domingo, outubro 6, 2024
Tecnologia

Microsoft proibirá o uso de celulares Android para funcionários na China – Tecnoblog

Medida da big tech visa ampliar a segurança em dispositivos e ferramentas usadas no trabalho. iPhones serão usados para autenticação de acesso
A Microsoft proibirá o uso de celulares Androids para atividades de trabalho na China. Em um memorando publicado recentemente, a big tech informa aos funcionários do país que apenas iPhones serão utilizados para a autenticação de acesso em computadores da empresa. A medida passa a valer a partir de setembro.
O motivo da Microsoft impedir o uso de celulares Android está ligado ao programa Secure Future Initiative. Este programa da big tech visa ampliar a cibersegurança na operação da empresa. Porém, a medida da Microsoft também está ligada com a fragmentação do Android — e possivelmente com as acusações de espionagem envolvendo celulares chineses.
Com a nova política da Microsoft, aparelhos da Xiaomi ou Huawei, por exemplo, não poderão ser usados para o acessar dispositivos ou serviços necessários para o trabalho. Como a Play Store (loja de apps do Google) não é disponibilizada na China, as fabricantes desenvolvem suas próprias lojas.
No memorando, a Microsoft aponta a ausência da Play Store como um dos motivos para proibir o uso de celulares Android em sua operação. Existem acusações do governo americano de que marcas como a Huawei compartilham informações de usuários com o governo chinês. A Microsoft não cita essas acusações no texto — e também não se pronunciou sobre o caso.
Os empregados da big tech utilizam o Microsoft Authenticator e Identity Pass (dois serviços próprios) para acessar dispositivos e ferramentas da empresa. Outro ponto na decisão da companhia é que nem mesmo smartphones da Samsung poderão ser usados.
No lugar do smartphone Android “da firma”, os empregados passarão a usar o iPhone 15. O jornal Bloomberg, que teve acesso ao memorando, não divulgou na íntegra o conteúdo do documento. Assim, não ficou explicado se empregados que possuem iPhones como celulares próprio também terão que usar o novo smartphone da companhia.
Com informações: Bloomberg e The Verge
Receba mais sobre Microsoft
Comentários com a maior pontuação
Eles poderiam também usar celulares com Windows Phone.
NÃO, PERAÍ!
Podemos entender isso como uma chancela de que iPhone é mais seguro?
Seguro sob a ótica deles, né? Famoso conchavo dos EUA contra a China.
Diria que é mais fácil de monitorar para as empresas, não necessariamente mais seguro.
Seguro não, mas, com toda a certeza é menos propenso a disseminar a pirataria como fazem outras plataformas como Android e o sistema operacional da Huawei.
Completamente mais seguro. Fraudes de bancos que o diga, a festa que criminosos fazem em ANDROID, já IPHONE não acontece nada de ataques do tipo RAT.
Completamente mais seguro. […]
Fonte: vozes da sua cabeça.
Não só o iOS é vulnerável aos mesmos tipos de ataque, como vem se tornando um problema cada vez maior nos muros (não tão) protegidos da maçã mordida. Poderia levantar mais fontes além desse artigo, mas dado seu histórico de puxa saco da Apple aqui na comunidade, não vale o meu tempo…
Para o grande público segurança se resume em apps ilegítimos disponibilizados nas lojas de aplicativos.
Mas a segurança real é muito mais complexa e abrangente que isso e envolve o próprio sistema operacional. Números de brechas de segurança, níveis (grave, moderado, leve) dessas brechas, velocidade com que as equipes de segurança corrigem , número de tentativas mal sucedidas de violação de dados etc.
Evidente que iPhone é e continuará sendo muito mais seguro que o Android não atoa é majoritariamente utilizado por políticos, jornalistas e ativistas especialmente em países com histórico de censura e que lidam com informações altamente sensíveis.
festa que criminosos fazem em ANDROID
Por isso a cada versão do Android a Google está querendo fechar o cercadinho de instalações de aplicativos fora da Google Play Store ou que não tem certificado no APK (signed apk) e com mais limitações a pasta obb, data e etc.
Eu acho isso até uma medida interessante, afinal, Android sempre foi o Windows do mundo mobile, por mais que reclamem, é um canivete suiço de aplicativos.
