terça-feira, outubro 8, 2024
Tecnologia

Alexa com IA: Amazon estaria com dificuldades para tornar assistente mais inteligente – Olhar Digital

Segundo informações do site Fortune, a próxima versão da Alexa, que a Amazon pretende lançar integrando novos recursos de IA generativa, está sofrendo para assimilar corretamente os recursos que precisa para ser aprimorada.
Leia mais:
“Nenhuma das fontes com quem a Fortune conversou acredita que Alexa está perto de cumprir a missão da Amazon de ser a melhor assistente pessoal do mundo, pretendida por Jeff Bezos”, diz a reportagem.
“A Alexa arrisca se tornar uma relíquia digital com uma história pequena – a de uma tecnologia potencialmente revolucionária que ficou presa no jogo errado”, continua o texto.
A reportagem baseia-se em entrevistas com mais de uma dúzia de ex-funcionários, que contaram histórias de disfunções organizacionais combinadas com desafios tecnológicos que levaram a empresa a encontrar percalços na corrida para dominar a IA.
A Amazon respondeu a essas alegações dizendo que os detalhes fornecidos pelos funcionários estavam desatualizados e não refletiam o estado atual do modelo de linguagem de IA que está sendo integrado na nova Alexa.
O problema, contudo, é que a Alexa mais conversacional e contextualmente consciente que a empresa demonstrou em seu evento de hardware no outono do ano passado ainda não foi lançado além de uma prévia limitada.
Ainda de acordo com relatórios da Fortune, embora a Amazon possa eventualmente lançar uma Alexa melhor baseada em LLM, ela não chegará nem perto do que poderia ter sido.
Muitos dos ex-funcionários entrevistados pela Fortune disseram que saíram em parte porque acreditavam que a nova Alexa nunca estaria pronta ou já seria ultrapassada pelos concorrentes se e quando fosse lançada.
Sua maior fraqueza, em comparação com empresas como a OpenAI e seu ChatGPT, é que ela precisa “navegar em uma pilha de tecnologia existente e defender um conjunto de recursos existente”, conforme relatos dados para a Fortune.
Por sua vez, a Amazon afirma que continua comprometida com o crescimento do seu assistente de voz. “Nossa visão para Alexa permanece a mesma: construir o melhor assistente pessoal do mundo”, disse Kristy Schmidt, porta-voz da Amazon, ao The Verge, em resposta ao artigo da Fortune.

Assista a filmes e séries
Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com