segunda-feira, outubro 7, 2024
CidadeEspeciaisNoticias

STF e Polícia Federal sofrem ataques por hackers

Nos últimos dias, o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Polícia Federal (PF) foram alvos de ataques cibernéticos que geraram instabilidade em seus sistemas. Os ataques, que também afetaram a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ocorreram em um momento de tensão após a decisão do ministro Alexandre de Moraes de bloquear a rede social X no Brasil.

STF e Polícia Federal sofrem ataques por hackers
(pixabay.com)

O STF relatou que, na última quinta-feira (29), seus sistemas foram alvo de um ataque de negação de serviço (DDoS), que consiste em milhares de acessos simultâneos com o intuito de sobrecarregar a rede e inviabilizar os serviços. A equipe técnica do tribunal agiu rapidamente, retirando os serviços do ar e implementando novas camadas de segurança. Os sistemas ficaram inoperantes por menos de 10 minutos e não houve prejuízo operacional.

A Polícia Federal, por sua vez, enfrentou um ataque cibernético nesta terça-feira (3), que gerou instabilidade nos serviços prestados pela instituição. Em nota, a PF informou que o acesso aos serviços já foi restabelecido e que não houve comprometimento dos sistemas ou acessos a dados sensíveis.

A Anatel também foi alvo de ataques cibernéticos após a decisão do STF de bloquear a rede social X. A agência observou um aumento significativo nos ataques, o que ocasionou instabilidades momentâneas em seus sistemas e redes. A equipe de TI da Anatel trabalhou continuamente para mitigar os impactos e garantir a segurança das operações.

Siga nosso canal no Whatsapp

O ministro Alexandre de Moraes, que ordenou o bloqueio da rede social X, afirmou que a decisão foi tomada devido à desobediência da plataforma a decisões judiciais e à manutenção de perfis com ataques antidemocráticos.

A Polícia Federal está investigando os ataques e trabalhando para identificar os responsáveis. Enquanto isso, as instituições afetadas continuam a reforçar suas defesas cibernéticas para prevenir futuros incidentes.


source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com