sexta-feira, setembro 20, 2024
Tecnologia

Windows 11 estaciona e versão mais recente do Windows 10 continua a crescer – Tecnoblog – Tecnoblog

Pesquisa mostra que Windows 10 21H2 vem sendo adotado a uma velocidade maior que Windows 11; fim de suporte pode ser a explicação
O crescimento do Windows 11 em seus primeiros meses parece ter atingido um teto. De acordo com uma pesquisa, 19,4% dos computadores rodam a versão mais recente do sistema operacional, número praticamente idêntico ao do mês passado. As atualizações do Windows 10, por outro lado, parecem ir muito bem. A versão 21H2 é a líder, com 28,5% das máquinas.
Os números para o Windows 11 não eram muito diferentes em fevereiro de 2022. Na ocasião, o sistema respondia por 19,3% das máquinas. O crescimento, portanto, foi de apenas 0,1 ponto percentual. Quase nada.
Entre todas as versões, ele ocupa o terceiro lugar. Os dois primeiros vão para as versões mais recentes do Windows 10.
A 21H2, mais recente, teve um crescimento expressivo. Ela foi de 21% para 28,5%.
Assim, ela tomou o lugar da 21H1, segunda mais recente, que caiu de 27,5% para 26,5%.
Completando a pesquisa, temos 25% rodando versões mais antigas do Windows 10 e 0,6% com builds de teste do Windows 11, como parte do programa Insider.
Como nota o XDA-Developers, uma parte do crescimento do Windows 10 21H2 parece ter vindo de usuários da versão 20H2, que caiu de 17,9% em fevereiro para 10,8% em março.
Existe uma boa explicação para isso. A Microsoft encerrará o suporte oficial à 20H2 em maio. Por isso, a empresa vem dando um jeitinho de atualizar automaticamente os computadores para a versão mais recente.
O Windows 11, por sua vez, praticamente parou de crescer entre um mês e outro, e há algumas boas hipóteses.
A principal delas é que nem todos os computadores cumprem os requisitos mínimos para o novo sistema operacional. Outro ponto é que a atualização é opcional, então muita gente deve estar deixando isso para depois.
A tendência, porém, é que o Windows 11 volte a crescer nos próximos meses. Quem comprar um PC novo deve receber um aparelho já com o sistema operacional, aumentando a base instalada.
Além disso, observa o XDA-Developers, a Intel não lançou novos processadores de laptop no segundo semestre de 2021, o que pode ter levado alguns usuários a esperarem um pouco para trocar de equipamento.
A pesquisa foi feita pela AdDuplex, uma empresa que fornece framework de propaganda para apps. Cerca de 5 mil apps usam seu kit de desenvolvimento. Geralmente, a pesquisa envolve 60 mil computadores. É uma amostra pequena, mas pode servir para acompanhar tendências.
Com informações: XDA-Developers.
Receba mais posts do TB
Comentários com a maior pontuação
Quando sair o Windows 12, aí talvez eu atualize (incluindo a BIOS)
Eu chutaria que o fato do pessoal ter se dado conta que o sistema está praticamente em beta não seria um bom motivo pra ter estacionado.
E é interessante que eles dividem os usuários do Windows 10 nas várias versões.
Mas de acordo com o gráfico do AdDuplex (que pegou dados de provavelmente uns 60.000 máquinas), 80% dos usuários estão em alguma versão do Windows 10:

