quinta-feira, outubro 10, 2024
Tecnologia

Bem-vindos ao Google Cloud Next '24 – The Keyword | Google Product and Technology News

Google Cloud
09 Abr, 2024
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Bem-vindo ao Google Cloud Next. Nos reunimos, pela última vez, há apenas oito meses no Next 2023, mas desde então, fizemos mais de um ano de progresso inovando e transformando junto aos nossos clientes e parceiros. Apresentamos mais de mil novidades de produtos no Google Cloud e no Google Workspace. Expandimos a nossa infraestrutura de escala global para 40 regiões e anunciamos novos investimentos em cabos submarinos para conectar o mundo à nossa nuvem com baixa latência previsível. Introduzimos modelos novos e de última geração, incluindo modelos Gemini, apresentando-os para desenvolvedores e empresas. E a indústria está reconhecendo: fomos considerados líderes em 20 das principais avaliações dos analistas.
No ano passado, o mundo estava apenas começando a imaginar como a tecnologia de IA generativa poderia modificar as empresas — e hoje, essa transformação está bem encaminhada. Mais de 60% das startups de IA generativa que já receberam financiamento e quase 90% dos unicórnios de IA generativa são clientes do Google Cloud, incluindo empresas como Anthropic, AI21 Labs, Contextual AI, Essential AI e Mistral AI, que estão servindo e treinando seus próprios modelos de IA em nossa infraestrutura. Empresas líderes como Deutsche Bank, Estée Lauder, Mayo Clinic, McDonald's, Puma e WPP estão criando aplicativos de IA generativa no Google Cloud. E, hoje, estamos anunciando parcerias novas ou ampliadas com Bayer, Cintas, Discover Financial, IHG Hotels & Resorts, Mercedes Benz, Palo Alto Networks, Verizon, WPP e muito mais. Na verdade, esta semana, mais de 300 clientes e parceiros compartilharão seus sucessos relacionados à IA generativa trabalhando com o Google Cloud.
No centro das oportunidades da IA generativa estão os agentes de IA. Eles tem o potencial de ajudar aos nossos clientes a atingir objetivos específicos, como auxiliar a um consumidor a encontrar o vestido perfeito para um casamento ou conseguir ajudar uma equipe de enfermagem a agilizar a transferência de pacientes quando há mudança de turno. Os agentes podem compreender informações multimodais – processando vídeo, áudio e texto juntos, conectando e racionalizando diferentes inputs. Eles podem aprender com o tempo e facilitar transações e processos de negócios. Hoje, nossos clientes, incluindo empresas Best Buy, Etsy, The Home Depot, ING Bank e muitos outros, estão vendo os benefícios de agentes poderosos, precisos e inovadores que tornam a IA generativa tão revolucionária e útil. Estas possibilidades de uso nascem da nossa infraestrutura, nossos modelos e nossa plataforma otimizados para IA ou utilizando nossos próprios agentes no Gemini para Google Cloud e no Gemini para Google Workspace.
Hoje, no Google Cloud Next '24, estamos fazendo anúncios significativos para impulsionar o sucesso e o avanço dos nossos clientes, incluindo: avanços em chips personalizados, como disponibilidade geral do TPU v5p e o lançamento do Google Axion, nosso primeiro CPU personalizado baseada em ArmⓇ projetada para o data center; Gemini 1.5 Pro, que inclui um avanço na compreensão de contextos longos, que está sendo disponibilizado em public preview; novos recursos de grounding no Vertex AI; Gemini Code Assist para desenvolvedores; recursos expandidos de segurança cibernética com Gemini em Threat Intelligence; novas funcionalidade para Gemini no Google Workspace e muito mais. Essas inovações permeiam todos os aspectos do Google Cloud, incluindo:
O potencial da IA generativa para impulsionar uma rápida transformação nas empresas, governos e usuários é tão poderoso quanto a infraestrutura que a sustenta. O Google Cloud oferece o Hipercomputador de IA, uma arquitetura que combina nossas poderosas TPUs, GPUs, software de IA e muito mais para fornecer uma maneira eficiente e econômica de treinar e servir modelos.
