segunda-feira, outubro 7, 2024
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Obras da Linha 6-Laranja podem atrasar mais de mil dias, diz empresa

São Paulo — Um relatório divulgado no início de março deste ano, pela Linha Universidade, concessionária responsável pelas obras da Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo, revela o atraso de 1.096 dias  – o equivalente a 3 anos – na entrega do projeto que irá ligar a zona norte ao centro, passando também pela zona oeste da capital paulista.

No documento, a empresa diz que a obra tem atrasos na construção de algumas estações por conta de problemas não previstos nos estudos geológicos. Por causa dessas alterações, a Linha Universidade afirmou ter que buscar “soluções de engenharia para avançar”.

Segundo a concessionária, estudos estão sendo realizados para diminuir esse tempo de atraso estipulado em mais de três anos.

A previsão anterior era de que a obra fosse concluída até 2025. Com o novo adiamento, a expectativa é que até 2028 a linha seja entregue.

A Linha Universidade afirma que o governo estadual está ciente do prolongamento do prazo e que também analisa um reequilíbrio do contrato de concessão que incluiria os novos gastos.

O empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) firmada com o Governo do Estado em Outubro de 2020 e que estabelece um contrato de 24 anos entre a construção e operação. O plano é que, ao estiver pronta, a Linha 6-Laranja deve transportar cerca de 600 mil pessoas por dia.

O Metrópoles procurou a Secretaria de Parcerias em Investimentos a respeito do assunto, mas ainda não obteve resposta até esta publicação. O espaço segue em aberto.

Cratera em condomínio

No último dia 20, as obras dessa mesma linha provocaram a abertura de uma cratera em um condomínio, na Avenida Ministro Petrônio Portela, na zona norte de São Paulo. O conjunto residencial fica próximo à futura estação Itaberaba – Hospital Vila Penteado.

Na ocasião, a concessionária afirmou que o local já era monitorado por causa da “condição atípica do solo e sua interface com as escavações do túnel com a tuneladora Norte” e por isso estava isolado no momento que a cratera se abriu. Não houve vítimas.

Em março deste ano, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) esteve na região para anunciar a chegada do tatuzão (como as tuneladoras são chamadas) ao local.


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O equipamento, com 10,61 metros de diâmetro e 2 mil toneladas de peso, vai ligar a estação Itaberaba às demais estações da linha. As obras para a passagem do metrô acontecem a 68m de profundidade, segundo o site da concessionária.

Praça Charles Miller

As obras da linha 6-Laranja já provocaram a interdição de um trecho da Praça Charles Miller, no Pacaembu, na região central de São Paulo. O local ficou isolado entre o dia 8 de março e o início de abril.

À época, um comunicado entregue a moradores e comerciantes do entorno dizia que a interdição se dava “por motivos de segurança”.

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