segunda-feira, outubro 7, 2024
NoticiasPolitica

Concentração de força dos partidos tem lado bom e lado ruim; veja vídeo

A paisagem partidária no Brasil dá alguns sinais de concentração de forças num conjunto relativamente restrito de legendas. Uma reportagem dos jornalistas Ranier Bragon e Gustavo Queirolo na Folha mostrou que o país tem 29 partidos em atividade, mas são 7 os que mandam de verdade: PT e PL –no governo e na oposição– além de União Brasil, PSD, MDB, PP e Republicanos.

Esse grupo é protagonista de eleições nacionais e municipais, dá as cartas no Congresso Nacional e domina o dinheiro do fundo eleitoral, que é usado para preservar a força que esse consórcio já tem.

O quadro tem um lado positivo e outro negativo. A visão otimista é a consolidação de um número limitado de legendas –algo que vem sendo perseguido com medidas como o fim das coligações em eleições para o Legislativo e a implementação da cláusula de desempenho.

Reduzir a pulverização dos partidos é visto como algo necessário para racionalizar o sistema político, limitar barganhas e simplificar a atividade de governar –uma vez que menos partidos significam uma negociação política menos trabalhosa.

Além disso, um cenário menos caótico também ajuda a diminuir o custo do próprio eleitor na hora de votar e julgar o desempenho dos políticos.

A parte complicada é que a força se concentra em algumas legendas que têm uma identidade política pouco clara, com um comportamento geralmente fluido entre governismo e oposição.

São características que refletem um incentivo para uma atuação focada no aumento da influência sobre a distribuição da verba pública –e que envolvem principalmente os partidos do centrão.

Veja vídeo da análise de Bruno Boghossian.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com