domingo, outubro 6, 2024
NoticiasPolitica

Ex-deputado Lobão diz que Maceió é governada pelo filho do rico e critica prefeito

O ex-deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Maceió Lobão (Solidariedade) disse, nesta sexta-feira (2), durante sabatina Folha/UOL, que a cidade tem que romper a lógica, segundo ele, de ser governada pelo filho do rico.

“A gente precisa romper com essa dinâmica de ser governado pelo filho do rico, pelo filho de alguém que tem sobrenome”, disse Lobão.

O pré-candidato afirmou ainda que o prefeito João Henrique Caldas (PL) tem um projeto de poder. JHC, como é conhecido, é cotado como possível candidato a governador de Alagoas em 2026, caso seja reeleito neste ano na disputa pela prefeitura.

“Ele quer se eleger governador, presidente da República, eleger a mãe vereadora, o irmão deputado federal, ele é isso, um projeto de poder. Ele está muito bem, quem está mal é o povo. No que depender de mim, a partir de 1º de janeiro, ele vai cuidar do Instagram e das rádios dele. Ele atrasa Maceió, porque não consegue atrair investimentos”, disse Lobão.

O pré-candidato do Solidariedade também criticou ações realizadas pela prefeitura na periferia de Maceió neste ano. “O que o prefeito está fazendo é tão somente uma ação normal, a poucos dias da eleição. A periferia padece”, disse.

O ex-deputado Lobão disse que se define como uma pessoa do centro no espectro político. “Sou do centro que dialoga mas que quer trazer o progresso e o avanço”, disse. “Maceió precisa de um líder que veio da base, mas com experiência no legislativo para fazer as ações que os atuais gestores não fizeram.”

Lobão disse que decidiu ser candidato a prefeito após frustrações com pedidos feitos no período em que era vereador. “Cansei como vereador e deputado ver nosso pedido não ser atendido.”

Ele declarou que, se eleito, pretende ter boa relação com a gestão estadual, mesmo com o governador Paulo Dantas (MDB) apoiando outro candidato, o deputado federal Rafael Brito (MDB).

“Dialogo com o governo do estado e a gente busca sempre dialogar com outras situações para que o avanço chegue.”

Lobão disse que pretende instalar faixas exclusivas para motociclistas no trânsito de Maceió, como há em São Paulo, por exemplo.

Afirmou também que quer quer rever acordos com a Braskem após o desastre ambiental na cidade, com afundamento de bairros inteiros. “A parceira do prefeito JHC é a Braskem”

“Temos que garantir que a propriedade de parte da cidade não seja da Braskem. Mas preciso chegar lá, para abrir a caixa de Pandora da prefeitura de Maceió”, disse Lobão.

De acordo com o MPF (Ministério Público Federal), cerca de 14 mil imóveis foram atingidos de forma direta pelo afundamento do solo causado pelas atividades de mineração da empresa no município.

Lobão era vereador no período em que as apurações sobre o desastre começaram. Para ele, a Câmara Municipal fez o possível em relação ao caso.

“Inclusive realizou uma comissão especial de investigação, que eu integrei. Dali para a frente, já foram outras instâncias de poder e de competência, não cabia mais a ação efetiva da Câmara.”

Em relação à educação, Lobão disse que quer promover a climatização das escolas de rede municipal e na melhoria da qualidade do ensino.

“A gente precisa proporcionar para as crianças uma acolhida de qualidade para os pais terem tempo e condição de trabalhar e investir no ensino das crianças para que elas cheguem no ensino médio mais qualificadas.”

“O atual prefeito JHC recusou creches que o [governo do] estado ofereceu. Isso com a gente [governando] não acontece, a gente aceita, mas vamos [perguntar] se vai ter ar condicionado, xadrez, natação, se é em tempo integral, para deixá-la atrativa e com qualidade”, completou.

Lobão defendeu a implantação de incentivos financeiros às gestões das escolas conforme o cumprimento de metas. Ele disse que pretende instalar placas de energia solar “para proporcionar o conforto [aos alunos] sem custo com a energia”, em fala no contexto da climatização das salas de aula com ar condicionado.

Anivaldo Luiz, conhecido como Lobão, é cantor e compositor. Tentou pela primeira vez um cargo eletivo em 2010, na Assembleia de Alagoas, sem sucesso. Foi candidato ainda em 2012, 2014, 2016, 2018 e 2020, eleito suplente em todas. Em 2022, exerceu mandato de deputado estadual pela primeira vez após dupla vacância no governo do estado e a eleição indireta de Paulo Dantas (MDB).

O apresentador Diego Sarza conduziu a sabatina, com participação dos também jornalistas Carlos Madeiro, do UOL, e João Pedro Pitombo, correspondente da Folha em Salvador.

Além dele, outros dois postulantes foram convidados. Na terça-feira (30), foi a vez do deputado federal Rafael Brito (MDB) ser entrevistado. O prefeito João Henrique Caldas (PL) não quis participar.

O ciclo de sabatinas promovido por Folha e UOL foi iniciado em junho e já contemplou pré-candidatos de Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Recife, Curitiba, São Paulo e Fortaleza. Também haverá sabatinas em outras dez cidades.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com