Hoje, estamos fortalecendo nossa liderança com avanços importantes para oferecer suporte aos clientes em todas as camadas:
Também estamos trazendo a IA para mais perto de onde os dados estão sendo gerados e consumidos: Edge, ambientes isolados, nuvens soberanas e entre nuvens. A disponibilidade da inteligência artificial em qualquer lugar está sendo habilitada, por meio do Google Distributed Cloud (GDC), permitindo que você escolha o ambiente, a configuração e os controles que melhor atendem às necessidades específicas da sua organização. Por exemplo, a operadora móvel líder Orange, que opera em 26 países onde os dados locais devem ser mantidos em cada país, aproveita a IA no GDC para melhorar o desempenho da rede e aprimorar as experiências dos clientes.
Hoje, estamos anunciando uma série de novos recursos no GDC, incluindo:
Embora nem toda carga de trabalho seja de IA, toda carga de trabalho executada na nuvem precisa de otimização — desde servidores web até microsserviços conteinerizados. Cada aplicativo tem necessidades técnicas exclusivas. É por isso que estamos introduzindo novas opções de computação que ajudam os clientes a maximizar o desempenho, permitir a interoperabilidade entre aplicativos e atender às metas de sustentabilidade, ao mesmo tempo em que reduzem custos:
Também estamos anunciando N4 e C4, duas novas séries de máquinas virtuais em nosso portfólio de VMs de uso geral; formas nativas de máquinas bare-metal na família de máquinas C3; a disponibilidade geral de pools de armazenamento avançados de hiperdiscos; e muito mais.
A Vertex AI, nossa plataforma empresarial de IA, baseia-se em nossa infraestrutura de ponta. É a única plataforma unificada que permite aos clientes descobrir, personalizar, aumentar, implantar e gerenciar modelos de IA generativa. Oferecemos mais de 130 modelos, incluindo as versões mais recentes do Gemini, modelos parceiros como Claude 3 e os abertos e populares: Gemma, Llama 2 e Mistral. Hoje, estamos entusiasmados em oferecer acesso expandido a uma variedade de modelos, oferecendo aos clientes mais opções quando se trata de seleção de modelos:
A Vertex AI permite ajustar o modelo de base (ou foundation model, pelo seu nome em inglês) escolhido com os seus dados. Fornecemos uma variedade de técnicas diferentes, incluindo fine tuning (ou ajuste fino), aprendizado por reforço com base no feedback humano (Reinforcement learning from human feedback ou RLHF, na sigla em inglês), destilação, técnicas de ajuste supervisionadas e baseadas em adaptadores, como adaptação de baixa classificação (Low Rank Adaption ou LORA) e muito mais. Hoje, estamos anunciando suporte para ajuste supervisionado e baseado em adaptador, para personalizar os modelos Gemini de maneira eficiente e com baixo custo.
Os clientes aproveitam muito mais seus modelos quando são ampliados ou embasados (grounding, como é referido na industria) com dados próprios da organização. A Vertex AI ajuda você a fazer isso com opções para extensões dos modelos, function calling e grounding. Além disso, o Retrieval Augmented Generation (RAG) conecta seu modelo a sistemas corporativos para recuperar informações e tomar medidas, permitindo que você obtenha dados de produtos e faturamento atualizados, atualize informações de contato ou assinaturas de clientes ou até mesmo conclua transações. Hoje, estamos expandindo os recursos de grounding da Vertex AI de duas novas maneiras:
Depois de escolher o modelo certo, ajustá-lo e fundamentá-lo, a Vertex AI pode ajudá-lo a implantar, gerenciar e monitorar os modelos. Hoje, estamos anunciando recursos adicionais de operações de Machine Learning:
Por fim, o Vertex AI Agent Builder reúne modelos base, Busca do Google e outras ferramentas de desenvolvedor para facilitar a criação e a implementação de agentes. Fornece a conveniência de um console construtor de agente que não precisa ser criado com código (no-code), juntamente com poderosos recursos de grounding, orquestração e expansão. Com o Vertex AI Agent Builder, agora você pode criar rapidamente uma variedade de agentes de IA generativa, baseados na Busca do Google e nos dados da sua organização.
