domingo, outubro 6, 2024
Noticias

Dormir maquiada causa problemas como poros obstruídos e infecções oculares

Comprometer-se com uma rotina de cuidados com a pele pode parecer um grande esforço, principalmente após um dia cheio. Afinal, quem nunca chegou em casa tarde e acabou cometendo o erro de dormir com maquiagem? Ou ainda, dormiu fora e esqueceu de remover? Esse tipo de situação pode até acontecer, mas não é recomendado.

Passar por uma noite de sono com cosméticos não faz bem, assim como se exercitar maquiada. Dormir com maquiagem pode trazer diversos riscos à saúde da pele. A maquiagem pode bloquear os poros, levando à dilatação e ao acúmulo de resíduos, sujeira, óleo e bactérias, criando um ambiente propício para o surgimento de acne e cravos.

Quais os riscos de dormir maquiada?

“Dormir com maquiagem pode ter vários efeitos adversos na pele, incluindo riscos imediatos e de longo prazo. Por exemplo, a maquiagem pode bloquear os poros, que ficam dilatados. Além disso, o acúmulo de resíduos de maquiagem, sujeira, óleo e bactérias nos poros cria um ambiente propício para o surgimento de acne”, explica a dermatologista Ana Maria Pellegrini, especializada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Fazer disso um hábito pode causar irritações, infecções oculares e até danos aos cílios, se você adormecer com máscara de cílios e delineador, diz a especialista em estética.

“A pele precisa do seu tempo de recuperação (reparação tecidual) livre de agentes químicos e físicos contidos nos produtos de maquiagem. Caso isso não ocorra adequadamente, o efeito somatório desse estresse da pele pode acarretar ressecamento, inflamação, irritação, comedões, acne, envelhecimento precoce, perda de brilho e maciez”, afirma Danilo S. Talarico, médico especializado em dermatologia clínica e cirúrgica.

Além das fragrâncias, há diversas substâncias em maquiagens que podem irritar a pele, incluindo conservantes como parabenos e formaldeído, tipos de álcool como etílico e isopropílico, corantes artificiais, metais pesados como níquel, lanolina, óleos essenciais como lavanda e tea tree, silicones como dimeticona, e alguns extratos botânicos como hortelã-pimenta e camomila.

Esses ingredientes “podem causar inflamação, vermelhidão e coceira, especialmente em pessoas com pele sensível”, explica a dermatologista.

Para uma rotina de limpeza prática, os especialistas recomendam usar lenços demaquilantes para remover a maquiagem, seguidos de algodão com água micelar para eliminar resíduos. Lave o rosto com um limpador facial suave e aplique um hidratante adequado ao seu tipo de pele.

Investir em um sérum ou creme que previna linhas finas é uma boa opção para quem já tem a pele madura. Além disso, prefira maquiagens não comedogênicas para evitar obstrução dos poros e mantenha pincéis e esponjas sempre limpos para prevenir a transferência de bactérias.

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com três meses de assinatura digital grátis .


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com