O Windows 11 só crescerá se a MS afrouxar um pouco os requisitos mínimos para o sistema…
Provavelmente so irei atualizar em outubro ou depois.
Uma duvida que eu tenho é se possui algum limite de tempo pra fazer essa atualizacao gratis?
Ué windows 7, não é mais seguro o 11 tem requisitos que obriga a comprar uma nova máquina, isso é muito lógico na verdade.
A principal delas é que nem todos os computadores cumprem os requisitos mínimos para o novo sistema operacional. Outro ponto é que a atualização é opcional, então muita gente deve estar deixando isso para depois.
Faltou dizer que a gente gosta de poder ter um navegador padrão diferente do edge, ter um menu inicial funcionando e um sistema estável no qual a Microsoft já deixou de fazer as burradas faz tempos…
Estranho que não entrou nenhum outro windows alem do 10 e o 11 nesse gráfico aí
Incrível o unopolio da Intel.
Tomara se popularize processadores em Arm-v e outras tecnologias galácticas !
Eu mesmo não atualizo por que o processador do notebook não é compatível. Ai é difícil os números subirem…
Sei que existem formas não oficiais de instalar, mas nem pretendo forçar
Já esperava, esse Windows ainda é um beta todo capado e com altos requerimentos. Eu não sei os mais leigos, mas acredito que uma boa parcela dos power users que atualizaram do Windows 10 para o 11 já voltaram para o 10, como eu. Baseado nos relatos que leio no Reddit, esse Windows não pegou não, todo dia alguém reclama de algum recurso ou função removido.
Eu vejo que dei muita sorte de meu notebook comprado no fim de outubro ainda ter vindo com o Windows 10 instalado :raised_hands:
Eu imagino que seja por causa do método e da população que foi utilizada para conseguir os dados.
De acordo com o XDA:
As usual, this data is collected from roughly 5,000 apps that are using the AdDuplex SDK v.2 for their advertising framework. While this month’s results don’t come with a sample size, but it’s usually been around 60,000 PCs. That’s a small sample size all things considered, but it does allow us to observe the trend in growth and decline of specific Windows versions. The results were collected on March 29.
Eu não conheço esse SDK, mas pode ser que ele não tenha suporte para outros Windows além do 10 e do 11.
Uma outra visão agora considerando todos os Windows (só deixei visível os 3 mais usados, então a soma não vai a 100%), Windows 11 segue perdendo em uso para o 7 e só tem uns 8,5% de uso.

Eu sinceramente acho que é algo natural e esperado, visto que a maioria dos usuários não são power users e, ou não tem notebook com TPM e etc, ou não vai saber forçar uma atualização. Ainda que mesmo os que forçaram, a Microsoft tem colocado certa limitações tento mitigar esse tipo de instalação.
Então assim, ela como empresa, com estudos de mercado, conhecendo o comportamento do mesmo e dos clientes, de fato já esperava que o crescimento seria mais lento.
Agora, falar que é porque o sistema é beta, é bugado, sei não… Dos “usuários comuns” que conheço, todos aqueles em que o notebook recebeu atualização direta pelo Windows Update, fizeram e tem usado sem problemas, eu inclusive.
tenho o Windows 11 num SSD em escanteio aqui … só vou usar quando de fato liberarem os Android apps só pra usar streaming pq acho um saco ser refém de navegador pra acessar a maioria dos streamings e também me interessa o Explorer com abas
(se bem que pode até ser que futuramente eu concentre isso na TV, aí o W11 perde total utilidade pra mim kkkk)
Windows 11 aqui está igual manteiga, raras vezes dá um lag no sistema inteiro esquisito
Só não volto pro Windows 10 pelo design coerente do 11.
Com os requisitos mínimos pra instalar o sistema não sei qual o espanto, e em países subdesenvolvidos como o nosso vai demorar uns bons anos pra maioria das maquinas atingir os requisitos…
O Windows 11 não aumenta porque é muito ruim. Eu comprei um PC novo da Dell I5 e é muito lento, demora iniciar. Ja baixei todos os drivers diponiveis na DELL e todas as atualizações do Windows. Meu PC antigo da HP i3 (9 anos de uso) com o Windows 8.1 é mais rápido.
Comprou com HD ou SSD?
A pergunta de ouro! E for SSD já sabemos que algo não esta certo e não é culpa do SO.
Como não, há uns meses o w11 tinha bug com ssd
Esse Windows 11 é uma grande porcaria, usei essa bomba por meses desde que foi lançado em beta, mas o bagulho fica pior a cada atualização, até que não aguentei mais e voltei pro Windows 10, só depois que voltei pro 10 foi que percebi o quão ruim é o 11.
Provavelmente a Microsoft vai matar essa porcaria e partir pro 12, porque esse 11 não tem remendo que resolva.
É proibido, mas se quiser pode
Compartilhe
© Mobilon Mídia 2005 – 2024.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com