sábado, outubro 5, 2024
Tecnologia

Microsoft Edge para Linux ganha 1ª versão estável após um ano em teste – Tecnoblog

Primeira versão estável do Edge para Linux ainda não foi anunciada pela Microsoft, mas já pode ser baixada dos repositórios oficiais
A Microsoft falava sério quando deixou claro que não limitaria o seu navegador de internet ao ecossistema do Windows. Prova disso é que, sem fazer barulho, a companhia começou a liberar a versão estável do Microsoft Edge para Linux. Trata-se de um feito importante: é a primeira vez que o software chega a essa fase de desenvolvimento.
Quando a Microsoft anunciou, no final de 2018, que mudaria o motor do Edge para o Chromium, a possibilidade de o navegador ganhar uma versão para distribuições Linux foi levantada em meio ao expressivo número de reclamações e declarações de espanto.
Não deu outra. Em outubro de 2020, a primeira versão do Microsoft Edge para Linux era anunciada. Em fase preview e dentro do canal Dev do navegador, é verdade. De todo modo, os rumores estavam finalmente sendo confirmados.
Os trabalhos de desenvolvimento avançaram, a ponto de, em maio de 2021, o Microsoft Edge para Linux ganhar a primeira versão beta pública.
Ainda que a companhia não tivesse feito nenhum anúncio até a publicação desta notícia, o navegador chegou à versão estável no final de outubro. A prova está nos repositórios oficiais, que mostram, entre os vários pacotes para os canais Dev e Beta, arquivos para a versão 95 estável.
Como não há anúncio oficial, ainda não é possível baixar o Microsoft Edge simplesmente visitando o site oficial. A saída é acessar os repositórios — .deb e .rpm —, baixar o pacote mais adequado à sua distribuição, executá-lo e seguir as orientações para instalação.
Também é possível fazer o procedimento via terminal. Se você estiver no Debian ou Ubuntu, por exemplo, basta executar as instruções abaixo, que adicionam o repositório do navegador ao seu computador e importam a chave GPG da Microsoft para autenticação:
curl https://packages.microsoft.com/keys/microsoft.asc | gpg --dearmor > microsoft.gpg sudo install -o root -g root -m 644 microsoft.gpg /etc/apt/trusted.gpg.d/ sudo sh -c 'echo "deb [arch=amd64] https://packages.microsoft.com/repos/edge/ stable main" > /etc/apt/sources.list.d/microsoft-edge-dev.list' sudo rm microsoft.gpg
Na sequência, basta executar o seguinte comando:
sudo apt update && sudo apt install microsoft-edge-stable
Quando o navegador é executado pela primeira vez, você é convidado a configurar a página de nova guia e a sincronizar favoritos, senhas e demais dados existentes em outra instalação do Edge, se a tiver.
O Microsoft Edge para Linux pode ser útil para que desenvolvedores testem aplicações web em diferentes sistemas e navegadores, por exemplo. Ou pode simplesmente ser o seu navegador principal: em um teste feito para este post, o Edge foi rápido na abertura de páginas e renderizou o conteúdo delas corretamente, tudo isso sem consumir recursos em excesso, como tem que ser.
Além disso, a novidade traz várias configurações de privacidade, tem suporte a extensões (podendo inclusive baixá-las da Chrome Web Store), traz uma função de sincronização (como já ficou claro), oferece ferramenta para captura de tela, entre outros recursos.
Trata-se, de fato, de uma versão estável. Pelo menos essa é a impressão que se tem nos primeiros minutos de uso. Resta à Microsoft tornar o lançamento oficial listando a versão para Linux no site oficial do Edge.
Receba mais posts do TB
Comentários com a maior pontuação
Uso ele quando acho que o Google já sabe coisas demais sobre mim.
Se for pra usar algum navegador baseado no Chromium (alguns sites não funcionam bem no Firefox, como o MS Teams), eu opto pelo Brave, que tem bloqueador de anúncios/rastreadores já embutido.
Tenho o Brave (Android) no meu Celular e os Chrome + Edge + Firefox no meu PC (Linux).
testarei depois, estava usando o FF no meu linux do trabalho, mas já usava o edge no windows e tenho gostado dele, embora tenha certas coisas a melhorar ainda.
Uso o chrome no meu computador pessoal por praticidade (senhas salvas e tal), mas entrando em outro computador procuro o EDGE, é um navegador muito bom
Depois que eu fui inventar de ler sobre privacidade e etc não consigo usar, ainda mais com as coisas do Facebook inbutido e tal.
é igual FPS viu algo em 60 não joga em 30 e assim por diante.
Mas no geral é um bom navegador, pra quem não tá nem aí com rastreio
Aí conta um pouco de coisas pra Microsoft
Vão ver um monte de vídeos em Espanhol, Galego, Japonês e Inglês, até pq XXX só no Brave.
Estou testando o beta desde que lançaram e digo que me surpreendi. Agora, uso mais para os serviços do Google.
Por mim depois da NSA falando claramente “dane-se espio MESMO” para todo o mundo, acho que apenas tentamos ter o mínimo de privacidade, ressaltando “MÍNIMO DE PRIVACIDADE”, acho que atualmente é ilusão querer esconder dados tanto do Google quanto a Microsoft, ainda mais que possuem serviços indispensáveis, pode fugir para o linux, mas quem roda bem e tem a a maior compatibilidade de games é o windows, pode fugir do google chrome, mas se você não usa iphone, usa android… vc só consegue reduzir os dados enviados, não todo o conteúdo, fora que perde alguns serviços fazendo isso.
Agora que falei o que acredito em privacidade, sobre os navegadores a base do chrome é de fato muito boa, já tentei migrar para o firefox mas sempre um probleminha acontecia, site lento, pagina não abrindo, não tenho obrigação de ficar nessa briga se a própria microsoft cedeu, e olha… uso o edge desde o inicio e p mim era muito bom, um concorrente válido. Agora já que a base é a mesma, brave ou extensões duckgo por exemplo, só me serve para um fácil bloqueio de anúncios, e sobre o edge, não instalo mais o chrome já que tudo que roda nele, roda tranquilamente no edge, ter ele no linux só facilita com o historico, agora posso migrar tranquilo totalmente para o edge.
Pior que privacidade mesmo nem no iPhone, a recomendação é GrapheneOS que ironicamente roda nsomente no Pixel ou CalysOS
O futuro do Windows é a IA?
Compartilhe
© Mobilon Mídia 2005 – 2024.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com