quarta-feira, setembro 25, 2024
CidadeNoticias

Alunos de escolas municipais Cotia estão há 4 anos sem uniforme

São Paulo Os estudantes da rede municipal de Cotia, na Grande São Paulo, estão sem uniforme escolar há 4 anos. Desde 2021, a gestão do prefeito Rogério Franco (PSD) não entrega os kits para os alunos.

Pais de estudantes afirmam que precisam comprar roupas extras para enviar as crianças para as escolas, gastando uma verba que não era prevista pelas famílias.

“A gente compra camiseta, bermuda, tênis… Tudo para poder ir para escola”, afirma Bárbara do Nascimento, 29 anos, que tem quatro filhos matriculados na rede municipal de ensino e afirma que gastou cerca de R$ 1.000 neste semestre com as compras.

Bárbara diz que a Prefeitura não explicou por que motivo não realizou as últimas entregas. No início deste ano, ela foi chamada na escola para informar os tamanhos das roupas usadas pelos filhos, mas nenhuma mudança aconteceu desde então.

“Eles falaram que entregariam os uniformes agora no final de abril, começo de maio, mas até agora nada”, afirma a autônoma.

Promessa em vídeo

Em fevereiro deste ano, o prefeito Rogério Franco (PSD) prometeu fazer a entrega até o fim de abril, em um vídeo ao lado do secretário municipal da Educação, Luciano Côrrea (PSD), e da vice-prefeita e pré-candidata à Prefeitura, Ângela Maluf (PSD).

“Nós já publicamos o processo de licitação dos uniformes escolares, tá em fase de licitação, e no mês de abril nós vamos entregar todo o uniforme escolar para toda a rede municipal aqui em Cotia”, disse Rogério no vídeo.

Nas redes sociais, mães cobram a distribuição dos uniformes nas publicações feitas pelo secretário de Educação. Há três dias, o chefe da pasta respondeu um dos comentários dizendo que está esperando a empresa contratada fazer a entrega das roupas.

“Já fizemos o pedido para a empresa. Aguardando a entrega”, afirmou o secretário.

Em nota enviada ao Metrópoles, a Prefeitura de Cotia disse que a produção dos uniformes está em “fase final”. “De acordo com o cronograma do fornecedor, a previsão é de que os alunos comecem a receber os kits na primeira quinzena de maio”.

A gestão não respondeu por qual razão os uniformes não foram entregues nos anos anteriores. Em entrevista à TV Globo em fevereiro, o secretário Luciano Côrrea disse que a gestão resolveu priorizar outro problema do município, a falta de vagas em creche, e por isso não fez a licitação antes.

“Nós tínhamos uma prioridade grande no município que era zerar a demanda de vaga em creche. Em detrimento, nós adiamos um pouco a licitação do uniforme. O ano passado nós fizemos a licitação, mas como mudou a legislação agora em dezembro nós tivemos que refazer”, disse o secretário à emissora.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com