O Gemini Code Assist é a nossa solução de assistência de código de IA com foco em uso dentro das organizações. Nós o implantamos para um grupo de desenvolvedores dentro do Google e descobrimos que eles tiveram um tempo de conclusão 40% mais rápido para tarefas comuns de desenvolvimento e gastaram cerca de 55% menos tempo escrevendo novo código. Também estamos obtendo sucesso com clientes, como a Quantiphi, que registrou ganhos de produtividade dos desenvolvedores superiores a 30%.
Temos orgulho de compartilhar que o Gemini Code Assist oferece suporte para que sua base de código privada seja onde ela esteja — on premisses, GitHub, GitLab, Bitbucket ou até em mais de um lugar. Hoje, estamos fazendo anúncios importantes para ampliar nossa liderança no setor para desenvolvedores:
O Google Cloud permite combinar o melhor da IA ​​com seus dados corporativos fundamentados, mantendo seus dados privados e seguros. Este ano, fizemos muitos avanços em nossa nuvem de dados para IA, como integração LLM e recursos de correspondência vetorial em todos os nossos bancos de dados, incluindo AlloyDB e BigQuery. Agora, as equipes de dados podem usar modelos Gemini para raciocínio multimodal e avançado para seus dados existentes. Isto pode ajudar a melhorar o atendimento aos pacientes para os profissionais da área de saúde, simplificar as cadeias de abastecimento e melhorar as interações com consumidores em setores como telecomunicações, varejo e serviços financeiros. Por exemplo, clientes como Bayer, Mayo Clinic, Mercado Livre, NewsCorp e Vodafone já estão obtendo benefícios. E o Walmart está construindo agentes de dados para modernizar suas experiências de compra:
Usando o Gemini, enriquecemos nossos dados, ajudando-nos a melhorar milhões de listas de produtos em nosso site e em última análise, permitindo que os clientes tomem melhores decisões quando compram no Walmart.” – Suresh Kumar, vice-presidente executivo, diretor global de tecnologia e diretor de desenvolvimento, Walmart, Inc.
O número e a sofisticação dos ataques à cibersegurança continuam a aumentar, e a IA generativa tem o potencial de fazer a balança pender a favor dos defensores, com os Agentes de Segurança que fornecem ajuda em todas as fases do processo: prevenção, deteção e resposta.
Hoje, no Google Cloud Next, estamos anunciando novas inovações baseadas em IA em nosso portfólio de segurança, projetadas para oferecer resultados mais sólidos e permitir que cada organização inclua o Google como parte de sua equipe de segurança:
As principais marcas globais já estão percebendo os benefícios em seus programas de segurança. Na Pfizer, fontes de dados que costumavam levar dias para serem agregadas agora podem ser analisadas em segundos. A 3M está usando o Gemini em operações de segurança para ajudar sua equipe para identificar informação relevante sobre segurança, enquanto os engenheiros do Centro de operações de segurança da Fiserv são capazes de criar detecções e manuais com muito menos esforço, ajudando aos analistas obtêm respostas mais rapidamente.
O Google Workspace é o pacote de produtividade mais popular do mundo, com mais de 3 bilhões de usuários e mais de 10 milhões de clientes, de pessoas físicas a empresas. No último ano, lançamos centenas de recursos e melhorias no Google Workspace e no Gemini para Workspace, o agente com tecnologia de IA integrado ao Gmail, Documentos, Planilhas e muito mais. E os clientes estão obtendo um benefício significativo. Na verdade, 70% dos usuários corporativos que usam “Ajude-me a escrever” no Docs ou no Gmail acabam usando as sugestões do Gemini, e mais de 75% dos usuários que criam imagens no Slides as inserem em suas apresentações.