é um canivete suiço de aplicativos
E é uma maravilha!!
Consideravelmente mais seguro que o Android e HarmonyOS no geral (tlvz a Samsung seja a única exceção a essa regra, em razão do Knox), mas a glr tem que entender que o iPhone ser mais seguro, não quer dizer que é “a prova de riscos”, muito pelo contrário, dependendo do usuário em si, pode estar até mais propenso a um golpe ou invasão (justamente pelo usuário do iOS se sentir mais seguro, e ser mais leigo no sentido de questões de sistema, comparado ao usuário do Android)!!
PS: n estou criticando o iOS, pois uso iDevices, apenas quis salientar que “mais seguro”, não quer dizer “super seguro”!!
Parte do problema é justamente por que no mercado chinês os aparelhos não vem com os serviços do Google, que tem ferramentas para escanear malware e a Play Store. Com a zona que é as lojas de apps chinesas, não dá pra ter certeza que o autenticador veio de uma loja confiável. E, bem, fora o risco bem real dos aparelhos virem com um backdoor de fábrica.
mas dado seu histórico de puxa saco da Apple aqui na comunidade, não vale o meu tempo…
image
Povo brigando aqui nos comentários sobre Android x IOS e estão esquecendo da parte geopolítica do problema. As sanções dos EUA a China vão piorar mais daqui pra frente e estamos no início de uma guerra fria.
estão esquecendo da parte geopolítica do problema. As sanções dos EUA a China vão piorar mais daqui pra frente e estamos no início de uma guerra fria
Exatamente!!! Mas é questão de tempo pra “queridinha” do público ser atingida (Xiaomi), e aí sim o povo vai dar conta da gravidade do que aconteceu com a Huawei e a ZTE!
mas dado seu histórico de puxa saco da Apple aqui na comunidade, não vale o meu tempo…
Ainda bem que sempre deixo claro que uso as coisas da Apple por já estar no ecossistema, e não pq sou “fanboy” da empresa kkkkkkkk
Mto pelo contrário, eu hj em dia, se não fosse o custo pra trocar tantos dispositivos [iPhone pelo Galaxy S, iPad pelo Galaxy Tab S, MacBook pelo Galaxy Book, Apple Watch pelo Galaxy Watch, Airpods Pro pelo Galaxy Buds Pro e Apple TV pelo SmartThings Station (só uso a Apple TV pelo HomeKit, então se fosse pra Samsung, trocaria por um hub SmartThings)], eu até consideraria trocar pra Samsung, pq gosto do rumo que a Samsung tomou no seu ecossistema!!
Vende tudo e troca, uai. Se tu não começar, tu não troca nunca. hahaha
Confesso que tô pensando nisso @Keaton, hj só tô na espera de um produto que é o que me motivaria a tomar a iniciativa de trocar, e diferente do que muitos pensariam, não é o Galaxy Ring (n ligo tanto, se quisesse um Smart Ring, provavelmente iria com o UltraHuman Ring Air), mas sim o Galaxy Book4 Edge, pq acostumei com a autonomia do MacBook, ent tô esperando a Samsung lançar por aqui haha
Eu trabalho com segurança cibernética e muito no setor bancário, mas não dá pra dialogar, muita ofensa numa mensagem só e um melindre gigante.
As sanções dos EUA a China vão piorar mais daqui pra frente e estamos no início de uma guerra fria.
image
Só esperando os próximos capitulos quando a China bane a Microsoft e a Apple… e perde uma quantidade considerável de dinheiro. hahaha
@Keaton A China não vai banir as gigantes americanas até porque o objetivo não é a guerra mas ser auto-suficiente e garantir a soberania nacional.
Já baniram o Google e o Play Store. hahaha
E fizeram o dono da Huawei muito feliz, em breve o sistema Harmony Os dominar toda a China, só falta os dispositivos da Apple serem proibidos lá, pra completar o domínio da Huawei no país!
Mas eles já são auto suficientes, a Huawei já tinha o próprio processador, e agora já tem o próprio sistema, vai ganhar mais popularidade com a falta do Android por lá, e se a Apple sair de lá a Huawei vai dominar totalmente o mercado chinês!
