segunda-feira, outubro 7, 2024
NoticiasPolitica

Barroso esquece Toffoli em sessão; ministro é o recordista de participações remotas no STF, veja vídeo

Na abertura da sessão do STF (Supremo Tribunal Federal), o presidente Luís Roberto Barroso cumprimentou todos os colegas presentes no plenário e passou aos demais, como o procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, e à leitura da ata da sessão anterior, sem citar o ministro Dias Toffoli, que participou de modo remoto.

A cadeira de Toffoli era a única vazia na sessão de quinta-feira (16). O ministro chamou a atenção do presidente. “Presidente, eu estou aqui presente”, disse. Barroso corrigiu: “Registro a presença do ministro José Antonio Dias Toffoli, que participa por videoconferência. É um prazer tê-lo aqui”.

Nesta sexta-feira (17), a Folha mostra que Toffoli gastou R$ 99,6 mil de recursos públicos em diárias para o exterior para um segurança que o acompanhou em viagens para Londres, no Reino Unido, e Madri, na Espanha.

Os ministros do STF estão sob pressão devido à falta de transparência sobre as viagens para eventos na Europa, sobre as quais não divulgaram informações como custeio e período fora do Brasil.

Um levantamento feito pela Folha no início deste mês constatou que Toffoli foi o recordista em participações por videoconferência em sessões do plenário em 2024, em um total de 10. Desde que foi à Europa, o ministro participa das sessões online, como foi o caso desta semana.

O tribunal aprovou uma resolução regulamentando o uso de videoconferência durante a pandemia da Covid, em 2020. À época, a inovação fez com que a corte não parasse de realizar sessões durante o período de distanciamento social.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com