segunda-feira, outubro 7, 2024
Tecnologia

Temos novidades sobre o próximo Ubuntu e o Linux Mint 22! – Blog Diolinux

No Diolinux News de hoje, temos novidades sobre o Ubuntu 24.04 LTS, uma ferramenta clássica do Linux chegando ao Windows, o fim no VS Code em Ubuntu antigo, Linux Mint 22 e muito mais! 
Se você já utilizou o terminal do Linux, deve conhecer o sudo. Ele é utilizado para conseguir rodar comandos com privilégio de administrador, uma ferramenta popular do Linux. Parece que no futuro será possível utilizar o sudo no Windows também.
O comando foi encontrado no beta do Windows 11 Server, aparentemente liberado por acidente pela Microsoft. Apesar disso, não sabemos quando, nem se o comando virá nas versões estáveis do Windows, muito menos se seria exclusivo para Windows Server.
Ainda falando no Windows, uma das novidades do Windows 8 era o novo instalador do sistema. Quase 12 anos se passaram e ele permaneceu o mesmo até o Windows 11. Ao menos agora.
Quem é membro do Windows Insider Canary, já consegue instalar o sistema utilizando o novo instalador, mas as mudanças não são grandes. Agora o fundo é branco em vez de roxo, e a opção de “reparar o seu computador” foi para o meio da tela, logo abaixo do botão de “Instalar o Windows 11”. As janelas do instalador seguem com o visual do Windows Vista Home Basic.
Após um mês desde a última temporada, o Diocast voltou! Na quinta-feira passada, Raul, Dio e Eddie se reuniram para um papo sobre segurança no Linux. O episódio já está disponível para assistir no canal Diolinux Labs, quem prefere apenas áudio, pesquise por Diocast em qualquer plataforma de podcast.
A partir deste episódio, o Diolinux News começa a ser distribuído em áudio junto ao Diocast, para quem gosta de ouvir podcasts enquanto faz outras coisas.
É desenvolvedor e ainda utiliza o Ubuntu 18.04? Se você depende do VS Code para trabalhar, notícias um tanto preocupantes: a Microsoft atualizou seu editor de códigos para utilizar a biblioteca glibc a partir da versão 2.28, mas o Ubuntu 18.04 utiliza o glibc 2.27.
A mudança não é imediata, após reação negativa da comunidade, a Microsoft anunciou que o VS Code manterá versões antigas por pelo menos mais 12 meses – o bastante para migrar à nova versão LTS deste ano.
Falando no Ubuntu 24.04, ele pode chegar com o kernel Linux na versão 6.8. Era esperado o kernel 6.6, já que ele também tem prazo maior de manutenção, mas os desenvolvedores da Canonical estão testando o 6.8, que só deve ser lançado em março.
No blog do Linux Mint foi anunciado que dezembro, como de costume, foi um mês de grande volume de doações para o projeto, com 751 pessoas contribuindo num total de 24 mil dólares. Em janeiro, a comunidade manteve o apoio, com 633 doações.
Também contaram novidades sobre o sistema, o Linux Mint 20.3 recebeu melhorias para conseguir atualizar com mais facilidade para a série 21 e agora está disponível para baixar a ISO EDGE do Linux Mint 21.3 com o kernel 6.5.
O Linux Mint 22 pode estar longe de ser lançado, mas já sabemos um pouco sobre ele. Seguindo a tradição de ter um nome feminino conforme a ordem alfabética, vai se chamar Wilma (apesar do som de V, é escrito com W).
Além disso, o Cinnamon receberá uma ferramenta chamada Organizador de Ações do Nemo, organizando suas Ações em submenus, ideal para quem já está acumulando várias Ações diferentes. Não temos data oficial para o lançamento do Linux Mint 22, em anos anteriores, foi principalmente entre junho e julho.
Para quem gosta de customizar o sistema, o pacote de ícones Papirus é um dos mais populares do mundo Linux. Recentemente, recebeu uma atualização com mais de 50 ícones novos. Entre eles, Solaar, o utilitário para dispositivos da Logitech, o monitor de atividades Mission Center e a versão beta do Thunderbird. Além disso, atualizaram os nomes e symlinks de alguns arquivos.
O OBS Studio 30.1 chegou no estágio beta, sua grande novidade no Linux é a compatibilidade com o PipeWire. Além disso, essa versão tem melhorias no suporte para AV1, no HDR e algumas outras novidades para os usuários de Windows. Não sabemos uma data de lançamento, mas deve ser em breve.
Gosta de Final Fantasy e está de olho no lançamento do Final Fantasy 7 Rebirth? Relembre o original!
Em Final Fantasy 7, você assume o papel de Cloud, um ex-integrante da SOLDIER, agora membro do grupo rebelde AVALANCHE que busca proteger o planeta de uma megacorporação. Ele está com 60% de desconto no Steam, custando R$ 8. Roda no Linux pelo Proton, a camada de compatibilidade da Valve, com ranking Platina no ProtonDB.
Receba notícias semanais sobre o que acontece no mundo da tecnologia e do open source, inscreva-se na nossa newsletter.
Hospedado com ❤️ na Hostinger
© Diolinux 2024

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com