sábado, outubro 5, 2024
NoticiasPolitica

Boulos mirou os fundões, e Nunes fez mais agendas de rua; veja mapa

Mirando o eleitor pobre, Guilherme Boulos (PSOL) concentrou suas agendas de rua nos fundões da zona sul e da zona leste durante a campanha de primeiro turno em São Paulo. Deixou a zona oeste desguarnecida e, quando foi à norte, também focou bairros distantes —Perus, Brasilândia e Tremembé.

Com agenda igualmente extensa, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) distribuiu de forma mais equânime suas atividades pelas regiões da cidade, porém com menos atenção aos extremos. Concentrou-se em distritos como Santana, Penha e Jardim São Luís, onde nasceu e construiu sua base política.

Particularmente na reta final, o prefeito teve muitas agendas com líderes religiosos e junto do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), seu principal cabo eleitoral.

O deputado federal e o prefeito foram os candidatos que fizeram mais agendas de rua, em linha com a musculatura financeira de suas campanhas —105 e 94, respectivamente.

A Folha se baseou nos comunicados diários das candidaturas à imprensa para contar e localizar geograficamente os compromissos de rua dos candidatos à Prefeitura de São Paulo. Foram consideradas caminhadas, carreatas e encontros com lideranças e empresários realizados entre 16 de agosto e 4 de outubro.

Agendas diferentes no mesmo dia, mas com localizações muito próximas —um encontro com lideranças seguido de caminhada, por exemplo— foram contabilizadas como uma só atividade. A contagem também desconsiderou sabatinas e entrevistas.

Tabata Amaral (PSB) registrou o terceiro maior número de agendas: 65.

A candidata deu pouca atenção à zona oeste, que tem maior concentração de eleitores de classe média e alta, mas de resto se dividiu igualmente entre as zonas leste, sul e norte e o centro. Reuniu-se com empresários, conversou com apoiadores e caminhou em bairros da periferia. Mas não visitou distritos nas pontas sul e norte, como Marsilac e Perus.

Pablo Marçal (PRTB) e José Luiz Datena (PSDB), por sua vez, registraram menor volume de atividades. Somando 39 agendas de rua, o influenciador preferiu carreatas e motociatas —ao estilo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)— e visitou comunidades pobres.

Em uma delas, foi recebido por moradores que protestavam com cadeiras na mão, uma referência à agressão de que ele foi alvo por Datena no debate da TV Cultura. Também frequentou eventos como a Bienal do Livro, onde ouviu gritos de “mito” e prometeu censurar livros que “deturpem ideologia”.

Datena, que neste ano concorreu pela primeira vez após uma série de desistências, fez 28 agendas. Alegando problemas de saúde e relutante em pedir votos, realizou muitas vezes caminhadas curtas, às vezes apenas para abraçar eleitores e conversar com a imprensa, como a Folha mostrou.

Muito populosas, as zonas leste e sul da capital foram as mais visitadas, quando considerados os cinco candidatos. Receberam 163 agendas de rua no total. A oeste, por sua vez, teve apenas 40 visitas. Centro e zona norte receberam 66 e 62 agendas cada uma.

Padrinhos políticos

Tarcísio foi o padrinho político mais presente da campanha eleitoral. O governador de São Paulo esteve em 17 agendas de campanha ao lado de Nunes na corrida até esta sexta (4), em encontros com empresários e líderes religiosos e caminhadas de rua.

O vice-presidente Geraldo Alckmin, apoiador de Tabata, juntou-se à candidata em quatro agendas diferentes no mesmo período: duas missas, uma conversa com mães que tem filhos portadores de deficiência e uma caminhada pela Vila Missionária, onde a candidata nasceu.

Muito explorado sobretudo na campanha de TV, o presidente Lula (PT) veio ao município para duas agendas no mesmo dia com Boulos, seu candidato. Participou de dois comícios eleitorais em 17 de agosto, um no Campo Limpo (zona sul) e outro em São Miguel Paulista (zona leste). Neste último, uma cantora entoou o Hino Nacional em linguagem neutra, gerando repercussão negativa e dor de cabeça à campanha do PSOL.

Presidente e vice-presidente devem voltar a São Paulo neste sábado (5). Lula caminhará com Boulos na avenida Paulista, e Alckmin participará de uma carreata com Tabata em Artur Alvim (zona leste).

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com