segunda-feira, outubro 7, 2024
Tecnologia

Amazon aplica soluções de IA para reduzir devolução de produtos – E-Commerce Brasil

menu
fechar
Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.
Conforme um comunicado, a Amazon está empenhada em reduzir o custo das devoluções de produtos do marketplace. Detalhe: o valor desse gasto já está na casa dos trilhões de dólares para o e-commerce global! Para tanto, a empresa está investindo em integrações de inteligência artificial (IA) em seu processo de vendas.
Sobre o recurso para lojistas brasileiros, a Amazon infelizmente não dispõe da tecnologia para cá — assim como não tem previsão para a sua chegada.
Verdadeiro vilão do e-commerce, a questão das devoluções tornou-se um inconveniente significativo para consumidores e varejistas, com implicações financeiras substanciais. As tentativas anteriores de lidar com esse problema, como taxas de devolução e alternativas como crédito imediato na loja, não resolveram o cerne da questão.
Em resposta a esse desafio, a Amazon anunciou a implementação de recursos de inteligência artificial projetados para abordar especificamente as preocupações relacionadas ao tamanho e ajuste dos produtos. Ao alavancar algoritmos avançados e modelos de linguagem de grande escala (LLMs), a empresa está revolucionando a experiência de compra online.
Um dos principais recursos é a utilização de IA para recomendações personalizadas de tamanho. O algoritmo agrupa anonimamente clientes com base em tamanhos semelhantes e preferências de ajuste, considerando também produtos com características de ajuste comparáveis. Isso envolve a análise de milhões de detalhes de produtos, incluindo estilo, tabelas de tamanhos e avaliações de clientes, proporcionando sugestões personalizadas na página de detalhes de cada produto.
Além disso, o algoritmo é capaz de se adaptar às mudanças nas necessidades de tamanho ao longo do tempo, levando em conta tamanhos retidos ou adquiridos por clientes com preferências semelhantes. Isso garante uma abordagem dinâmica que antecipa possíveis mudanças de tamanho com base no histórico de compras dos clientes.
A Amazon também está redesenhando as tabelas de tamanhos, buscando torná-las mais precisas e visualmente acessíveis. Utilizando os LLMs, a empresa simplifica a extração e o refinamento dos dados das tabelas de tamanhos, padronizando medidas, removendo duplicatas e corrigindo erros para oferecer informações mais confiáveis aos clientes.
Nos EUA, entre 2019 e 2022, o volume de devoluções de produtos que acabaram em aterros quase duplicou, achegando a 4,3 trilhões de toneladas.
Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.
Pesquisa do Sprout Social mostra que influenciadores têm grande impacto no e-commerce, mas autenticidade do conteúdo pode estar perdendo importância
Amanda Lucio,

Na comparação com mesmo período em 2023, o Mercado Livre obteve bons resultados em sua operação total, com destaque para Brasil e México
Lucas Kina,

O diretor de operações, Arnildo Eger Filho, palestrou sobre “Entregas extraordinárias: como anda o seu lead time?
Redação E-Commerce Brasil,

Na comparação com mesmo período em 2023, o Mercado Livre obteve bons resultados em sua operação total, com destaque para Brasil e México
Lucas Kina,

A tendência de consumo diário de conteúdo via streaming é significativa, com quase metade (49%) dos brasileiros consumindo entre 2 e 4 horas de conteúdo diariamente
Giuliano Gonçalves,

Pesquisa do Sprout Social mostra que influenciadores têm grande impacto no e-commerce, mas autenticidade do conteúdo pode estar perdendo importância
Amanda Lucio,

A tendência de consumo diário de conteúdo via streaming é significativa, com quase metade (49%) dos brasileiros consumindo entre 2 e 4 horas de conteúdo diariamente
Giuliano Gonçalves,

Entregas ultrarrápidas enfrentam desafios específicos, e viabilidade no Brasil dependerá de fatores como infraestrutura e custo do frete para centros mais distantes
Giuliano Gonçalves,

Arrependimento teve uma alta de 3,9 pontos percentuais no período, enquanto insatisfação com o material subiu 1,7
Giuliano Gonçalves,

O Portal E-Commerce Brasil atua desde 2011 com produção diária e especializada de artigos técnicos e notícias sobre o comércio eletrônico no Brasil, cursos e workshops e catálogo de fornecedores. Além disso, disponibiliza as notícias mais quentes sobre marketplaces e lojas virtuais bem como realiza os principais eventos de negócios do setor de e-commerce do país.
Aqui no E-Commerce Brasil você encontra novidades sobre: negócios, startups, plataformas online, canais de distribuição, vendas e logística, redes sociais, meios de pagamento e muito mais
São mais de 2,5 mil textos publicados por ano sobre o panorama do comércio eletrônico no Brasil, com uma audiência entre 600 e 700 mil acessos mensais, sendo o maior portal de notícias da américa latina no segmento de e-commerce.
Ou seja, no portal E-Commerce Brasil você tem informações confiáveis e de última hora para uma performance muito mais ligada às necessidades dos seus clientes.
Agência de Performance, UX e SEO
Hospedagem
Uma empresa iMasters

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com