domingo, outubro 6, 2024
NoticiasPolitica

Petista minimiza em sabatina Folha/UOL transferência de votos de Lula em Sorocaba

Durante sabatina Folha/UOL, nesta sexta (20), o candidato petista à Prefeitura de Sorocaba (SP), Paulinho do Transporte, afirmou que as eleições deste ano podem não refletir os resultados do pleito federal de 2022.

Segundo o petista, ele não necessariamente herdará a base de eleitores do presidente Lula (PT) na cidade.

“Eu não acredito muito em transferência de votos. A questão de dizer que o mesmo número de votos que o presidente Lula teve aqui será transferido para mim, pode ser muito mais ou pode ser até menos. Isso é muito relativo”, disse.

Apesar disso, Paulinho se mostrou alinhado a seu padrinho político e falou em levar projetos para a cidade, como as cotas raciais em concursos públicos. “As cotas são baseadas nas já existentes no governo federal. Todos os projetos do governo que já deram certo nacionalmente, nós podemos aplicar no município”.

O candidato ainda colocou em dúvida a confiança dos resultados divulgados por pesquisas eleitorais. “Pesquisa hoje é muito discutível. É muito preocupante quando um dia sai uma pesquisa colocando um candidato em uma posição e dois, três dias depois muda de posição radicalmente para baixo ou para cima, depende do interesse de quem encomenda a pesquisa.”

Sobre a situação dos incêndios na região, o candidato afirmou que vai olhar para os órgãos que atuam na cidade.

“Primeiramente investir na Defesa Civil, que hoje no nosso município é quase inexistente. O município tem condição de ampliar, através de convênios, a estrutura de [corpo de] bombeiros da cidade para a equipe estar de prontidão quando tiver incêndio. E fazer o reflorestamento da cidade, para fazer a compensação do meio ambiente”.

O petista criticou o decreto do prefeito e candidato à reeleição Rodrigo Manga (Republicanos) que estabelece multa de R$ 150 mil para quem iniciar incêndios propositalmente. “Eu posso afirmar que foi eleitoreiro porque não se vê uma fiscalização sequer, os incêndios continuam acontecendo. Em meu governo vamos fiscalizar, de fato, focos de incêndio.”

As críticas também se estenderam à gestão da saúde. Paulinho falou que o prefeito descumpriu promessas e citou investigações de corrupção na pasta. Ele também criticou a pouca quantidade de leitos hospitalares no município.

“As pessoas vão nas UPAs e UBS, o médico prescreve internação e não tem leitos para internar. Essas pessoas acabam vindo a óbito ali mesmo, na emergência. É preciso usar as estruturas já existentes, e não construir outras estruturas, que devem ser construídas mas não a curto prazo. Nós temos que construir o hospital municipal de Sorocaba a médio, longo prazo”.

O candidato falou ainda em rever os contratos atuais da prefeitura. “Nós vamos abrir a caixa preta da prefeitura, com uma revisão de todos os contratos terceirizados. Aqui tem um excesso de terceirização no serviço público que facilita essa questão de corrupção e desvio de verba pública. É claro que tem que ter parcerias, mas não desenfreadas.”

Ele também criticou a terceirização na educação municipal. “A educação em Sorocaba tem outro problema que é quase o mesmo da saúde: está sendo terceirizada toda a educação pública, estamos tendo um problema que os funcionários terceirizados não recebem seus salários e tem greve e isso prejudica os alunos, mas é claro que as greves são justas”.

No transporte, o petista defendeu a adoção da tarifa zero na cidade. “Em Sorocaba, a tarifa de ônibus é custeada pelo município já em mais de 65%, então está muito fácil, falta menos de 40% para implantar a tarifa zero. Eu sou muito tranquilo com essa questão, porque onde implantou, deu certo e eu conheço como foi feito”.

O candidato falou da proposta de implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na cidade pelo Governo do estado. “Essa proposta vem complementar a questão do VLT dentro da cidade, porque, como nós temos uma linha férrea abandonada que atravessa a cidade de ponta a ponta, é necessário ter alguma utilidade, ou turismo ou como meio de transporte”.

Paulinho é formado em direito e dirigente sindical. Preside o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região. Em 2020, concorreu às eleições municipais como candidato a vice na chapa de Raul Marcelo (PSOL). Concorre à prefeitura pela primeira vez.

A sabatina foi conduzida por Paola Ferreira Rosa, com participação dos repórteres Caíque Alencar, do UOL, e Marcelo Toledo, da Folha.

Outros dois candidatos foram convidados. Na terça-feira (17), o entrevistado foi Danilo Balas (PL). O prefeito chegou a confirmar a participação, mas cancelou.

O ciclo de entrevistas foi iniciado em 10 de junho com pré-candidatos em Belo Horizonte e está sendo feito ao todo em 18 cidades.

Além disso, Folha e UOL promoverão debate com os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo. O encontro no primeiro turno será em 30 de setembro, às 10h. Caso haja segundo turno, haverá outro em 21 de outubro, também às 10h.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com