segunda-feira, outubro 7, 2024
NoticiasPolitica

Tabata declara apoio a Boulos, chama Nunes de medíocre e diz que ela conteve Marçal

A candidata do PSB, Tabata Amaral, afirmou que vai votar em Guilherme Boulos (PSOL) no segundo turno da eleição para a Prefeitura de São Paulo. “É um voto por convicção não é um voto negociado”, disse.

A deputada federal ficou em quarto lugar no primeiro turno, com 9,91% dos votos. Após declarar voto, neste domingo (6), no candidato do PSOL, ela afirmou que não vai subir em palanque e nem negociar cargo no âmbito municipal, nem estadual e nem federal.

Tabata disse não estar feliz com o resultado, mas agradeceu os 601 mil votos que conquistou —o montante supera a quantidade de votos que ela recebeu em 2022; quando foi reeleita deputada federal com 337 mil votos, sendo 143 mil só na capital paulista.

“Passei os últimos meses mostrando para as pessoas que a gente tem uma gestão absolutamente medíocre. Ricardo Nunes é o pior prefeito que São Paulo já teve. Eu não consigo achar normal que a minha cidade, que é a cidade mais rica da América do Sul, tenha 80 mil pessoas na rua”, disse ela, que voltou a emocionar.

Ela afirmou que, apesar do voto em Boulos, o projeto deles são diferentes. “São projetos diferentes, mas a gente vai seguir caminhando manhã, tarde e noite para que a gente possa ter São Paulo do jeito que a gente merece”, afirmou.

Também disse que foi por causa da sua campanha que Pablo Marçal (PRTB) não chegou no segundo turno.

“Foi por causa do nosso trabalho que o Marçal não passou para o segundo turno. Foi esse time. Quero que o Marçal veja essa fala porque foi uma mulher, da periferia, honesta, que foi a primeira a denunciar e dizer que o quadrilheiro, criminoso condenado, não tinha espaço em São Paulo”, disse.

Tabata encerrou o discurso vislumbrando futuras eleições. “E eu digo para vocês: São Paulo vai ter a melhor educação pública do Brasil. Não vai ser agora, infelizmente. Mas eu tenho tanta convicção que essa caminhada só começou”, disse.

A deputada federal ainda parabenizou Nunes e Boulos pelo segundo turno e disse que espera uma segunda etapa “muito mais qualificada” do que a que foi vista neste primeiro turno.

Sob o lema “rua, rua, rua”, a candidata do PSB manteve a confiança nos últimos dias de campanha e intensificou sua agenda.

No dia do primeiro turno, ela votou acompanhada da vice, Lúcia França, do ministro Márcio França e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Depois, ela se emocionou e afirmou que o resultado das urnas poderia surpreender e que fez uma campanha voltada para as discussões sobre os problemas da cidade, enquanto os adversários armaram um circo para mudar as prioridades do debate.

Tabata buscou atuar como antagonista de Marçal. Um processo do partido do PSB fez a Justiça Eleitoral determinar a suspensão dos perfis do influenciador em redes sociais. Na decisão, a Justiça Eleitoral considerou que os concursos de cortes promovidos pelo candidato do PRTB, que remuneram quem consegue mais visualizações para seus vídeos, seriam abuso de poder econômico e levariam a um desequilíbrio na disputa eleitoral.


Tabata começou a campanha com 5% das intenções de voto e em quinto lugar. Ao longo das semanas, oscilou e chegou às vésperas da campanha com 11%, em quarto lugar, à frente de José Luiz Datena, com quem nutre amizade. Datena quase foi seu vice em uma chapa que ela tentou articular com o PSDB.

Cresceu na campanha a expectativa de um aumento de votos com o bom desempenho nos debates, sobretudo o promovido pela TV Globo.

A campanha pelo voto útil promovida por eleitores de Boulos irritou Tabata, que classificou como uma “estratégia rasteira, desonesta, desrespeitosa de quem está desesperado”.

“Desesperado porque não conseguiu empolgar. Quase R$ 70 milhões na campanha e não conseguiu mudar intenção de voto. Quem vota em mim não vota fazendo conta.”

Apesar do movimento pelo voto útil não ter partido da campanha de Boulos, mas sim de apoiadores, o psolista falou em debates que brigava contra dois bolsonaristas, Nunes e Marçal.

Já Tabata repetia que não abria mão de suas convicções e que é corajosa. “Esse projeto nunca existiu para ser escada para um outro”, disse.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com