domingo, outubro 6, 2024
DengueSaude

É possível saber a diferença entre dengue, zika e chikungunya? – Portal Drauzio Varella

por Mariana Varella
Compartilhar
Publicado em: 22/06/2022
Revisado em: 22/06/2022
Nos últimos meses, o Brasil viu aumentar o número de casos de arboviroses como dengue, zika e chikungunya. Saiba a diferença entre elas e o que fazer se houver infecção. 
 
Segundo o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, que monitora os dados das arboviroses até a semana epidemiológica 23 do ano, houve um aumento de 197% nos casos de dengue em comparação com o mesmo período de 2021, com 550 óbitos registrados no país. Os casos de zika aumentaram 188,9%, e os de chikungunya, 94,8%.
Veja também: Dengue e arboviroses 
Especialistas apontam que a pandemia de covid-19 interferiu nas ações de controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças. Assim, muita gente se questiona se é possível identificar essas infecções apenas pelos sintomas. “É difícil diferenciá-las apenas pela clínica”, afirma o infectologista Bruno Ishigami. No entanto, alguns sintomas são apontados como característicos dessas doenças. Veja abaixo os principais:
 
 
Existem 4 tipos de vírus da dengue: os sorotipos 1, 2, 3 e 4. Todos podem causar diferentes formas da doença. Algumas pessoas, principalmente crianças e adolescentes, não desenvolvem sintomas. É importante lembrar que quem teve dengue causada por um sorotipo ainda pode contrair os demais.
Há dois tipos de dengue, clássica e hemorrágica. Veja os sintomas mais comuns.

Dengue clássica:
Dengue hemorrágica:
As complicações da dengue hemorrágica surgem, em geral, entre o 3º e o 7º dia, e os sintomas mais característicos são:
Esses casos são graves e exigem atenção médica imediata.
 
 
A zika é uma doença causada pelo Zika virus (ZIKAV), e é assintomática na maioria dos casos. Quando surgem sintomas, eles costumam ser:
Mais raramente, podem surgir problemas neurológicos, como meningite, encefalite e síndrome de Guillain-Barré.

Mulheres grávidas devem redobrar os cuidados preventivos, pois há relação entre a infecção e malformações congênitas no feto, como microcefalia.
 
 
Os sintomas da chikungunya, doença causada pelo vírus CHIKV, são muito semelhantes aos da dengue clássica. No entanto, na chikungunya a dor articular costuma ser mais intensa. Os principais sintomas são: 
 
 
O diagnóstico das arboviroses depende de uma avaliação clínica cuidadosa e de exames laboratoriais. Em geral, o médico avalia, também, se há casos frequentes na região.
Como essas arboviroses são transmitidas pelo Aedes aegypti, é preciso combater o mosquito por meio de ações que exigem políticas públicas, mas também de forma coletiva e individual. Você pode ajudar eliminando os criadouros do mosquito.

 Atenção para locais que juntam água parada:
Além disso, se você mora em regiões em que há casos de arboviroses, é recomendado:
Em bebês:
No caso da zika, a OMS recomenda que gestantes que vivem em regiões de alta transmissão do vírus utilizem preservativo nas relações sexuais, pois o ZIKAV pode ser transmitido sexualmente.
 
Tópicos
TOD: entenda o que é o transtorno opositor desafiador
Níveis de ferritina: quando são preocupantes e por que você deve monitorá-los?
Transtorno bipolar
Menopausa: quando a reposição hormonal é indicada?
Transtorno de personalidade narcisista: o que é e formas de tratamento
Vídeo
Ao vivão
Artigo
Colapso
Dengue
Doenças e sintomas

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com