segunda-feira, outubro 7, 2024
Tecnologia

Linux Mint 22 Beta: distro adota novos padrões técnicos – Blog Diolinux

Este ano, o Linux Mint está trocando de edição pela primeira vez desde 2022. Baseado no Ubuntu 24.04 LTS, a versão beta do Linux Mint 22 já reflete quase tudo o que o sistema deve entregar em seu lançamento final. Baixamos a distro e hoje conheceremos as principais novidades anunciadas para esta edição que encontramos na beta.
Sendo baseado na última LTS do Ubuntu, ao instalar a versão final do Linux Mint 22, quando ela for lançada, você terá atualizações de segurança garantidas até 2029. Ele traz como kernel, a versão 6.8, bastante recente, com alta compatibilidade a novos hardwares.
Tipicamente uma distro conservadora, o Linux Mint 22 está quebrando paradigmas adotando novas tecnologias, como o servidor de áudio Pipewire, temas com suporte ao GTK4, compatibilidade com imagens JXL pelo Pix, além da biblioteca libsoup atualizada para a versão 3.
O Thunderbird segue disponível nativamente no formato .deb, agora mantido pela equipe do Mint, não seguindo a mudança do Ubuntu para Snap. Outro software que também está sendo mantido pelos desenvolvedores é a versão do Contas Online do GNOME 46, portado de GTK 4 para GTK 3 para continuar funcionando corretamente em outras interfaces gráficas como o Cinnamon.
Segundo os desenvolvedores, a loja de aplicativos está mais rápida, com melhor suporte a atividades paralelas. Além disso, por padrão, flatpaks não verificados não são mostrados por ela, precisando alterar as configurações da loja para permiti-los. Embora dessa forma, reduza o número de opções de aplicativos, é uma medida de segurança razoável.
Com a descontinuação do Hexchat, o Linux Mint mudou seu canal de comunicação com os desenvolvedores para um cliente do Matrix. O Matrix é um protocolo aberto similar ao IRC do Hexchat, mas com suporte a tecnologias modernas, proporcionando uma experiência a um nível próximo ao Discord.
Para utilizar o Matrix, é necessário abrir uma conta, o cliente para o Mint trata-se claramente em um Web App baseado no Firefox.
Outra grande novidade do Linux Mint 22 é o Cinnamon 6.2, a mais nova edição da interface gráfica. Ele não conta com tantas novidades, dentre elas, uma interface para organizar os Nemo Actions, uma ferramenta similar ao Nautilus Script
Ainda para o Cinnamon, melhoraram o suporte ao Wayland, a integração com os Spices, e o monitoramento em applets de VPNs e baterias. Algumas outras novidades para o Linux Mint 22 incluem:
Já testou o Linux Mint 22 Beta? Quais foram as suas impressões? Conte para a gente pelos comentários e interaja com a comunidade do fórum Diolinux Plus!
Hospedado com ❤️ na Hostinger
© Diolinux 2024

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com