segunda-feira, outubro 7, 2024
Tecnologia

Ceará: universidade desenvolve tecnologia para captar hidrogênio verde – Agência Brasil

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Laboratório de Mecânica da Fratura e Fadiga (LAMEFF) da Universidade Federal do Ceará (UFC) criou tecnologia mais barata e renovável para extrair hidrogênio verde, considerado uma fonte energética alternativa aos combustíveis fósseis, como petróleo e carvão, que provocam aquecimento global.
Em pesquisa de doutorado no Programa de Engenharia e Ciências Materiais da UFC, o físico Santino Loruan criou uma membrana de quitosana para uso em eletrolizadores que separam na água (H2O) as moléculas de hidrogênio do oxigênio. O hidrogênio vira gás combustível e pode ser usado como fonte de energia.
A membrana de quitosana é feita a partir da casca de camarão ou de caranguejo, fartamente encontrada no litoral brasileiro, e substitui uma membrana sintética (nafion) importada e de custo mais elevado. Diferente da membrana nafion, a membrana de quitosana não polui o ambiente quando descartada.
Na pesquisa, o eletrolizador foi ativado com uso de energia limpa (energia solar), o que tornou todo o processo ambientalmente sustentável e por isso o combustível gerado é chamado de “hidrogênio verde”. Ao ser gerado por energia solar, o hidrogênio se torna um vetor energético de fonte limpa.
Conforme o engenheiro Enio Pontes de Deus, coordenador do LAMEFF e orientador de Santino Loruan, “o hidrogênio, na verdade, não tem cor nenhuma. É um gás inerte e incolor, o elemento mais abundante na atmosfera. Ele é verde porque é obtido com fonte renovável.”
A membrana de quitosana foi patenteada pela Universidade Federal do Ceará. “Nós patenteamos essa membrana. Hoje ela é um produto, uma tecnologia nacional, que entra no mercado, e passa a competir com outras membranas”, descreve Enio Pontes.
A invenção da membrana será uma das inovações apresentadas na Conferência Internacional das Tecnologias das Energias Renováveis (Citer), que ocorre de 3 a 5 de junho, em Teresina (PI).
A conferência reunirá 180 palestrantes de diversos países, em 45 painéis de formato híbrido (participações presenciais e remotas). A expectativa dos organizadores é que a conferência receba 10 mil pessoas, inclusive empresários que possam se interessar pela produção industrial da membrana criada na UFC e outras inovações brasileiras.
A entrada é gratuita. Além de empresários, pesquisadores e especialistas em energia renovável esperam atrair público leigo que possa ter interesse por ciência. “Nós precisamos dar acesso à população sobre a produção científica, para colaborar com a conscientização sobre a importância da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento do país e para o desenvolvimento da humanidade”, defende Ana Paula Rodrigues, presidente do Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente e uma das idealizadoras da conferência.
Edição: Aline Leal
Taxação de 20% foi incluída em projeto de lei sobre estímulo à produção de veículos menos poluentes. 
Medida foi tomada após diversas candidatas alegarem que o governo estadual descumpriu anterior que proibiu a restrição de 10% das vagas para mulheres, que devem concorrer entre as vagas de ampla concorrência. 
Com isso, detentos do semiaberto não poderão visitar família em feriados e datas comemorativas. A saída para estudos e trabalho continua permitida.
Programa visa aumentar a eficiência das indústrias do país e também atrair investimentos
Ministro adianta que o governo editará apenas um ato para aumentar a arrecadação e que a medida não dependerá do Congresso.
Cada família irá receber o valor de R$ 5.100 por meio de uma conta na Caixa. Segundo ministro Paulo Pimenta, pagamento deve ocorrer dentro de 48 horas. 
Programa Dignidade Menstrual, lançado neste ano pelo governo federal, visa beneficiar pessoas, com idades entre 10 e 49 anos, que não têm acesso ao item durante o ciclo menstrual.
Parlamentares analisariam hoje 17 vetos presidenciais, mas houve acordo para adiar a votação de sete, que deverão ser apreciados na próxima sessão do Congresso, ainda sem data definida.
Entidade internacional realiza a primeira conferência sobre abuso online nesta quarta (29), junto com representantes das federações de rugby, tênis e futebol, além da ministra de esportes da França.
A estreia da seleção brasileira será no dia 14 de setembro contra Cuba. A equipe comandada por Marquinhos Xavier está no Grupo B, que também conta com Croácia e Tailândia.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com