O Google Workspace já está ajudando funcionários de marcas líderes como Sports Basement, Uber e Verizon, e hoje anunciamos a próxima onda de inovações e melhorias do Gemini para Google Workspace, incluindo:
Com todo o nosso portfólio de IA – infraestrutura, Gemini, modelos, Vertex AI e Workspace – muitos clientes e parceiros estão criando agentes de IA cada vez mais sofisticados. Estamos entusiasmados em ver organizações criando agentes de IA que atendem clientes, auxiliam funcionários e os ajudam a criar conteúdo, além dos agentes de codificação, agentes de dados e agentes de segurança mencionados anteriormente.
Ótimos agentes de atendimento ao cliente podem entender o que você precisa, conhecer os produtos e os fatos, interagir de maneira conveniente e, por fim, ajudar seus clientes a interagir com sua empresa de maneira mais integrada. Os agentes de atendimento ao cliente mais impactantes trabalham em vários canais – web, dispositivos móveis, call center e ponto de venda – e em múltiplas modalidades, como texto, voz e muito mais. A oportunidade para agentes de atendimento aos clientes é enorme para todas as organizações, e nossos clientes estão apenas começando:
Os agentes para funcionários ajudam todos os seus colaboradores a serem mais produtivos e a trabalharem melhor juntos. Os agente para os funcionários podem agilizar processos, gerenciar tarefas repetitivas, responder perguntas dos colaboradores, bem como editar e traduzir comunicações críticas. Vemos o impacto disso todos os dias com nossos clientes, incluindo Bristol Myers Squibb, HCA Healthcare, Sutherland, uma equipe líder de serviços, e muito mais:
Os agentes criativos podem atuar como a melhor equipe de design e produção, trabalhando com imagens, slides e explorando conceitos com você. Fornecemos a plataforma e a stack mais poderosas para construir agentes criativos, e muitos clientes estão criando agentes para suas equipes de marketing, de produção de áudio e vídeo e todas as pessoas criativas que precisam de uma ajuda, por exemplo:
Para adotar amplamente a IA generativa, os clientes precisam de uma plataforma empresarial de IA que forneça o mais amplo conjunto de recursos ponta a ponta, altamente otimizados em termos de custo e desempenho; uma plataforma aberta que ofereça opções, seja fácil de integrar com sistemas existentes e seja suportada por um amplo ecossistema. No Google, estamos projetando nossa plataforma de IA para enfrentar esses desafios.
O Google Cloud é o único grande provedor de nuvem que oferece soluções próprias e extensíveis habilitadas para parceiros em todas as camadas da stack de IA. Por meio das inovações próprias do Google Cloud e de nossos parceiros, podemos oferecer opções de infraestrutura, chips, modelos, soluções de dados e ferramentas de IA para ajudar os clientes a criar aplicativos de IA generativa e criar valor comercial com essa tecnologia empolgante.
No Next ‘24, nós destacamos novidades e inovações importantes com nossos parceiros em todas as camadas, incluindo:
Até o momento, ajudamos mais de um milhão de desenvolvedores a começar a usar a IA generativa, e nossos treinamentos em IA generativa foram realizados milhões de vezes. Olhando para o ano passado, é realmente notável a rapidez com que os nossos clientes passaram do entusiasmo e da experimentação para a implementação de ferramentas de IA e o lançamento de produtos em fase inicial.
Hoje, aproveitar todo o potencial da nuvem vai além da infraestrutura, da rede e do armazenamento. Exige uma nova forma de pensar. É abraçar possibilidades para resolver problemas de forma ousada e criativa e reimaginar soluções para alcançar o que antes era impossível. Estamos inspirados e surpresos ao ver essa mentalidade se materializar rapidamente no trabalho de nossos clientes à medida que eles abrem novos caminhos na era da IA, seja automatizando tarefas diárias ou enfrentando desafios complexos.
O mundo está mudando, mas, no Google, nossa estrela guia é a mesma: tornar a IA útil para todos, para melhorar a vida do maior número possível de pessoas.
Agradecemos aos nossos clientes, desenvolvedores e parceiros por confiarem em nós para acompanhá-los nesta jornada. Mal podemos esperar para ver o que vocês farão a seguir.
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