terça-feira, outubro 8, 2024
Tecnologia

Cocreator do Paint para Windows 11 vai exigir NPU e conta Microsoft – Tecnoblog – Tecnoblog

Cocreator no Paint é uma IA que gera imagens detalhadas a partir de instruções do usuário, mas requer um Copilot+ PC para funcionar
O Paint é o editor de imagens nativo do Windows, mas raramente é usado para trabalhos elaborados por ser muito simples. Eis então que a Microsoft implementou uma inteligência artificial (IA) para “turbinar” a ferramenta no Windows 11. Só há um porém: o Cocreator, como é chamado, requer uma NPU e uma conta Microsoft.
O Cocreator é uma tecnologia de IA generativa, para ser exato. O recurso gera automaticamente uma imagem a partir da descrição feita pelo usuário, ou seja, utiliza prompts, em uma dinâmica que lembra ferramentas como Dall-E e Midjourney.
Também é possível usar o Cocreator para gerar imagens detalhadas a partir de esboços. No vídeo de demonstração mais abaixo, é possível ver a ferramenta criando uma imagem de uma cadeira e um guarda-sol na praia a partir de um desenho feito pelo usuário no Paint.
Pode-se ainda definir o estilo visual do resultado, fazendo a imagem ter um efeito 3D ou remeter a uma pintura em aquarela, por exemplo.
Em resumo, as possibilidades de uso do Cocreator no Paint do Windows 11 são variadas. Mas há um preço a se pagar por isso.
O que temos visto até o momento em IA generativa são aplicações baseadas na internet. Mas recursos como o Cocreator foram idealizados para funcionar de modo local (offline), tanto quanto possível. Não surpreende a Microsoft ter confirmado que a ferramenta exigirá uma NPU.
Tem mais: é preciso que essa NPU tenha 40 TOPS de capacidade ou mais. É sempre válido lembrar que 1 TOP corresponde a 1 trilhão de operações por segundo. Trata-se de um parâmetro que vem sendo usado para mensurar a capacidade de execução de tarefas de IA por um chip.
Por conta dessa exigência, O Cocreator do Paint só funcionará em computadores que fazem parte da categoria Copilot+, que são aqueles que atendem aos requisitos mínimos de hardware necessários para a execução local de tarefas de IA no Windows 11.
O detalhe que mais chama a atenção é a exigência de que, mesmo atendendo ao requisitos necessários para execução local de IA, o Cocreator só funcione se o usuário estiver conectado à internet e tiver feito login com a sua conta na Microsoft.
Em uma página de ajuda do Windows 11, a companhia explica:
O recurso requer uma Unidade de Processamento Neural (NPU) para gerar imagens localmente em seu computador. Não há restrições sobre quantas imagens você pode gerar. Porém, para usar o Cocreator, você deve usar sua conta da Microsoft e ter conexão à internet para acessar serviços de nuvem que garantem o uso seguro da IA.
Seja como for, a expectativa é a de que o Cocreator seja liberado no Paint quando o Windows 11 24H2 for lançado oficialmente, o que deve acontecer a partir do próximo trimestre. É possível que, na ocasião, o Cocreator passe a se chamar Image Creator (Criador de Imagem, em tradução livre).
Receba mais sobre Microsoft Paint
Comentários com a maior pontuação
A minha dúvida para isso e vários outras funções de IA que virão, será possíveis e compatíveis com quem tem alguma placa de vídeo Nvidia RTX, que tem NPU superior as apresentadas por esses novos processadores da Intel, AMD e Snapdragon?
Ou vão criar uma “falsa demanda” obrigando a ter esses processadores para ter esses recursos
Só criando falsa demanda mesmo. Investiram horrores em IA achando que todo mundo iria vender a alma pra ter os recursos. Não teve demanda. Agora estão forçando isso nos usuários.
Como todas essas novidades estão girando em torno do Windows ARM e processadores da Qualcomm, não creio que os softwares nativos vão ter essa compatibilidade logo de cara. Entretanto, no futuro isso deve existir, já que Nvidia, AMD e Intel são grandes parceiras da Microsoft. Então é aguardar.
Minha dúvida também: quem tem Desktop com RTX vai entrar na categoria Copilot+?
compatíveis com quem tem alguma placa de vídeo Nvidia RTX
Eu ficaria feliz de usar o NPU de um CPU… eu é que não quero minha 3060 12GB consumindo 185W toda hora… imagina o Recall numa 3060… a conta de luz triplica. hahaha
Mas o processamento de IA seriam realizados pelos RT cores, uma RTX 3060 com seus 3584 CUDA cores, tem “apenas” 24 RT cores (NPUs?), pode até ter um consumo moderado, mas não sei se seria o consumo de um jogo com texturas em 4k, DLSS, Ray Tracing e varias outras tecnologistas sendo executadas ao mesmo tempo.
Minha dúvida também: quem tem Desktop com RTX vai entrar na categoria Copilot+?
Fui pesquisar e encontrei esse artigo no blog da Microsoft:
In the future we expect to see devices with this silicon paired with powerful graphics cards like NVIDIA GeForce RTX and AMD Radeon™, bringing Copilot+ PC experiences to reach even broader audiences like advanced gamers and creators
Vamos ver quanto tempo esse futuro vai chegar
Mas o processamento de IA seriam realizados pelos RT cores
Então, minha RTX 3060 já consome entre 15 e 25W em idle… (só desktop)
O futuro do Windows é a IA?
Compartilhe
© Mobilon Mídia 2005 – 2024.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com