segunda-feira, outubro 7, 2024
Tecnologia

Windows 10 deixa de ser vendido pela Microsoft após sete anos no mercado – Tecnoblog

A Microsoft cortou as vendas do Windows 10 nesta terça-feira (31); o sistema operacional ainda será atualizado por alguns anos
Depois do lançamento do Windows 11, a Microsoft está reforçando o uso da versão mais recente do sistema operacional. A empresa parou de vender licenças do Windows 10 nesta terça-feira (31), mas manteve a ativação da versão anterior. Felizmente, o software ainda vai receber atualizações por bastante tempo.
O alerta do encerramento da comercialização do sistema deu as caras no site da própria Microsoft.
De acordo com o aviso que já foi retirado do ar, 31 de janeiro de 2023 foi o último dia para adquirir uma cópia digital do Windows 10. Depois, nesta quarta-feira (1), a empresa passou a redirecionar as páginas do Windows 10 Home e Pro para a página do Windows 11.
Tudo isso sete anos após o lançamento do software: julho de 2015.
Claro, esta decisão não impede o uso do sistema. Todavia, os usuários terão um trabalho extra para ter acesso ao software, pois você precisa garantir uma cópia do Windows 11 e fazer o downgrade ou aproveitar a chave do Windows 7 ou 8.1 para ativar o Windows 10.
Outra opção é buscar uma cópia do software em varejistas. No entanto, em uma breve busca pelo Google Shopping, dificilmente encontrei a oferta tanto da edição Home quanto da edição Pro em lojas confiáveis.
A boa notícia é que, se você ainda deseja utilizar o Windows 10, isto não será um problema. No aviso, a Microsoft relembrou que vai continuar a oferecer atualizações de segurança para o software até 14 de outubro de 2025.
Isto significa que você não precisa atualizar o computador correndo, pois a desenvolvedora continuará a se debruçar sobre o sistema para que os usuários permaneçam seguros e que tudo continue funcionando normalmente.
Especialmente porque o público corporativo geralmente demora para instalar novas versões do Windows em seus computadores para evitar dores de cabeça com problemas de compatibilidade. Por exemplo, em 2019, alguns amigos meus ainda usavam Windows 7 no trabalho.
Todavia, a Microsoft tende a reduzir a implementação de novidades no Windows 10 ao longo do tempo.
Por outro lado, se preferir (e puder), você pode atualizar o seu computador para o Windows 11 de graça, desde que ele seja compatível com o novo sistema operacional.
Com informações: BleepingComputer e Windows Latest
Receba mais sobre Windows 10
Comentários com a maior pontuação
Infelizmente até a MS entrou nesse hype do momento que é lançar os produtos de qualquer jeito e depois ir arrumando, o Windows 11 está mais pra uma versão Beta pois ele não passa por simples atualizações mas sim modificações constantes.
Pra quem usa computador pra trabalhar não dá pra confiar usar um sistema instável que toda hora muda algo.
Deviam continuar vendendo o W10 no mínimo até o 11 ficar maduro.
se eu instalar windows 11 no meu pc eu vou criar um reator nuclear!! ja ta um passo de explodir
Uma dúvida sincera: vocês estão realmente encarando tantos problemas assim com o Windows 11? E quais são essas falhas?
Por aqui, raramente encontro um bug. Na verdade, não existe nada de impactante que me venha à memória até o momento.
Caraca… o Windows 11 nem é tão mais pesado que o Windows 10… só que precisa do TPM… e ainda parece não estar pronto… mas fora isso, é a mesma bomba. hahaha
Windows 11 está mais pra uma versão Beta
Mas a maioria dos “Windows” geralmente são lançados de qualquer forma, praticamente um BETA RELEASE, salve excessões.
A primeira versão do Windows XP tinha problemas/bugs, por isso foi-se criado o Service Pack 1, 2 e 3, para corrigir esses problemas e adicionar mais recursos que foram deixados de início.
