segunda-feira, outubro 7, 2024
EspeciaisNoticias

Energia retorna em São Paulo; problema em subestação da Eletrobras interrompeu cargas por algumas horas

Moradores de diversos bairros da cidade de São Paulo relataram falta de energia no fim da tarde deste sábado (31). Os relatos se concentraram em bairros das zonas Leste e Norte da capital. Moradores de Guarulhos também tiveram problemas.

Às 20 horas, a energia foi 100% restabelecida em São Paulo. Em Guarulhos, o retorno ocorreu às 19h37.

Vídeo mostra moradores festejando retorno da energia em Guarulhos.

Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que problemas ocorreram em equipamentos da subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras, o que provocou interrupção das cargas da Enel-SP.

A assessoria da Enel foi procurada, e confirmou em nota que um problema em um sistema de transmissão, não pertencente a ela, causou os problemas no fornecimento.

Durante o apagão, a reportagem da CNN ligou para o atendimento da Enel, que informou em uma gravação: “Estamos em um momento crítico na região metropolitana de São Paulo”.

Vídeo de Guarulhos enviado por Lucas Schroeder, da CNN:

Imagens do apagão no centro de São Paulo:

Apagão no centro de São Paulo • 31/08/2024 – Divulgação/Carolina Schoneborn

Nota da Enel

A Enel Distribuição São Paulo informa que, por volta das 20h, após a recomposição de cargas pela empresa transmissora, normalizou o fornecimento de energia para todos os clientes que tiveram o serviço afetado nesta tarde. Como esclarecido pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), um desligamento na subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras, provocou a interrupção das cargas para a Enel São Paulo, afetando principalmente a regiões Leste, Norte e Central da capital.

Nota da ONS

ONS confirma a recomposição total da carga em São Paulo

Restabelecimento integral foi concluído às 19h58

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que às 19h58 foi concluída a recomposição total da carga em São Paulo. Às 17h31 deste sábado, 31/8, houve interrupção de cerca de 870 MW de carga, após o desligamento de todos os equipamentos da subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras. Em função do ocorrido, houve interrupção das cargas da EDP-SP e da ENEL-SP, atendidas pelas subestações Norte e Miguel Reale.

Assim que identificou a situação, o Operador iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. A recuperação do serviço foi sendo concluída por fases. A recomposição da carga iniciou às 17h33. Às 19h37, foi concluída a recomposição das carga da EDP-SP e as 19h58 das cargas da ENEL-SP.

As causas ainda estão sendo apuradas junto aos agentes e serão divulgadas em relatório a ser emitido pelo ONS, posteriormente.

Nota da Aneel

Sobre a ocorrência deste sábado (31) em sistemas de transmissão e distribuição de São Paulo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informa que acompanha o processo de recomposição das cargas de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS), transmissoras e distribuidoras envolvidas, e está em permanente contato com as equipes das empresas responsáveis. O evento será objeto de fiscalização pela ANEEL para identificação das causas e apuração de responsabilidades.

 

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com