Já baniram o Google e o Play Store. hahaha
A Google saiu do país porque não concordou com as exigências do PCC de censura, mas a empresa tem planos de voltar a China com um mecanismo de busca que estará nas regras do PCC, eles não foram banidos, voluntariamente saíram do país por desacordo com as exigências do governo chinês.
eles não foram banidos, voluntariamente saíram do país por desacordo com as exigências do governo chinês.
É uma maneira de enxergar as coisas, ué. Sairam por livre e espontanea pressão de um governo nada autoritário… mas sim, não foram banidos. hahaha
ah, mas os leitores do TB são mais bem informados que você, que trabalha o dia todo com isso, tanto que ta vindo aqui pra aprender e se informar, certo? (Ironia)
Pessoal adora falar mal de usuário Apple e chamar de fanboy, mas os de Android são os mais doloridos :joy:.
Completamente mais seguro
Explica pra gente então porque o governo americano usa Samsung com KNOX Enterprise como smartphones para oficiais de alto escalão e não iPhones, ah sim, o Android é aberto e a agência de inteligência e segurança americana pode criar seu próprio sistema de criptografia e instalar no Android, e o presidente usa um Android modificado a satélite, iPhone apenas para uso pessoal, o iPhone não tem criptografia a nível de hardware que inutiliza os dados ao ter o software violado como um Samsung com e-Fuse, vide existir software Pegasus pra invadir iPhones e roubar dados.
gosto do rumo que a Samsung tomou no seu ecossistema!!
O dela é um dos mais (senão o mais) amplos. Não se restringe a dispositivos portáteis e de produtividade. Geladeira, TV, Ar condicionado, máquina de lavar…
Tá nos meus planos deixar minha casa Samsungzada
o governo americano usa Samsung com KNOX Enterprise como smartphones para oficiais de alto escalão
Dessa eu não fazia ideia. É sério mesmo?
a Huawei já tinha o próprio processador
Ah sim, o próprio processador que ainda depende de um monte de tecnologias ocidentais (CPUs e GPUs são ARM, só pra começar).
com a falta do Android por lá
Exceto por todos os Androids por lá.
@Keaton em um pais que tem soberania, você faz o que está na lei ou se manda. As empresas não estão com os interesses acima do Estado.
Segurança não se resume a malware.
Phishing, dispositivos com senhas fáceis (aka padrão do android, que da pra adivinhar se o usuário tiver o dedo gorduroso kk), e dispositivos não atualizados e com brechas são ataques mais comuns do que malware.
E nesse quesito, o iPhone é mais seguro por padrão, embora o android possa se tornar mais seguro com cuidados a mais, que usuários avançados fazem, não o tio de vendas da MS.
Ou seja, ter FaceID e atualizar assim que a Apple libera a versão é um plus, imagina o time de segurança ter que gerenciar 10k dispositivos android e garantir que todos estejam atualizados e na mesma versão, com diferentes fabricantes e modelos.
Uau, que orgulho dessa marca, a comunidade fica em cima pra defender.
O dela é um dos mais (senão o mais) amplos. Não se restringe a dispositivos portáteis e de produtividade. Geladeira, TV, Ar condicionado, máquina de lavar…
Exatamente!! No caso da Apple, vc tem que buscar produtos compatíveis com “HomeKit”, o que além de ser difícil, costuma ser caro; e no caso da LG, o ThinQ só funciona direito com produtos da própria marca (e como deixaram o mercado mobile, acaba sendo só os produtos de casa msm).
Tá nos meus planos deixar minha casa Samsungzada
Quando eu migrar dos iDevices pro ecossistema Galaxy penso em fzr o mesmo!!! Até msm oq alguns apontam como o maior defeito da Samsung, que é falta de suporte ao Dolby Vision, sinceramente, não acho relevante (muito mais importante uma tela OLED ou mini-led kkkkkk)!
Dessa eu não fazia ideia. É sério mesmo?
É sério, a plataforma é certificada por diversos governos, KNOX Enterprise é uma suíte de segurança paga, é bastante interessante para empresas pois tem aparelhos que estão na linha Enterprise que são mais baratos do que comprar iPhones em lote, além de oferecer mais funções de gerenciamento remoto.
