domingo, outubro 6, 2024
CidadeNoticias

MPSP acompanha encaminhamento de investigações sobre acidente aéreo

São Paulo O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, afirmou nesta segunda-feira (12/8) que três promotores estão acompanhando as investigações e dando apoio a familiares de vítimas do acidente aéreo com o avião da VoePass ocorrido no dia 9 de agosto, em Vinhedo, no interior paulista.

O representante do Ministério Público do estado (MPSP) esteve em um hotel na região central da capital, no início da noite, com parentes dos passageiros do voo entre Cascavel e Guarulhos.

1 de 14

Forças de segurança fecham a estrada para o local do acidente após a queda de um avião de passageiros da companhia aérea VoePass

Allison Sales/picture alliance via Getty Images

2 de 14

Detritos estão no local da queda de um avião no estado brasileiro de São Paulo (vista aérea por drone). As autoridades brasileiras tentam descobrir exatamente o que causou a queda do avião do dia anterior, em que morreram todas as 62 pessoas a bordo

Allison Sales/picture alliance via Getty Images

3 de 14

Movimentação na rua onde ocorreu a queda do avião

Ettore Chiereguini/Anadolu via Getty Images

4 de 14

Policiais e membros da equipe de resgate montam guarda no local do acidente Voepass

Eduardo Carmim/Getty Images

5 de 14

Fiscais da Defesa Civil são vistos na frente de um carro funerário no local de um acidente de avião em Vinhedo, cidade localizada a aproximadamente 100 km de São Paulo

Ettore Chiereguini/Anadolu via Getty Images

6 de 14

Equipes de resgate são mobilizadas

Allison Sales/picture alliance via Getty Images

7 de 14

Polícia Científica chega ao local do acidente Voepass Airlines Twin Engine ATR-72-500 em 9 de agosto de 2024 em Vinhedo

Eduardo Carmim/Getty Images

8 de 14

Equipe da Força Aérea Brasileira acompanham as investigações

Ettore Chiereguini/Anadolu via Getty Images

9 de 14

Membros da proteção da defesa civil chegam ao local do acidente

Eduardo Carmim/Getty Images

10 de 14

o avião bimotor perdeu sinal pouco antes das 13h30

Eduardo Carmim/Getty Images

11 de 14

Veículo do Instituto Médico-Legal é visto entrando no local de um acidente de avião em Vinhedo

Ettore Chiereguini/Anadolu via Getty Images

12 de 14

SAO PAULO, BRAZIL – AUGUST 09: A police officer is seen in front of a Fire Department truck in the site of an airplane crash in Vinhedo, city located approximately 100km of Sao Paulo, Brazil on August 9, 2024. An airplane model ATR-72 from VoePass has crashed this Friday, the plane departed from Cascavel and was supposed to land at Guarulhos airport. (Photo by Ettore Chiereguini/Anadolu via Getty Images)

Ettore Chiereguini/Anadolu via Getty Images

13 de 14

Equipes de resgate são mobilizadas após a queda de um avião de passageiros VoePass com 62 pessoas a bordo

Ettore Chiereguini/Anadolu via Getty Images

14 de 14

Detritos estão no local da queda de um avião no estado brasileiro de São Paulo

Allison Sales/picture alliance via Getty Images

“Teremos reunião com a delegada, com o delegado seccional, uma vez que o inquérito será para apurar fatos. No âmbito do estado de São Paulo não será exclusivo, também será feito no âmbito da Polícia Federal, mas será a oportunidade de nós termos a indicação de todas as pessoas, de todas as empresas que, de alguma maneira, estejam nesse nexo de causalidade, que resultou nesse acidente. E nós possamos chegar com tranquilidade, com base nos laudos, chegar às causas e às eventuais responsabilidades de pessoas e empresas”, afirmou.

O procurador também disse que estão em andamento conversas sobre seguro e indenização às famílias. “Essa questão do seguro está alinhada entre Defensoria Pública e MP, que, com a empresa e seguradoras, estão levantando valores. Tudo isso será feito de maneira transparente em conversa com familiares das vítimas. É um assunto que está se iniciando entre empresas e instituições”, disse.

Questionado sobre o fato de famílias já terem se manifestado sobre o baixo valor para órfãos, Costa afirmou que, “no momento, o seguro é algo linear para todas as vítimas, não há essa exceção”. “Em ajuste que esperamos que aconteça com Defensoria Pública, Ministério Público e as companhias, inclusive VoePass, é possível estabelecer eventuais situações em relação a isso”, afirmou.

O procurador disse que o caso da família venezuelana também será acompanhado, da mesma forma que os demais, e que, embora acidentes aéreos contem com investigação federal, o Ministério Público também fará o possível para contribuir com o esclarecimento da queda do ATR-72.

Perfis falsos

O MPSP, em atuação conjunta com o Ministério da Justiça, já derrubou 31 perfis falsos que se passavam por familiares das vítimas do acidente aéreo em Vinhedo para pedir dinheiro.

“Não tenho a informação dos nomes, mas os laboratórios estão trabalhando juntos na identificação dessas pessoas, que serão rigorosamente punidas. Aproveitando-se de situação trágica como essa, vão merecer do Ministério Público todo rigor na punição”, afirmou o chefe do MPSP.

 

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com