024. Os óbitos confirmados no período pela doença somaram 1.792, além de 2.216 mortes em investigação. 
Neste momento, o Distrito Federal e 10 estados estão com tendência de queda no número de registros da doença: Acre, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. Outros dez apresentam tendência de estabilidade: Alagoas, Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Roraima, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. 
Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Sergipe e Tocantins continuam com tendência de aumento no número de casos. Em relação à semana passada, o estado de Tocantins entrou nessa lista. 
O Ministério da Saúde já se prepara para que o novo aumento de casos de dengue comece a acontecer a partir de novembro deste ano. Segundo a secretária Ethel, assim como houve uma antecipação no pico de casos neste ano, é possível que isso ocorra também em 2025. 
“Teremos um tempo pequeno de preparação porque neste momento os nossos modelos matemáticos entendem que a gente pode começar a epidemia de 2025 em novembro de 2024. Então, estamos atuando na epidemia atual e já nos preparando por conta de um curto espaço que teremos entre a epidemia de 2024 e 2025”, disse a secretária. 
 
Edição: Carolina Pimentel
Programa vai oferecer cursos de capacitação profissional voltados para os municípios de Aracaju, Salvador, São Luís, São Paulo, Recife, Mesquita (RJ) e Nilópolis (RJ).
Indicação foi oficializada em edição extra do Diário Oficial da União e precisa ser aprovada pelo Senado Federal.
Na ação, PF cumpriu sete mandados de busca e apreensão em Nova Iguaçu e na cidade do Rio de Janeiro, em busca de provas que vinculem os suspeitos aos vestígios colhidos no dia do crime.
Ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, disse que mais de 90% dos recursos irão para área de saúde, como redução de filas de cirurgia e exames.
Primeiros dias de maio devem continuar secos, quentes e sem chuva no município. Na quarta e quinta-feira, o tempo permanece estável, com céu com poucas nuvens e sem previsão de chuva.
Projeto de lei aprovado no Senado fixa teto de R$ 15 bilhões em renúncia fiscal até 2026 e reduz de 44 para 30 as atividades beneficiadas.
O método Wolbachia consiste na inserção em laboratório da bactéria em ovos do mosquito e criação de Aedes aegypti portadores do microrganismo. Infectados, eles não são capazes de carregar os vírus.
Para presidente do Senado, ação levada ao STF gera uma crise de confiança na relação entre os Poderes.
Estimativa é que 600 mil doses venceriam nesta terça-feira (30). Vacinas foram distribuídas para outros municípios e alguns estados ampliaram público-alvo.
O dólar comercial fechou abril com alta de 3,53% e acumula valorização de 7,01% no ano. O Ibovespa fechou aos 125.924 pontos, em baixa de 1,12% no dia e de 1,7% no mês.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com