segunda-feira, outubro 7, 2024
Tecnologia

Windows 11 será lançado sem alguns recursos do Windows 10, avisa Microsoft – Tecnoblog

Microsoft divulga lista de recursos retirados no Windows 11, incluindo blocos dinâmicos (Live Tiles), pastas no menu Iniciar, modo tablet e Linha do Tempo
O Windows 11 traz diversas novidades como um menu Iniciar repaginado, integração com Teams e compatibilidade com apps de Android. No entanto, a Microsoft divulgou uma lista de recursos que serão removidos em relação ao Windows 10, incluindo blocos dinâmicos (Live Tiles), pastas de aplicativos, modo tablet e Linha do Tempo. Você vai sentir falta de algum deles?
“Ao atualizar do Windows 10 para o Windows 11… alguns recursos podem ser descontinuados ou removidos”, diz a Microsoft em seu site oficial.
Por exemplo, o menu Iniciar foi alterado de forma significativa: grupos e pastas de aplicativos não são mais suportados; o layout não é redimensionável (pelo menos não por enquanto); e os blocos dinâmicos não estão mais disponíveis, sendo substituídos em parte pelos Widgets. Além disso, os aplicativos e sites fixados na barra de tarefas do Windows 10 não serão migrados durante a atualização; e o papel de parede da área de trabalho pode não ser sincronizado.
A funcionalidade da barra de tarefas também foi alterada: ela não pode mais ser personalizada por aplicativos; o alinhamento com a parte inferior da tela é o único local permitido; e alguns ícones podem não aparecer mais na bandeja do sistema. A seção Pessoas, um recurso pouquíssimo usado, foi enfim retirada do sistema.
Microsoft Teams é integrado ao Windows 11 (Imagem: Divulgação / Microsoft)
A Microsoft também aproveitou a oportunidade para fazer uma faxina em outras áreas do Windows. O OneNote para Windows 10, Paint 3D, Skype e Visualizador 3D não serão mais instalados em novos PCs ou durante uma instalação limpa do Windows 11, mas continuarão disponíveis para download na loja de apps.
A Cortana não será mais incluída na primeira experiência de inicialização, nem será fixada na barra de tarefas. O Internet Explorer vai acompanhar o sistema, por ser necessário para o modo IE do Microsoft Edge, mas ele ficará desativado: ao clicar duas vezes em iexplore.exe, o usuário será levado ao Edge de forma automática.
Linha do Tempo (Timeline) do Windows 10 foi removida do Windows 11 (Imagem: Divulgação / Microsoft)
A Linha do Tempo foi retirada do Windows 11: ou seja, não há mais uma forma de ver os aplicativos abertos recentemente no seu PC. O modo tablet, com o menu Iniciar e aplicativos em tela cheia, foi removido, mas há alguns novos recursos pensados para usar o sistema sem um teclado físico. E se você coloca avisos de apps para aparecerem na tela de bloqueio – como seu próximo compromisso na agenda, por exemplo – melhor arranjar uma alternativa, porque isso não estará mais presente.
Há algumas mudanças adicionais: por exemplo, o Modo S – que limita a instalação de apps no PC para maior segurança – agora está disponível apenas para a edição Windows 11 Home. O Captura e Esboço (Snip & Sketch) enfim substitui a antiga Ferramenta de Recorte; o Math Input Panel, que permite escrever expressões matemáticas para inseri-las em outros programas, foi removido e será instalado sob demanda quando necessário.
Receba mais posts do TB
Comentários com a maior pontuação
A Microsoft elevou muito os requisitos para o Windows 11. Isso exigirá que todos troquem o PC.
“No entanto, a Microsoft divulgou uma lista de recursos que serão removidos em relação ao Windows 10, incluindo blocos dinâmicos (Live Tiles), pastas de aplicativos, modo tablet e Linha do Tempo. Você vai sentir falta de algum deles?”
Resposta: nenhuma.
