domingo, outubro 6, 2024
Tecnologia

Caoa Chery Tiggo 5x usado tem tecnologia, mas câmbio requer atenção – Quatro Rodas


Com mais de cinco anos no mercado, o Tiggo 5X foi um tiro certeiro da Caoa Chery entre os SUVs compacros para cativar donos de Jeep Renegade, Honda HR-V e Hyundai Creta.
A garantia de três anos e a produção em Anápolis (GO) colaboraram para baixar a guarda do público ainda desconfiado com os chineses. Original em estilo, a carroceria tem 4,34 metros de comprimento e os 2,63 metros entre os eixos garantem espaço para quatro adultos. O porta-malas de apenas 340 litros deixa a desejar.
Para embalar seus 1.424 kg foi escolhido o motor Acteco flex de 1,5 litro com turbo, que rende 150/147 cv (e/g) e 21,4 kgfm. O ponto fraco do Tiggo 5X está no hesitante câmbio DCT automatizado de dupla embreagem e seis marchas. Mesmo confuso, faz o 0 a 100 km/h em 10,6 segundos e garante consumo de 11,2 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada.
Tiggo 5x
Na hora de parar, uma grata surpresa: freios a disco nas quatro rodas fazem uma diferença sensível. As suspensões também merecem destaque: a dianteira McPherson segue o padrão da indústria, mas a traseira multibraço é um diferencial relevante.
Dê prioridade ao Tiggo 5x TXS, que oferece airbags laterais e de cortina (seis no total), teto solar, bancos de couro com seis ajustes elétricos para o motorista, rodas aro 18 e faróis de neblina.
Mais simples, o Tiggo 5X T conta com central multimídia com tela de 9 polegadas sensível ao toque e compatível com Apple CarPlay, partida por botão, piloto automático, volante multifuncional, ar-condicionado digital, freio de estacionamento elétrico com auto hold, faróis com acendimento automático, sensor de pressão dos pneus, quadro de instrumentos digital e câmera de ré.
tiggo 5x
Reestilizado, o modelo 2021 recebeu novos faróis com leds incorporados atuando como luzes de uso diurno (DRL). A central multimídia, por sua vez, finalmente recebeu a interface Android Auto. A versão TXS recebeu câmera 360o, que mostra o entorno do carro para facilitar as manobras.
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Evolução importante ocorreu na linha 2023: o Tiggo 5X ganhou o sobrenome Pro, uma atualização de estilo, um interior com duas telas no painel e câmbio CVT com alavanca tipo joystick que simula nove marchas. Também marcou a estreia da versão Pro Hybrid, um híbrido leve. O sistema adiciona 10 cv e 4,1 kgfm.
O Tiggo 5X foi aprovado no teste de Longa Duração: motor e suspensão passaram com louvor, auxiliados pelo bom serviço da rede autorizada. O polêmico câmbio também passou no teste, mas a carroceria apresentou pontos de ferrugem devido a falhas na vedação.
Câmbio DCT: Fornecida pela Getrag, a transmissão 6DCT250 requer atenção: a tendência é de que seu comportamento errático aumente com o avanço da quilometragem.
Acabamento: O volante costuma descascar. Os poucos pontos de fixação do acabamento interno permitem que as peças sofram torção.
Vedação: Verifique se há alguma infiltração de pó no habitáculo: o problema costuma ocorrer nas borrachas das portas.
Suspensão traseira: O sistema multibraço é eficiente, mas requer reaperto periódico de todos os componentes.
FreiosPode apresentar trepidações no pedal de freio, geralmente causadas por empenamento precoce dos discos.
Recall: As unidades produzidas entre 11 de janeiro e 12 de abril de 2019 (chassis de LB000224 a LB001159)
foram convocadas para substituição dos balancins por conta de desgaste excessivo ou do cabeçote todo em casos mais severos.

Nome: Graziela Barros,
Idade: 32 anos
Profissão: empresária
Cidade: São José dos Campos (SP)
“O nível de equipamentos é muito superior ao de fabricantes tradicionais, principalmente o teto panorâmico. Também aprecio a segurança, o espaço interno e o conforto da suspensão.”
“O câmbio é muito indeciso: lento quando mais precisamos e quando desistimos de acelerar ele reduz a marcha e o giro do motor vai lá em cima. As peças são baratas, mas nem sempre disponíveis.”
Maio de 2019  “[…] o Tiggo 5X é um bom exemplo de que alguns chineses evoluíram. (…)  Ao entrar no Tiggo, não se sente aquele cheiro característico de plástico (compostos fenólicos) comum nos chineses e que ainda se percebe no (JAC) T50. Isso demonstra que os materiais de acabamento têm qualidade superior. (…) Neste comparativo, o Chery surpreendeu quem o dirigiu e mostrou sua superioridade em vários rankings.”
VW T-Cross  A versão Highline é a única com o motor 250 TSI, 1.4 turbo flex de 150 cv e dá um show de eficiência: 12,3 km/l na cidade, 15 km/l na estrada e 0 a 100 km/h em 9,7 s. Os mais completos contam com teto solar Sky View e painel digital. Intermediária, a versão Comfortline usa o motor 200 TSI com 115/128 cv: faz 11,7 km/l na cidade, 16,9 km/l na estrada e 0 a 100 km/h em 11,2 s. Outra vantagem está no  porta-malas de 373 litros.
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