Windows Vista foi lançado em beta, com diversos problemas em computadores fracos e mal otimizado para época, por isso foi-se criado um Service Pack para corrigir isso, e só se “estabilizou” quando o Service Pack 2 foi finalmente lançado.
Windows 7 foi uma das exceções, que teve um refinamento melhor devido a ter a tecnologia do Windows Vista como base, além da tecnologia daquele tempo já estar páreo o suficiente para o sistema.
Windows 10 (1507) foi entregue pura para os usuários, praticamente um Windows 8.2, e o sistema foi se refinando cada vez mais até chegar ao 21H2.
Por aqui, raramente encontro um bug.
O design do Windows 11 é um bug por si só… hahaha
Olha, confesso que o novo design foi um dos motivos para eu largar o macOS. hahaha
Te falar, o design do Windows é bem bonito, ainda mais se comparado ao MacOS.
Uso ambos, e a Microsoft está caprichando bastante no sistema.
Em 2 anos de sistema, já estão mudando mais coisas que mudaram no Windows 10 1507.
Nesses 7 anos de Windows 10, o sistema ficou com um Metro Aero Lite (Windows 1507 > Redstone), depois entrou com uma nova linguagem de design, MDL2, em seguida a Fluent (Creators update), e por fim o Frankenstein no final do Windows 10 21H2.
Tudo isso com o Metro rodando por baixo dos panos, inclusive em diversos diálogos, programas e muito mais.
No meu caso, problemas de compatibilidade com softwares corporativos, como VPN e tokens de certificado digital. Isso já me foi o suficiente para fazer downgrade para o 10.
Eu pessoalmente nunca usei pois confesso que sou meio conservador (só larguei o W7 e comecei a usar o 10 a uns 2 anos), mas pra clientes que já instalei já tive relatos de problema de incompatibilidade com periféricos (impressora e webcam que me recordo agora), atualização mudar as coisas de lugar e a pessoa não achar (creio que deva ser coisa nas Configurações do Windows), travar a barra de Iniciar (já vi ocorrer com o W10 mas menos frequente), e causar bugs aleatórios que nem mesmo o cliente consegue explicar.
Eu sempre deixo claro que se a pessoa tem um apelo a novidades e gosta de estar reaprendendo tenta o 11, se for conservador e gostar de estabilidade e achar tudo no mesmo lugar melhor ficar no 10.
PS.: E essa barra bizarra que o botão Iniciar fica no meio da barra, é só pra ser diferentão?
Eu praticamente pulei do windows 7 (usei pouco o 10) e fui pro 11; sempre me assusto quando vejo a idade dos sistemas.
O bug que mais apareceu foi do menu iniciar que não funcionava, isso faz tempo que tem, bota tempo
Já o design ficou muito bonito mesmo
Já vai é tarde, só fiquei triste mesmo quando encerraram o suporte ao Windows 7.
Confesso que pra tablet e telas largas no meio ficou melhor.
PS.: E essa barra bizarra que o botão Iniciar fica no meio da barra, é só pra ser diferentão?
É só ir em Personalização > Barra de tarefas > Comportamentos da barra de tarefas > Alinhamento e colocar pra esquerda
Foi a primeira coisa que aprendi antes mesmo de instalar o Windows 11 hjahahaha

Windows 10 era pago?
O mesmo aqui, usando desde o lançamento, nenhum problema.
Porque eles não tem motivos de fazer diferente com o monopólio que eles tem. De qualquer forma, o 11 é o 10 só que com menu iniciar e painel novo. O povo pensa que mudaram tudo, mas é o mesmo esqueleto do sistema desde o 95 praticamente.
mas é o mesmo esqueleto do sistema desde o 95 praticamente
Nem tanto, se fosse assim drivers seriam compatíveis entre todos os sistemas. Pode ver que por ex consegue usar drivers do Windows 95 e 98 no ME, do Vista no 7, do 8 ou 8.1 no 10, mas o mesmo não ocorre com o 11.
