terça-feira, outubro 8, 2024
NoticiasPolitica

Carlos Bolsonaro bate seu próprio recorde e é o vereador mais votado do Rio de Janeiro; veja lista de eleitos

O vereador Carlos Bolsonaro (PL), 41, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi reeleito vereador neste domingo (6), retomando o posto de mais votado entre os postulantes à Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu 130.480 votos, 73 mil a mais do que Márcio Ribeiro (PSD), segundo na lista dos 51 eleitos para o Palácio Pedro Ernesto.

Carlos bateu seu próprio recorde de votos, registrado em 2016, no início da onda bolsonarista do país, com 106.657 votos. Quatro anos depois, com o pai na Presidência da República, esperava-se que repetisse o resultado. Contudo, ele teve menos votos (71 mil) e foi ultrapassado por Tarcísio Motta (PSOL), atualmente deputado federal.

Curiosamente, Carlos agora obteve na disputa para a Câmara Municipal mais voto do que Tarcísio, que tentou a prefeitura este ano. O deputado do PSOL teve 129.250 votos.

Além do título simbólico, o vereador mais votado costuma ter a prerrogativa de discursar na cerimônia de posse na Câmara Municipal.

Este será o sétimo mandato do filho do ex-presidente no Palácio Pedro Ernesto, aonde chegou em 2001, aos 18 anos. A reeleição foi obtida em meio a notícias da investigação sobre o suposto esquema de “rachadinha” em seu gabinete.

O Ministério Público chegou a arquivar o procedimento contra o vereador, oferecendo denúncia apenas contra o seu chefe de gabinete e outros seis funcionários. Contudo, a Justiça viu falhas na apuração e determinou novas diligências à Promotoria.

Em terceiro está Tainá de Paula (PT), com quase 49.986. Ela foi secretária municipal de Meio Ambiente e Clima da gestão Paes e terá mais um mandato no Palácio Pedro Ernesto.

No top 10 dos mais votados aparece também Leniel Borel (PP), pai de Henry Borel, menino de quatro anos morto em 2021, num caso de grande repercussão pelo qual o médico e vereador cassado Dr. Jairinho foi acusado.

A capital fluminense recebeu 1.028 registros de candidatos ao cargo.

Os vereadores eleitos no Rio de Janeiro

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com