terça-feira, outubro 8, 2024
NoticiasPolitica

Governo Lula discute transferência de hospitais federais para o Rio de Janeiro

O governo voltou a discutir a possibilidade de transferir a administração direta dos seis hospitais federais localizados no município do Rio de Janeiro, em decisão que passaria por passar o comando dessas unidades para a prefeitura ou para a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), vinculada ao Ministério da Saúde.

Os hospitais federais do Rio de Janeiro são Andaraí, Bonsucesso, Cardoso Fontes, Ipanema, Lagoa e Servidores do Estado.

Para integrantes do Ministério da Saúde, não faz sentido haver hospitais sob a gestão da União. A transferência também não precisaria esperar o fim das eleições, segundo técnicos da pasta.

No entanto, há alguns entraves que retardam o processo, como a greve nos hospitais e a necessidade de encontrar uma solução para servidores, que não poderiam ser “desfederalizados”.

Uma possibilidade estudada é adotar um modelo semelhante ao do GHC (Grupo Hospitalar Conceição), no Sul do país, que tem regime de empresa pública e não está sob administração direta da União, ainda que vinculado ao Ministério da Saúde.

Procurado, o município do Rio de Janeiro disse estar “está disponível para apoiar a gestão destas unidades, caso o Ministério da Saúde considere necessário.”


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com