E outra que na época do Win 95 nem existia arquitetura de 64b então todo o kernel teve que ser reescrito para suportar essa arquitetura.
A parte mais importa do meu comentário é o monopólio do Windows. Eles nunca vão mudar a estratégia pq… Funciona. Na vdd olhando mercadologicamente seria é burrice a MS mudar a forma de atualizar o Windows, o ditado de que time está ganhando e blabla.
Ai é gosto, eu acho aquele menu iniciar pra lá de feio… ainda mais que tu não consegue desabilitar aquelas recomendações (propagandas) de um software que você pagou para ter. (Se fosse gratuito, até vai… mas 1200 reais pra ter propaganda? ai é de fo… parece a desgraça do MIUI, mas ao menos no MIUI quando tu desabilita as “recomendações”, não fica um espaço em branco ridiculo…)
Te falar, o design do Windows é bem bonito, ainda mais se comparado ao MacOS.
Não acho tão bonito assim, não… e certas escolhas que a Microsoft fez no Windows 11 me desagradam demais…
No geral ele funciona bem pra mim. Mas o meu ThinkPad E580 muitas vezes perde o Wi-Fi aleatoriamente. As vezes eu tenho que desativar e ativar o driver.
Enfim, eu desgosto do Windows 11 mais por outros motivos mas esse bug do Wi-Fi é irritante.
O Windows 10 para mim foi chegou incrivelmente bugado. Tinha um Dell Inspiron que veio com o Windows 8 de fábrica e na hora de atualizar pro 10 foi só quebradeira. O mais grave era algo com o driver de ACPI que fazia com que o note sempre reiniciasse quando mandava desligar. Passei um tempão até ter que parar de desligar no botão.
Mas agora no fim da vida o Windows 10 se tornou um bom sistema. Ainda meio feio. Mas bom.
Nada contra o Windows 11, tenho até amigos que instalaram sem querer, mas quando testei eu achei a UI bem bonita, mas eu estou acostumado com 10 assim como estava com o 7 até me obrigarem a atualizar haha.
No serviço, já estou tendo que mexer mais no Windows 11, e breve terei que aposentar meu notebook com Windows 8.1 e pegar outro já com Windows 11, então já estou me acostumando com o sistema, mesmo ainda lidando bastante com o Windows 10.
É interessante ver que a Microsoft ainda está polindo o Windows 11. A última atualização mensal, por exemplo, mexeu no layout das opções de remoção de dispositivos removíveis, que praticamente não mudava desde o Windows 7.
Mas o app de Configurações, que já não era lá aquela coisa no Windows 10, deu uma piorada boa no Windows 11. O layout ficou mais confuso. E agora a parte de Dispositivos e Impressoras a Microsoft está dificultando a pessoa de acessar pelo Painel de Controle. E não adianta, a parte de Dispositivos e Impressoras do Painel de Controle não tem comparação.
Windows 7 foi uma das exceções, que teve um refinamento melhor devido a ter a tecnologia do Windows Vista como base, além da tecnologia daquele tempo já estar páreo o suficiente para o sistema.
O Windows 8, se for descontar a Tela Iniciar, a barra charm e os apps Modern, também pouco mudou em relação ao Windows 7.
Windows 10 (1507) foi entregue pura para os usuários, praticamente um Windows 8.2, e o sistema foi se refinando cada vez mais até chegar ao 21H2.
Nunca achei o Windows 10 1507 um Windows 8.2, porque os betas dele eram mais parecidos nesse sentido. No 1507, já tinha uma outra identidade, mesmo que a distância não fosse tão grande assim.
Mas o Menu Iniciar do 1507 e 1511 já parece bem ultrapassado em relação ao menu do 1607 pra frente.
E até as tiles com cor personalizada que ficaram até a 2004 hoje eu já estranho, e acho ultrapassado. Já me acostumei com as tiles na cor do menu.
O futuro do Windows é a IA?
Compartilhe
© Mobilon Mídia 2005 – 2024.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com