domingo, outubro 6, 2024
Tecnologia

Microsoft luta para convencer mercado de que PCs com IA são uma boa ideia – Tecnoblog

PCs com hardware para IA já existem, mas Microsoft precisa convencer empresas de software e consumidores a apostar nessas máquinas
Junho foi o mês de lançamento dos primeiros notebooks Copilot+, que trazem hardware específico para execução de tarefas de inteligência artificial (IA). Mas há um problema: a Microsoft tem tido dificuldade para convencer empresas de software a apostar nesse recurso.
Copilot+ é uma marca que a Microsoft criou para designar PCs cujos processadores são complementados com uma Unidade de Processamento Neural (NPU) capaz de lidar com pelo menos 40 trilhões de operações por segundo (ou seja, com mais de 40 TOPS).
Outros requisitos mínimos incluem 16 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. Mas a NPU é o item principal. Com esse recurso, o computador pode executar determinadas tarefas de IA dependendo pouco ou nada de uma conexão à internet. Quais tarefas? É aí que está o problema.
De acordo com a Bloomberg, o cenário atual é paradoxal, pois há hardware para execução local de IA ou de outras tarefas que podem ser otimizadas por NPUs, mas a quantidade de softwares que se beneficiam desse recurso é baixíssima.
A razão disso é que as empresas de software estão aguardando o segmento de PCs com IA se desenvolver mais antes de seguir por esse caminho.
Companhias como Adobe, Salesforce e SentinelOne foram convidadas a otimizar seus softwares para os novos computadores com NPU, mas preferiram adiar essa tarefa.
Para a Microsoft, essa hesitação é terrível porque, no outro lado, estão os consumidores. Com possível exceção para entusiastas, ninguém vai comprar um Copilot+ ou qualquer computador com recursos nativos de IA se não houver software que se beneficie dessa capacidade.
Isso significa que a Microsoft tem dois desafios atuais: convencer desenvolvedores de software a explorar os recursos de hardware dos PCs Copilot+; convencer os consumidores de que vale a pena adquirir essas máquinas.
A Microsoft não está na sozinha na missão de fazer o segmento de computadores com IA vingar. Como destaca o site ExtremeTech, a Qualcomm aposta nos modelos Copilot+ para finalmente rivalizar com a Intel e a AMD no mercado de PCs.
De fato, os primeiros notebooks Copilot+ a chegarem no mercado têm chips Qualcomm Snapdragon X. Como eles são baseados na arquitetura Arm, o ideal é que desenvolvedores criem versões de seus softwares para eles. Mas até para isso há alguma resistência.
Felizmente, o Windows 11 tem um mecanismo chamado Prism que emula softwares x86 em computadores com chip Arm. A má notícia é que esse recurso talvez não esteja funcionando bem na atual fase. Pelo menos a Samsung vem tendo problemas com o Prism.
Mas dificuldades técnicas são esperadas na fase inicial de todo projeto. O maior desafio da Microsoft e da Qualcomm provavelmente está no marketing: é preciso convencer o mercado de que os PCs com IA não são moda passageira.
Embora a própria Microsoft tenha implementado algumas funcionalidades de IA nos primeiros Copilot+, a Bloomberg aponta que a maior parte dos consumidores que compraram esses notebooks o fez por conta da autonomia aumentada da bateria.
Receba mais sobre Inteligência Artificial
Comentários com a maior pontuação
Dá tranquilamente pra trocar o “PCs com IA” do título por outros “sucessos” da Microsoft, como o Skype e o Windows Phone.
PC com IA é a ideia mais bestas que vi nos últimos tempos.
o Hype da ia já ta esfriando!
IA é uma ótima ferramenta e ainda não descobrimos de verdade no que vamos usa-las!
Mas iremos e ela vai ser ótima nisso!
Não creio que seja ter um chat no PC seja esse ótimo uso.
PC com IA é uma das melhores coisas que surgiu… pelo menos pro Linux. Tá quase chegando o ano do Linux no desktop graças à microsoft…
PC com IA é uma das melhores coisas que surgiu… pelo menos pro Linux. Tá quase chegando o ano do Linux no desktop graças à microsoft…
Pq é bom para o Linux? (Não utilizo ele aqui)
IA é uma ótima ferramenta e ainda não descobrimos de verdade no que vamos usa-las!
Nisso aí eu concordo!!! Acho que a IA vai ser igual os smartwatches: no começo achávamos que servia pra tudo (quem se lembra do Galaxy Gear S, que queria quase ser um smartphone de pulso), mas descobrimos depois uma utilidade real para os smartwatches, que foi se tornarem dispositivos de saúde; acho que a IA terá o mesmo caminho, ela é muito útil, mas para seu uso específico, e não para tudo, como tentam convencer as pessoas!
Tem uns 10 anos que eu ouço esta frase
Ano do Linux.
Tem uns 10 anos que eu ouço esta frase
MAS AGORA VAI! (só não sei pra onde, mas vai)
O bom que deu uma sacudida no mercado de notebooks. Só por melhorar as webcams e aumentar o tempo de tela ligada já vale a pena, a maioria das pessoas vão usar para consumir e trabalhar com tarefas leves.
Bom, da última vez que a Microsoft lutou para convencer mercado de um produto seu era uma boa ideia foi com o Windows Phone…
Ano do Linux.
O linux já ganhou tem mais de 10 anos.
Único lugar que não vai ganhar é no desktop.
Mesmo com a MS colocando ele lá junto!
Na minha visão desktop ta perdendo usuários.
Por isso a MS migra faz anos para outros mercados!
PC com IA é a ideia mais bestas que vi nos últimos tempos.
Vale para celular com IA tbm.
Só por melhorar as webcams e aumentar o tempo de tela ligada já vale a pena
Passou da hora tbm né, meu deus
O futuro do Windows é a IA?
Compartilhe
© Mobilon Mídia 2005 – 2024.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com