Meu Deus, que piada. Rodei o software da Microsoft pra ver se meu PC é compativel com o Windows 11 e me retorna que NÃO É. COMO ASSIM?
[edit]
Ativei a TPM na placa mae e agora meu pc é compativel hahahahaha.
Sentir falta, nem um pouco. Na verdade poderiam ir mais além:
Remover o antigo painel de controle migrar de uma vez por todas, todas as opções (e talvez manter algo legado para fins de compatibilidade).
Adicionar um Explorer melhor pensado na Fluent UI e largar aquele outro (esse pelo visto será um sonho distante)
Windows Vista 2 – A Missão.
O Windows 11 exige a ativação de dois recursos das placas mãe com UEFI: o Secure Boot e o TPM 2.0.
Além da exigência de 4 GB de RAM e de 64 GB de HD/SSD no mínimo!!!
Isso fará com que muitos PCs não rodem o Windows 11.
Tem cara de ser mesmo um Vista 2 o Windows 11. Muitos PCs não irão rodá-lo, o que exigirá a compra de um novo computador ou notebook, pois exige UEFI Secure Boot e TPM 2.0 ativados na placa mãe. E o preço deles está bem alto para nós brasileiros.
Eles estão trabalhando em um novo Explorador de Arquivos. Segundo rumores no Twitter, ele vai ser feito encima do atual com novas tecnologias que eles criaram adaptadas, como Project Reunion (agora chamado de WindowsAppSDK). Já tem alguns ícones pro novo Ex. Arquivos escondido na build vazada.
2:12, como o Ex. Arquivos está parecendo agora:
Entre nas configurações de UEFI do seu PC e veja se o TPM está desativado, ative-o e teste novamente. Se ele for a versão 2.0 tu tá tranquilo… :slight_smile:
“Ao atualizar do Windows 10 para o Windows 11… alguns recursos podem ser deprecados ou removidos”
Deprecado? Sério?
adjetivo
Jurídico Diz-se do juiz que recebe deprecada ou pedido de cumprimento de ato judicial: juiz deprecado.
Jurídico Que recebe, de outro órgão ou tribunal, o documento para cumprimento de > mandado ou realização de diligência: tribunal deprecado.
Por Extensão Que recebe qualquer solicitação enviada por escrito.
Etimologia (origem da palavra deprecado ). Do latim deprecatus.a.um.
Desconfio que o texto em inglês dizia “deprecated”, que significa descontinuado.
O Windows 10 vai ter suporte até 2025, até lá você provavelmente já vai estar com um computador novo. Não poder atualizar o sistema no dia do lançamento não significa o fim do mundo…
Verdade… PCs tem de ser trocados de 10 em 10 anos… O meu tem 7.
Mas achei que a Microsoft elevou demais os requisitos para o Windows 11 em relação ao 10. Algo que lembra a alta elevação que foi do XP pro Vista.
Era isso. Valeeu chefe!
Meu note é um i5 com GPU dedicada, 250GB SSD e tá com UEFI e TPM ativado, mas ainda assim não é compatível.
Detalhe: A MS não me especifica o que exatamente não é compatível. Vai entender.
O Chip TPM deve suportar a versão 2.0 da plataforma.
Minha placa mãe de 2017 não tem TPM (Gigabyte Z270X com i7 7700k).
Estou achando que esse Windows 11 vai ser o novo Vista. Bom que dessa vez não vai ter como a Microsoft ficar mostrando aqueles popups praticamente te forçando a atualizar.
Claro que tem. Só olhar nas especificações da placa. Não sei a versão mas tem TPM sim:
Lasting Quality from GIGABYTE.GIGABYTE Ultra Durable™ motherboards bring together a unique blend of features and technologies that offer users the absolute …
Tecnologias antigas e consolidadas.
Requerimentos de 4GB de RAM são comuns em computadores desde 2008 e 64GB de armazenamento, desde 2005 ou antes. Do jeito que você coloca, parece que estão exigindo um computador de última geração.
