segunda-feira, outubro 7, 2024
CidadeNoticias

Fãs de Harry Potter e bruxas reais se encontram em Paranapiacaba

São Paulo — As ruas de terra e paralelepípedos da pequena Vila de Paranapiacaba, em Santo André, no ABC paulista, vão ganhar uma atmosfera mágica neste fim de semana.

O local será sede da 19ª edição da Convenção de Bruxas e Magos, evento que tem expectativa de reunir até 60 mil pessoas, entre sábado (25/5) e domingo (26/5), segundo a organização.

Com mais de 500 atividades e atrações como danças ciganas, oficinas de mandala, apresentações musicais e palestras, o evento busca atrair pessoas interessadas no tema e tem como objetivo ajudar a desmistificar o que é a bruxaria.


0

“A bruxaria é uma filosofia de vida, não uma religião, e fala sobre o amor, sobre o resgate da natureza”, afirma a criadora da convenção, a bruxa Tânia Gori. “A convenção traz informação”, completa.

O público se mistura entre fãs de Harry Potter e quem vai em busca dos encontros com os magos e bruxas da “vida real”, que fazem palestras sobre os mais variados temas, como a aromaterapia e a arquitetura da Era Viking.

Frequentadora da convenção desde 2010, a terapeuta natural Elaine Gonçalves conta que a programação foi crescendo ano após ano. “Hoje vem gente do Brasil inteiro”, diz ela, que fará uma apresentação de dança neste fim de semana.

“Tem muita coisa para aprender, para quem gosta e acredita. E, além de tudo, é muito divertido. A criançada vai fantasiada que nem no Halloween”, conta a terapeuta. Por lá, é comum encontrar visitantes com roupas de fadas e elfos, por exemplo.

Desde a primeira edição, em 2003, a convenção acontece nas ruas de Paranapiacaba, vila histórica ligada à construção da Ferrovia Santos-Jundiaí e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A forte ligação com a natureza na região, que está inserida na Serra do Mar, a cerca de 30 km do centro de Santo André, na Grande São Paulo, ajudou a reforçar o interesse dos organizadores da convenção pelo local.

A manutenção do festival na vila, no entanto, já gerou alguns embates com parte da população. A antropóloga Jessica Souza pesquisa a relação dos habitantes de Paranapiacaba com o evento e diz que há relatos de preconceito vividos pelas bruxas.

“Alguns moradores saem das lojas quando as bruxas estão presentes”, diz a pesquisadora.

Por outro lado, a tradição da convenção vem criando uma proximidade cada vez maior entre os comerciantes de Paranapiacaba com o evento. Jessica conta, por exemplo, que a bebida típica da vila, um destilado de cambuci, ganhou uma versão diferente para agradar o público do evento.

“Existe a bebida na garrafa comum e o mesmo produto envasado em uma garrafa com a representação da Deusa Vênus. Você vê que existe uma tentativa de mostrar que essas bruxas já estão incorporadas na história recente de Paranapiacaba”, conta a pesquisadora.

O evento é o segundo maior da Vila de Paranapiacaba e só perde em número de visitantes para o Festival de Inverno, segundo os dados da Prefeitura de Santo André. A programação completa do evento está disponível no site www.convencaodebruxas.com.br.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com