domingo, outubro 6, 2024
Noticias

Assédio é vilão da dignidade humana

O assédio é uma das maiores ameaças à dignidade humana e causa impacto devastador na vida das vítimas, independentemente de idade, sexo ou classe social. Ele afeta especialmente mulheres, manifestando-se desde comentários e brincadeiras até abusos de poder que resultam em ofensas e agressões.

Casos de assédio são frequentes em empresas, escolas, instituições e lares. Com a maior conscientização sobre o tema, vítimas têm sido encorajadas a denunciar.

O assédio pode ser praticado de forma vertical descendente, quando alguém em posição hierárquica superior humilha ou constrange, ou de forma ascendente, por chantagem ou ameaças para obtenção de vantagens.

Mesmo instituições que deveriam ser exemplo ainda carregam o machismo estrutural em sua governança. Caso recente em uma instituição tradicional ilustra isso: um diretor discriminou e desvalorizou uma colega, tolhendo sua participação em decisões importantes de modo excludente.

A experiência dessa profissional, que externou seu sofrimento, destaca a urgência de criar espaços realmente inclusivos para as mulheres, especialmente em posições de liderança.

Suas palavras ainda ressoam como um exemplo do que não se deve admitir: “A experiência nos mostra que (…) não é um espaço seguro ou acolhedor para mulheres em liderança. (…) nos mantêm conformadas e agradecidas por ‘sermos convidadas’, ‘sermos lembradas’, ‘sermos toleradas’. Até não sermos mais. (…) A proposta é não cair na armadilha do patriarcado de desmantelar estruturas femininas solidamente erguidas.”

Não se deve permitir às pessoas que praticam assédio a permanência em ambientes de governança sem a devida resposta, que deve advir de apuração e veemente sanção.

Considerando o impacto traumático dessas situações, é preocupante a tentativa constante de minar a autoridade e a competência das mulheres, a partir de microagressões e discriminações veladas.

O Instituto AWE (Advance Women Equality) tem como objetivo promover igualdade de gênero e combater a violência contra mulheres, realizando ações que as orientem, protejam e encorajem a buscar seus direitos e combater o assédio em todas as formas.

Por meio dessa iniciativa global, defendemos a tolerância zero ao desrespeito, compartilhando mensagens de estímulo para que mulheres valorizem suas habilidades e enfrentem desafios com coragem e resiliência.

Desde 2020, o Instituto AWE tem promovido congressos com a participação de mulheres de diferentes países e culturas, de todos os continentes, debatendo e criando políticas públicas e privadas para o enfrentamento de ambientes hostis. O instituto também se dedica à assistência social por meio da educação, além de atuar em casos de assédio no ambiente de trabalho e empresarial.

A entidade oferece um canal de comunicação para orientar e apoiar jovens e mulheres em questões de violência doméstica, profissional, emocional, patrimonial e financeira. Além disso, promove palestras, cursos e congressos, tanto nacionais quanto internacionais, para melhorar o posicionamento das mulheres em suas vidas pessoais, sociais e profissionais.

Mudanças estruturais significativas na humanidade acontecem quando há coragem para educar, reeducar e romper com tradições enraizadas na sociedade. Palavras e ações podem, muitas vezes, transformar vidas.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com