Atendo público de alto padrão, e vejo muitos executivos carregando um iPhone, que é o celular pessoal, e um Galaxy A, que é o celular da empresa.
No site da Samsung tem algumas empresas que usam o sistema.

Sim, ué. Mesmo que esse estado seja absurdamente autoritário e não aceite nem a minima liberdade de expressão caso desagrade o governo.
Sim, ué. Mesmo que esse estado seja absurdamente autoritário e não aceite nem a minima liberdade de expressão caso desagrade o governo
Certamente eles estão bem melhores que a gente e com zero crime nas ruas.
além de oferecer mais funções de gerenciamento remoto
Em teoria dá até pra aprovisionar um Galaxy sem tirar da caixa, só associar o IMEI/série dele no MDM e ele instala tudo quando for ligado da primeira vez. Em teoria dá até pra associar um eSIM e o aparelho já sai da caixa prontinho até com plano funcionando, mas não sei se as nossas operadoras suportam esse tipo de coisa.
sim, com aqueles asteriscos. *usuário ser a parte mais vulnerável com engenharia social **da falta de atuação do Google ***da guerra entre o panda e a águia
já se o ataque for nível nação, quanto maior o nível, maior fica a peneira do android e ios
estamos no início de uma guerra fria.
já estamos faz é tempo
Dessa eu não fazia ideia. É sério mesmo?
faz tempo, o exercito usa um galaxy criado pelos requisitos da NSA
Mais um defensor da Apple detectado.
Ambos os sistemas tem vulnerabilidades, já deu esse papo de segurança maior em um e menos no outro.
gravidade do que aconteceu com a Huawei e a ZTE!
Pior foi a maioria dos fanboys comemorando isso e achando legal e benéfico…
ZTE não tá mais sob sanções, se bem me lembro. Tão lançando aparelhos com Snapdragon e tudo mais.
Pô @evefavretto, sinceramente não sabia, fico feliz por ela não ter sido mais uma empresa prejudicada por problemas geopolíticos!!!
Mais um defensor da Apple detectado
Respondendo com toda a educação, se lesse meu outros comentários, veria que eu uso sim iDevices, mas eu mesmo estou propenso a trocar pro ecossistema Galaxy, por preferir a outra marca. Não defendo empresa, pq não sou dono nem acionista (na vdd, defendo o Nubank, pq investi em BDRs, mas isso não vem ao caso haha).
Ambos os sistemas tem vulnerabilidades, já deu esse papo de segurança maior em um e menos no outro.
Não se trata de ser “fanboy”, se trata do número absoluto de malwares presentes na internet, que atacam vulnerabilidades do Android, comparado ao iOS e HarmonyOS.
É o mesmo que eu dizer que o MacOS e as distro Linux são mais seguros que o Windows, o nº de vulnerabilidades presentes na internet que “infectam” o Windows, comparados aos outros 2 sistemas, é muito maior.
Mas salientei, que em muitos casos, o usuário do iOS corre até mais risco, mas não por culpa do sistema, mas sim por ser mais “leigo”, explico: muito mais fácil um usuário do iOS abrir um link suspeito, na confiança do “sistema ser invulnerável” (oq é mentira) do que um usuário de Android (que tem mais noções dos cuidados que deve tomar online).
muito mais fácil um usuário do iOS abrir um link suspeito, na confiança do “sistema ser invulnerável” (oq é mentira) do que um usuário de Android (que tem mais noções dos cuidados que deve tomar online).
não se tem uma comprovação, mas é perceptível casos assim, vendo a quantidade de influencers, subcelebridades (gringas e brasileiras) que caem em phisings, e que em sua maioria é usuário :apple: e simplesmente deixa de tomar cuidados mínimos de não clicar em links, aceitar DM/Direct de desconhecidos, etc.
Cuidados e precauções que boa parte deles tinham quando usavam outro smartphone, e por essa sensação de segurança induzida, deixar de ter o mínimo de bom senso e zelo por seus dados.
Exatamente!!! Ótimo exemplo lembrado por vc @Pet_inusitado!!
O futuro do Windows é a IA?
Compartilhe
Produzidos no Brasil, os servidores PowerEdge T160, R260 e R360 são opções voltadas para pequenas e médias Empresas
© Mobilon Mídia 2005 – 2024.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com