segunda-feira, setembro 23, 2024
Tecnologia

Como fazer backup do Linux no Google Drive de forma fácil – Blog Diolinux

Sabia que dá para fazer backup do Linux no Google Drive, incluindo todos os seus arquivos pessoais e manter atualizado de forma automática? Isso é muito mais fácil do que parece com Déjà Dup Backups, o programa que vamos apresentar hoje.
Provavelmente você já deve encontrar o Déjà Dup Backups no repositório ou loja de aplicativos da sua distro Linux, ele também está no Flathub, mas se sua distro não for compatível com o formato Flatpak, siga nosso tutorial, ele é simples, fácil e de tá acesso a uma das maiores e mais fáceis lojas de aplicativos do mundo Linux.
Ao abrir o Déjà Dup Backups pela primeira vez, você tem duas opções: “Criar seu Primeiro Backup” e “Restaurar de um backup anterior”, para este tutorial, vamos clicar na primeira. Agora devemos definir quais são as pastas para fazer o backup, por padrão, ele já vem configurado para fazer o backup da sua pasta pessoal, ignorando a Lixeira e a pasta de downloads. Tudo isso pode ser mudado, você consegue selecionar qualquer pasta do seu computador, ou fazer o backup de apenas algumas que considera mais importantes, como, por exemplo, a de documentos e de fotos. Lembre-se que o armazenamento do Googe Drive é limitado, ainda mais na versão gratuita.
Na página seguinte, escolhemos onde desejamos armazenar o nosso backup do Linux, por padrão ele já vem com o Google Drive selecionado, mas o Déjà Dup também é compatível com o Microsoft OneDrive, além de servidores de rede, ou então você pode salvar o backup numa pasta pessoal, algo que só é realmente útil se for usar algum HD externo, ou em outros casos mais específicos. Se escolher o Google Drive ou o OneDrive, não se esqueça de garantir que há espaço o bastante para armazenar seus arquivos.
O Déjà Dup pode perguntar se você deseja criptografar seu backup com senha, se optar por isso, você pode querer anotar a senha, pois ela é irrecuperável. Agora, o Déjà Dup já vai começar a fazer o backup do Linux, isso pode demorar um pouco, conforme a quantidade de dados.
Após concluir o primeiro backup, o Déjà Dup mostrará uma página onde você pode escolher automatizar uma rotina de backups, ela também informa a data do backup mais recente e tem uma aba para você restaurar algum backup anterior, ou até mesmo algum arquivo específico.
Você pode personalizar o Déjà Dup para ele funcionar de forma mais conveniente para você. Clique no menu hamburguer, no canto superior direito e em Preferências:
Pronto, você já tem um backup do Linux para Google Drive configurado! Se quiser conhecer outra aplicação que funciona de forma similar para comparar qual supre melhor suas necessidades, conheça o Ochotona Backups!
Hospedado com ❤️ na Hostinger
© Diolinux 2024

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com