domingo, outubro 6, 2024
Noticias

Física das partículas está por trás de muitas maravilhas modernas

Já pensou como tudo ao seu redor é formado? Desde as estrelas brilhantes no céu até o brinquedo que você segura, tudo no universo é feito de pequenas peças chamadas de partículas fundamentais.

Pense nelas como os blocos de construção do mundo, que se juntam de várias maneiras para formar tudo o que conhecemos. E aqui vai uma curiosidade: algumas dessas partículas são responsáveis pela luz que você vê em casa! Os elétrons, por exemplo, são os heróis invisíveis que geram a eletricidade que usamos todos os dias.

Os cientistas descobriram vários tipos de partículas fundamentais, como os quarks (up, down, strange, charm, bottom e top), os léptons (como o elétron e o neutrino) e os bósons, que ajudam a manter tudo unido. Essas partículas são a base da física.

Mas como os cientistas estudam essas partículas que não conseguimos ver a olho nu? Eles utilizam máquinas gigantescas —tão grandes que não cabem em uma sala. Essas impressionantes máquinas são construídas no subsolo, embaixo da terra, e têm o tamanho de uma cidade inteira.

Uma das mais famosas é o LHC, ou Grande Colisor de Hádrons, localizado na fronteira entre a Suíça e a França. Imagine o LHC como um enorme bambolê que acelera partículas a velocidades incríveis e as faz colidir. Para entender melhor, pense em segurar um morango em cada mão e bater palmas com força —os morangos vão explodir, e em vez de encontrar morangos esmagados, você encontrará uma variedade de outras frutas.

No LHC, quando partículas colidem, ocorre uma explosão que revela novas partículas e ajuda os cientistas a desvendar os segredos do universo.

Sabia que essas colisões são tão intensas que podem criar condições semelhantes às do Universo logo após o Big Bang?

A física de partículas também é essencial para entender a tecnologia que usamos todos os dias. Por exemplo, os transistores dentro dos nossos celulares e computadores utilizam princípios da física de partículas para funcionar. Sem eles, não teríamos a tecnologia que usamos para enviar mensagens ou assistir a vídeos.

Ah! E o LHC também ajudou a desenvolver tecnologias como o “touchscreen”, permitindo que você use seus dedos para escrever uma mensagem ou navegar na internet. Além disso, a física de partículas tem contribuído para avanços na medicina, como a protonterapia, que utiliza partículas para tratar o câncer com precisão.

Da próxima vez que você usar seu celular ou tablet, lembre-se de que a física de partículas está por trás de muitas das maravilhas modernas. A ciência é uma aventura contínua, e quem sabe o que mais vamos descobrir no futuro?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

source