segunda-feira, outubro 7, 2024
Tecnologia

Microsoft revela como são os novos PCs focados em IA – Olhar Digital

A Microsoft revelou nesta segunda-feira (20) uma nova era para os PCs com processador mais eficiente e mais foco em inteligência artificial. Uma leva de dispositivos de fabricantes como Dell e Lenovo virá equipada com processador da Qualcomm e promessa de mais desempenho que MacBooks recentes da Apple. Veja o que muda.
Leia mais:
Leia mais! 
Um novo componente do chip também permite rodar IA direto no seu PC, sem necessidade de enviar dados para a nuvem. Se trata da unidade de processamento neural (ou NPU na sigla em inglês). Em poucas palavras, é um acelerador de IA para lidar com tarefas complexas.
A principal mudança é mesmo no processador. Intel e AMD saem de cena para a chegada do chip Qualcomm Snapdragon X, baseado na arquitetura Arm. A Apple adotou a mesma estratégia com os processadores M e deu certo. As máquinas funcionam mais frias e a bateria dura muito mais.
O CEO Satya Nadella espera repetir a receita de sucesso primeiro com novos dispositivos da linha Surface Laptop e Pro. A promessa é de desempenho até 58% superior ao Macbook Air com chip M3 (não foi mencionada nenhuma comparação com o processador mais recente da Maçã, o M4).
Aplicativos populares, como Chrome, WhatsApp e Spotify, vão rodar nativamente. Programas mais antigos também serão compatíveis, diz a empresa.
Os PCs “Copilot+” também possuem mais de 40 modelos de IA embarcados. Nas próximas semanas, o assistente de IA também vai receber o mais recente modelo GPT-4o da OpenAI, confirmou Nadella em entrevista ao The Wall Street Journal.
O Windows 11 também ganhou novos recursos que serão processados usando a NPU. Um deles é o “Recall”, que captura constantemente o que está na tela do PC e usa um modelo de IA generativa para lembrar e pesquisar sobre algo que o usuário já viu.
Outra novidade é a tradução em tempo real que pode transformar 44 idiomas em inglês. A novidade funcionar em qualquer videochamada ou aplicativo, afirma a Microsoft.
O saudoso Paint também recebeu uma função de cocriação. Conforme você faz um desenho, a IA gera uma imagem mais realista baseado no esboço mais simples Conforme mostra o exemplo abaixo:
Os primeiros modelos foram revelados hoje: o Surface Laptop e o Surface Pro, com preço de partida de US$ 999. Vale mencionar que a linha de portáteis da Microsoft não é vendida oficialmente no Brasil.
A boa notícia é que outros fabricantes como Dell, Lenovo e HP também terão em breve notebooks com IA. Os primeiros chegam ao mercado em junho.
Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com