segunda-feira, outubro 7, 2024
Tecnologia

Ceará: universidade desenvolve tecnologia para captar hidrogênio verde – agenciabrasil.ebc.com.br

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Laboratório de Mecânica da Fratura e Fadiga (LAMEFF) da Universidade Federal do Ceará (UFC) criou tecnologia mais barata e renovável para extrair hidrogênio verde, considerado uma fonte energética alternativa aos combustíveis fósseis, como petróleo e carvão, que provocam aquecimento global.
Em pesquisa de doutorado no Programa de Engenharia e Ciências Materiais da UFC, o físico Santino Loruan criou uma membrana de quitosana para uso em eletrolizadores que separam na água (H2O) as moléculas de hidrogênio do oxigênio. O hidrogênio vira gás combustível e pode ser usado como fonte de energia.
A membrana de quitosana é feita a partir da casca de camarão ou de caranguejo, fartamente encontrada no litoral brasileiro, e substitui uma membrana sintética (nafion) importada e de custo mais elevado. Diferente da membrana nafion, a membrana de quitosana não polui o ambiente quando descartada.
Na pesquisa, o eletrolizador foi ativado com uso de energia limpa (energia solar), o que tornou todo o processo ambientalmente sustentável e por isso o combustível gerado é chamado de “hidrogênio verde”. Ao ser gerado por energia solar, o hidrogênio se torna um vetor energético de fonte limpa.
Conforme o engenheiro Enio Pontes de Deus, coordenador do LAMEFF e orientador de Santino Loruan, “o hidrogênio, na verdade, não tem cor nenhuma. É um gás inerte e incolor, o elemento mais abundante na atmosfera. Ele é verde porque é obtido com fonte renovável.”
A membrana de quitosana foi patenteada pela Universidade Federal do Ceará. “Nós patenteamos essa membrana. Hoje ela é um produto, uma tecnologia nacional, que entra no mercado, e passa a competir com outras membranas”, descreve Enio Pontes.
A invenção da membrana será uma das inovações apresentadas na Conferência Internacional das Tecnologias das Energias Renováveis (Citer), que ocorre de 3 a 5 de junho, em Teresina (PI).
A conferência reunirá 180 palestrantes de diversos países, em 45 painéis de formato híbrido (participações presenciais e remotas). A expectativa dos organizadores é que a conferência receba 10 mil pessoas, inclusive empresários que possam se interessar pela produção industrial da membrana criada na UFC e outras inovações brasileiras.
A entrada é gratuita. Além de empresários, pesquisadores e especialistas em energia renovável esperam atrair público leigo que possa ter interesse por ciência. “Nós precisamos dar acesso à população sobre a produção científica, para colaborar com a conscientização sobre a importância da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento do país e para o desenvolvimento da humanidade”, defende Ana Paula Rodrigues, presidente do Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente e uma das idealizadoras da conferência.
Edição: Aline Leal
O veículo foi abordado e levado para a Superintendência da Polícia Federal no Rio, onde os policiais localizaram a droga escondida em meio a uma carga de produtos plásticos.
Alimentos com boas condições nutricionais, mas fora dos padrões estéticos para venda deixam de virar lixo e são doados à Comlurb, que os leva até o banco, onde são montados kits para distribuição.
Na avaliação do presidente da Fundação BN, Marco Lucchesi, o passo mais fundamental será compreender e reorientar a reconstituição dos grandes acervos que tenham sido atingidos.
Para especialistas, o Brasil deve buscar tirar proveito da disputa entre China e EUA, sem se indispor com ambos, para não sofrer retaliações por causa de sua dependência das duas potências. 
Prisões desta sexta-feira foram feitas em nova investigação envolvendo ameaças contra o ministro e familiares. Em 2023, Moraes e o filho foram alvo de hostilidades no Aeroporto de Roma.
O episódio ocorreu na véspera de Natal em 2022. Um caminhão-tanque estava estacionado nos arredores do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, com material explosivo em seu interior.
Presidente da empresa destaca papel da filatelia no registro da história, ao lançar selos com temas como a COP-30, que põe o Brasil no centro do mundo quando o país reconstrói sua imagem no cenário internacional.
De acordo com o requerimento que pede a Comissão Parlamenta de Inquérito, 65 crianças de até 1 ano morreram nos hospitais do DF nos 60 primeiros dias deste ano.
Plataformas teriam violado regulamento de proteção de dados. A empresa Meta nega a infração e diz que respeita a privacidade dos usuários.
Pedido de destaque feito pelo ministro Nunes Marques interrompeu o julgamento da legalidade de norma do Conselho Federal de Medicina quando o placar estava em 1 a 1.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com