Claro que tem. Só olhar nas especificações da placa. Não sei a versão mas tem TPM sim:
Tem um header pra ligar um chip TPM, mas não vem com o chip. O próprio software que a Microsoft disponibilizou diz que não é compatível.
Eu também achei que a exigência do TPM foi algo que extrapolou. O Windows 11 poderia instalar e perder funcionalidades que dependem deste módulo… Mas paciência, vida que segue.
Esse software não está funcionando bem, ta falhando. Meu computador é novíssimo, comprado esse ano. Specs high-end e está informando que não é compatível. E já validei que possui tudo que foi informado como requisitos mínimos
Do jeito que você coloca, parece que estão exigindo um computador de última geração.
Não necessariamente.
Muitos PCs que atendem aos requisitos de RAM e armazenamento não suportariam o Windows 11 devido à exigência da UEFI Secure Boot e de um chip TPM 2.0, que são tecnologias mais recentes. O Secure Boot é exigido desde 2012 e o TPM 2.0, desde 2016. Mesmo assim, muitas placas-mãe de 2 ou três anos não possuem TPM 2.0.
Remoção de pastas no menu iniciar pra mim é feature
Isso me fez lembrar de 2005, quando o Vista vasou no final daquele ano. Meu PC era novíssimo também, mas com o Windows Vista ficava uma carroça, nem o Aero dava pra habilitar… Bad feelings no ar novamente hahahahahaha
Eu acho que a gente já passou a muito tempo dessa fase onde deveríamos ter medo de atualizar os softwares em geral e Sistemas Operacionais…
Não sei como alguém pode achar que nessa altura do campeonato, que a Microsoft vai realmente lançar um sistema operacional pior que o antecessor. Como poderia uma empresa que vale trilhões, com altíssimos investimentos e os melhores profissionais conseguir errar tão feio no seu principal produto.
Não estou falando que é impossível, mas me recuso a acreditar ou especular isso. Acho uma bobagem muito grande nesse momento, pensar que isso pode acontecer.
(Nossa, esse sistema de comentários do Tecnoblog me faz lembrar pq eu parei de querer ler ou comentar nos posts há alguns anos. Que coisa horrível!)
Consutei no meu note e ele tá na versão 2.0. Por eliminação, a única coisa que pode ser é a placa de video (GeForce 920M) não suportar o DirectX12.
Pode ser que você não esteja com o Secure Boot ativado, que também é requisito.
Aqui também deu ruim, não é compatível. Máquina com menos de 2 anos. :frowning:
nao vi nada demais na lista de itens removidos. Pode tacar fogo
A funcionalidade da barra de tarefas também foi alterada: ela não pode mais ser personalizada por aplicativos; o alinhamento com a parte inferior da tela é o único local permitido; e alguns ícones podem não aparecer mais na bandeja do sistema. A seção Pessoas, um recurso pouquíssimo usado, foi enfim retirada do sistema.
Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa qualé. Microsoft viajou nessa…
A Microsoft elevou muito os requisitos para o Windows 11
Cadê os novos specs?
@Gabriel_Garcia o que seria esse TPM?
É verdade! Atualizamos no post.
Cadê os novos specs?
Mesmos requisitos do Windows 10 mas agora com exigência da Inicialização Segura e TPM 2.0 (esse último é o que tem causado polêmica)…
Ah… só isso.
Eu achando que a Microsoft eliminaria um monte de coisa antiga, mas ela acabou matando as únicas novidades que ela mesma lançou nos últimos anos.
Live tiles vão tarde, são inúteis e destoam completamente do sistema, parece um fantasma do Windows Phone.
Poxa eu gostava da Linha do Tempo, já me quebrou um galho várias vezes
Qual a geração do teu processador? Intel só vai funcionar da 8a pra frente, por exemplo.
Live tiles só fazia sentido no WP e ainda era um quebra galho pra deficiência do OS que não tinha central de notificações. Tablets com windows nunca vingaram pra justificar manterem essa função.
O futuro do Windows é a IA?
Compartilhe
© Mobilon Mídia 2005 – 2024.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com